sexta-feira, setembro 10, 2010

Bolinhos com calda de uva

English version

Grape nectar baby cakes / Bolinhos com calda de uva

Já fiz várias receitas deste livrinho fofo e amei cada uma delas. Agora, Julie Le Clerc ataca novamente – os bolinhos em si são bem simples, mas a caldinha de uva... Hum! Aposto que fica ótima com sorvete, também – pena não ter sobrado nadinha pra testar. :D

Bolinhos com calda de uva
do Little Cafe Cakes

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 ovos
½ xícara (120ml) de leite integral
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo com fermento, peneirada

Calda de uva:
1 ½ xícaras (360ml) de suco de uva concentrado
suco de 1 limão
1 xícara (200g) de açúcar refinado

Pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga e enfarinhe doze forminhas de muffin ou uma forma de abrir redonda de 20cm*.
Na batedeira, bata o açúcar, a baunilha e a manteiga até obter um creme leve e claro. Junte os ovos, batendo, e em seguida o leite. Misture gentilmente a farinha com o auxílio de uma espátula de silicone.
Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 15-20 minutos (formas de muffin; tempo de forno para a forma grande vai ser maior); faça o teste do palito. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de desenformar.
Agora, prepare a calda: junte todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até o açúcar dissolver. Deixe ferver, abaixe o fogo e ferva por 10-15 minutos ou até engrossar.
Regue os bolinhos frios com a calda quente e sirva.

* fiz a receita acima (inteira) e consegui 4 bolinhos como os da foto (formas de furo central com capacidade para 1 xícara cada) + 3 bolinhos menores (forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara cada)

Rend.: 12 unidades

23 comentários:

A Autora do blog disse...

Ficaram fantásticos.
Devem ser uma delicía.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Marmita disse...

Hmmm que delicía mesmo, sobrou algum?

Liv Baum disse...

Hum, mais forminhas pra comprar! hehehehe Que fofos! Adorei a caldinha! Bem diferente!

Beijos

Rafaela disse...

Ai que gracinha, essas formas são lindas. Eu quero!

Patricia, a lista de receitas do seu blog que quero fazer só aumenta, como eu queria ter mais tempo pra preparar suas delicias.

Bjs

Leandro Gonçalves disse...

Pat, esses, pra mim, são os melhores bolos: simples, com uma calda deliciosa. Essa de uva tá me judiando aqui no escritório! Queria morar perto de você, pra filar alguns de vez em quando! ahahahaha

Um beijo!

Quéroul disse...

seus bolinhos são lindos, do tamanho perfeito pra serem mandados por sedex.

OIÊ!
aloka.

beijão

Ana E.G. Granziera disse...

AH! Você tinha me falado dos bolinhos mas não imaginei que fossem mini bundt cakes! :D Fofura total... Fico esquecendo que comprei uma forma dos mini e ainda não estreei... será essa a receita da vez? :D Tô tentando lembrar se os sucos de uva orgânicos existem também na versão concentrada, porque só me lembro deles em garrafão... :P

Bjs!

thecookieshop disse...

Pat, me lembrei de uma sobremesa que a minha mãe fazia, um flan de uva com uma calda bem parecida com essa - era um sucesso! Ás vezes ela trocava o suco de uva por vinho tinto com especiarias, e também ficava ótimo.

bj

Flavia D. disse...

Tchi fofos!!! Ficaram uma graça...e com certeza deliciosos tb. Eu fiquei aqui tentada a fazer com uma caldinha de Maracujá, deve ficar uma delícia tb. Sou louca por maracujá, rsrs. Vou fazer e depois te falo o resultado. Beijokas.

Lau V. disse...

Oi Patricia!
Que bolinhos fofos, parecem saborosos.
Nunca pensei, mas uma caldinha de uva deve ser uma maravilha, gostei da ideia.
Gostei da capa do livro, parece ótimo. =)
Também fiquei impressionada com os ingredientes e com a aparência DIVINA dos cookies de chocolate e pecã, quase babei. rs
Beijinho
Beijo

ana claudia disse...

paty, que inveja!

esse livro está no meu wishlist desde sempre!!!!

lindos os bolinhos. beijos

ana

ameixa seca disse...

Nunca provei nada com calda de uva mas só o aspecto dele invadindo a massa de bolo... dá água na boca!

Levi Pereira disse...

Paty, o Leandro leu meu pensamento, nada como bolo simples com uma calda diferente!!! Deve ter ficado muuito bom!
bjOoo e bom fds!

PS.: Paty, não sei se vc gosta de chocolate branco, mas to te mandando um link com uma receita da Nigella, de musse de chocolate branco com hortelã, perfeita e pra guarda a sete chaves-rsrs

http://gnt.globo.com/Nigella/Noticias/Receitas-da-Nigella--Musse-de-chocolate-branco-e-hortela.shtml

Jean Y. disse...

De fato, a calda deve ficar muito boa com sorvete!
hahaha!

Obrigado pela dica Pat! :)

Milena disse...

Apesar de uva não ser minha fruta preferida, esses bolinhos são tão bonitos que me deu vontade de comer vários deles!!

isabelle disse...

ai q fofinhos e devem ser deliciosos!! :)
sera q vc mudou alguma coisa nas configurações? os seus posts não apareçem mais no google reader.. só apareçe o titulo do post.. :)
bom domingo para vc!

Ana Bárbara disse...

Olá Patrícia!

Já visitei seu blog algumas vezes e a cada visita fico mais encantada! Com seu carinho, seu capricho, suas receitas, suas histórias. Vc é inspiradora.
Parabéns!
Abs
Ana Bárbara

Dani Bros disse...

Que bolinho mais fofo esse! Essa caldinha está mesmo com uma cara boa!
bjks

Sabrina disse...

nossa, esse me lembrou um bolo que eu te passei pelo twitter, com uma calda roxinha que achei a sua cara, lembra? Coitada, se nem eu lembro...

Patricia Scarpin disse...

A Autora..., obrigada!

Marmita, hahaha, acabaram rapidinho! :D

Liv, a caldinha é ótima!
Beijo!

Rafaela, que bom que vc gosta das receitas! Eu tb queria ter mais tempo pra cozinhar...
Beijo e obrigada!

Lê, eu adoraria te ter de vizinho! ;D
Beijo!

Quéroul, hahah, não te agüento, querida.
Beijão!

Ana, tem que usar as forminhas fofas! :D
Beijo, querida!

Paula, agora fiquei aguada para fazer essa sobremesa - acho que vou dar uma inventada em cima disso que vc me contou! Hum!
Bejio, querida!

Flavia, tem uma receita de bolo de banana com cobertura de maracujá aqui no blog que é uma delícia! Recomendo!
Beijo!

Lau, que bom que gostou - obrigada!
Um beijo!

Ana Claudia, esse livrinho é uma delícia!
Beijoca!

Ameixa, vc iria gostar, tenho certeza!

Levi, obrigada pelo link! Preciso provar esta receita dela, adoro hortelã!
Beijo!

Jean, obrigada, querido!
Beijo!

Milena, que bom! :D

Isabelle, eu mudei os feeds.
Uma ótima semana!

Ana Bárbara, obrigada pela visita! Fico super feliz sabendo que está curtindo o blog!
Beijo!

Dani, obrigada!

Sá, eu não lembro tb - estamos ambas gagás, amiga. :D
Beijão!

Andréa disse...

Querida Patrícia,

No sábado eu fui na Rua Paula Souza, achei as forminhas que eu queria e a noite fui pra cozinha fazer estes bolinhos...me faltam palavras pra agradecer por esta receita, ficaram maravilhosos! A única coisa ruim é que no domingo, eles acabaram, rsrs.

Abraços

Patricia Scarpin disse...

Andréa, que notícia boa! Tanta gente comenta das forminhas, vou dar esta sua dica preciosa, obrigada por dividi-la! E fiquei super feliz sabendo que gostou da receita, tb - beijão e obrigada!

Valentina disse...

Julie le clerc é absolutamente genial. gosto de tudo que ela escreve pois é tao eclética.

Related Posts with Thumbnails