quarta-feira, setembro 22, 2010

Bolo de crepes com doce de leite e calda Suzette

English version

Dulce de leche crêpe cake with Suzette sauce / Bolo de crepes com doce de leite e calda Suzette

Antes de lhes dar a receita desta sobremesa delícia tenho uma confissão a fazer: eu trapaceei. Estão vendo aqueles gominhos cítricos fofos sobre os bolos? Não fui eu quem os cortou – sou uma negação nisso. Depois de assassinar duas laranjas ao tentar terminar a receita desisti – corri em direção ao vidro de gomos de tangerina em calda que ganhara numa cesta de Natal e que achei que nunca usaria. :D

Nossa, me sinto bem mais leve agora. :D

Dulce de leche crêpe cake with Suzette sauce / Bolo de crepes com doce de leite e calda Suzette

Bolo de crepes com doce de leite e calda Suzette
da Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

1 lata (395g) de doce de leite (cozinhei leite condensado na panela de pressão)
4 laranjas, descascadas e separadas em gomos
chantilly, para servir

Massa de crepe:
350g (2 ½ xícaras) de farinha de trigo
raspas da casca de 1 laranja
4 xícaras (960ml) de leite integral
160g de manteiga sem sal, em pedaços graúdos
1 colher (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de sal
6 ovos
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 xícara (240ml) de cerveja

Calda Suzette:
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, em pedaços graúdos
¼ xícara + 1 ½ colheres (sopa) (68g) de açúcar refinado
raspas da casca de 2 laranjas
1 colher (chá) de água de flor de laranjeira (opcional)
½ xícara (120ml) de suco de laranja fresco, espremido na hora
1 colher (sopa) + ¼ xícara (60ml) de Cointreau, Grand Marnier ou conhaque – uso separado

Comece pela massa dos crepes: junte a farinha e as raspas de laranja numa tigela e faça um buraco no centro. Numa panela, mistura o leite, a manteiga, o açúcar e o sal e leve ao fogo alto até a manteiga derreter (5-6 minutos). Numa outra tigela, bata os ovos e o óleo com um fuê para incorporar, junte a mistura da panela, mexa, e então derrame aos poucos sobre a farinha, misturando bem com um fuê até obter uma massa homogênea. Junte a cerveja, misture, cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos – em seguida, leve à geladeira de um dia para o outro*.
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e coloque ¼ xícara (60ml) de massa nela. Gire a frigideira para que a massa cubra todo o seu fundo e cozinhe o crepe até dourar (cerca de 2 minutos). Em seguida, vire-o e doure do outro lado também. Transfira para um prato e repita com o restante da massa, empilhando os crepes enquanto os prepara. Rend.: cerca de 25 crepes.
Monte a sobremesa: coloque um crepe num prato refratário, espalhe 3 colheres (chá) de doce de leite sobre ele e cubra com outro crepe. Continue assim até empilhar todos – não espalhe doce de leite no último crepe. Reserve em temperatura ambiente.

Agora, a calda Suzette: junte a manteiga, o açúcar, as raspas de laranja e a água de flor de laranjeira numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver e a mistura começar a borbulhar (4-5 minutos). Acrescente o suco de laranja e 1 colher (sopa) de Cointreau e ferva em fogo baixo até engrossar levemente (7-8 minutos; a calda pode ser feita com antecedência até este estágio e guardada na geladeira – reaqueça na hora de servir)
Para servir: pré-aqueça o forno a 180°C. Leve o bolo de crepes ao forno por 5-8 minutos para reaquecê-lo. Enquanto isso, junte as laranjas à calda Suzette e reaqueça em fogo baixo (3 minutos). Regue o bolo com um pouco da calda e arrume os gomos de laranja sobre ele (sirva o restante da calda à parte). Volte a panela ao fogo até amornar, acrescente o Cointreau restante e com EXTREMO CUIDADO acenda a bebida com um palito de fósforo longo, afastando a panela de você – a bebida vai pegar fogo na hora, por isso seja muito cauteloso. Imediatamente derrame a bebida ainda em chamas sobre o bolo de crepes. Sirva morno com chantilly e a calda Suzette.

* deixei a massa na geladeira por 6 horas e funcionou direitinho

Rend.: 12 porções – fiz metade da receita acima, preparei crepes com 12cm de diâmetro e consegui 20; montei dois bolinhos com 10 crepes cada um

23 comentários:

Raquel de Meneses disse...

Pat, assim você ACABA comigo.

Tania Pereyra disse...

Oi Patricia. Adoro seu blog e ja fiz varias receitas, mas nao comento muito. Achei muito chique vc no blog food 52. Eh dos meus blog favoritos(junto com o seu) e ver-los reconhecendo um blogueira brasileira eh muito luxo!!!Bjs. Tania

Babette disse...

Essa é uma das minhas sobremesas preferidas.... então uma pilha de crepes como essa.... huuummmm
Babette

Elisa Torrezani disse...

Oi Patricia!

Nooossa! Que lindo esse bolo! deve estar uma delícia! Eu amo doce de leite, é o meu doce favorito!
Com certeza farei essa receita.

bjs e obrigada!

elisa
www.receitasdamamma.blogspot.com

Elisa Torrezani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
* Jo * disse...

sou obrigada a concordar...
assim você mata a gente! =)

manjericota disse...

Ola Pat, q delicia de receita. A calda Suzette é muito gostosa mesmo. Mudando de assunto e como sei q vc gosta muito de cítricos, já tentou fazer Creme Bruleé de Limão? Se positivo, gostaria muito da receita.

Bjo gde, Dani :)

Sabrina Romano disse...

Realmente, Patrícia, não esperava por isso; resta claro que você não tem o menor dom para a cozinha... Puff, cortar um gominho de laranja, faço isso todo dia... Tc tc tc...

PS: Fiz os cookies integrais substituindo o chocolate por castanhas variadas e ficaram MUITO bons! Bjks

Rosália disse...

Patricia você pode me explicar por que diabos meus cookies ficam GIGANTES? Eu faço bolinhas pequenas! Não tem um truque alguma coisa pra que eles fiquem de tamanho normal?

Quéroul disse...

depois daquele seu bolo lindão de crepe e desses pequeninos, só posso falar que vc é a rainha da paciência, perseverança e amor.
NAONDE que eu consigo fazer um monte de crepinho assim, tudo do mesmo tamanho, espessura, cor e gostosura?

uma beleza, hein.
beijão, ó pessoa zen.

Renata disse...

Ai Pat, que delícia! Amo crepes, amo doce de leite, mas ainda não provei a calda de crepe suzete.. Mas vou fazê-la em breve, depois que meu marido viu um programa aí do Claude vive me cantando pra fazer.. Qualquer dia me rendo!

Beijão!

Jonas Marquezini disse...

Tá lindo e com uma cara deliciosa esse bolo heim!!
Ai Patricia, tentei fazer os seus cookies deliciosos de chocolate e pecã, mas eles se tornaram um esparramado de chocolate!!! Uhauahauahuahauahuaha... depois de ficar matutando onde foi que tudo deu errado, até me diverti com o erro... afinal, THE SHOW MUST GO ON!!!
Bejos

Unknown disse...

Oi Patricia! Hoje logo de manhã antes de abrir o teu blog e ver essa receita fantastica, me lembrei de fazer Profiterolis com recheio de doce de leite para o Sábado, e quando abro a tua página(que venho todos os dias;)Tem essa delicia com doce de leite. Para o sábado vai ter que ser mesmo os profiteroles porque vou ter pouco tempo, mas assim que der tenho que provar essa maravilha :) Bjo GRANDE

Bruna disse...

Adoro seu blog, apesar de não comentar entro diariamente, suas receitas são encantadoras, Parabéns!!!
Bruna :)

Cristiane LAra disse...

Oi Paty,

Que lindo esse bolo de crepe ! Amei ! Como todas as suas receitas e fotos. Parabéns ! Vou fazê-lo também. Beijos

Levi Pereira disse...

Ai Patricia, vc cada dia mais nos surpreende com suas receitas... crepe já é bom, mas um bolo de crepe + leite condensado cozido = água na boca (salivei!!!!
bjoOO

Anônimo disse...

OMG, que delícia!!!!
Meu marido não pode ver isso, laranja e doce de leite são os sabores que ele mais gosta na vida!

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty,

Que lindo esse bolo de crepe ! Amei ! Todas as suas receitas e fotos estão de parabéns. Vou fazê-lo também. Beijos

Graciela disse...

Menina, e não é para isso que servem as frutas em calda? Ficou linda a receita e o sabor deve ser dos melhores também.
Abraço!

Patricia Scarpin disse...

Raquel, querida, nosso placar está empatado. ;)
xx

Tania, obrigada por me avisar sobre o food 52 - eu nem conhecia!
Um beijão!

Babette, eu tb adoro crepe! :D
Obrigada!

Elisa, doce de leite é o doce favorito do meu pai, eu tb adoro!
Obrigada!
Beijo!

Joana, hahaha, fofa!
xx

Dani, ainda não tentei! Tô perdendo tempo querida - mas hoje tem um com maracujá aqui no blog.
Beijo!

Sá, hahahahaha, vem aqui em casa me ensinar, querida? ;)
Ah, que bom saber que os cookies deram certo - e que idéia ótima vc teve, danada! :D
Beijão!

Rosália, eles esparramam muito? Pode ser forno muito quente, pode ser manteiga batida em excesso...

Quéroul, acho que a minha paciência se estende à cozinha e mais nada. ;)
Beijo, querida!

Rê, a caldinha é delícia! Sou suspeita, adoro tudo com laranja...
Faz pra ele! :D
Beijo!

Jonas, obrigada! Que pena! O que será que deu errado? Vc mediu os ingredientes direitinho? Será que o forno estava quente demais?
Um beijo!

Izabel, tudo bem?
Hum, eu adoro profiteroles com doce de leite! Delícia! Depois me conta?
Beijoca!

Bruna, obrigada pelas visitas!

Cris, obrigada! Espero que goste!

Levi, quando a Gourmet Traveller chegou e eu dei de cara com esta receita sabia que iria fazê-la! Que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

Paula, faz pra ele! :D
xx

Graciela, acho que vc tem razão! ;)
Um beijo e obrigada!

Karina disse...

Ufa, e eu pensando que ia descobrir um segredo cabeludo, rs. E isso lá é trapacear, menina? Beijão

ketycakedesigner disse...

Nossa isso esta com uma cara incrìvel parabèns por tantas receitas maravilhosas.

Valentina disse...

Amiga, lindo, lindo. acho que amaria. agora fiquei apaixonada pelas colherzinhas.