segunda-feira, setembro 06, 2010

Cookies deliciosos de chocolate e pecã

English version

Chocolate pecan puddle cookies / Cookies deliciosos de chocolate e pecã

Vocês acreditariam se eu lhes dissesse que fiz estes cookies usando apenas claras, cacau em pó, açúcar de confeiteiro e pecãs?

Tenho que confessar que de início duvidei do post da Aimée – desculpe, querida! – mas como estava me sentindo super destemida decidi pôr a receita à prova. E uau – os cookies são uma delícia! Um pecado de tão gostosos!

Agora é a vez de vocês de serem destemidos e prepararem estes cookies – só fiquem cientes de que viciam mesmo. :)

Cookies deliciosos de chocolate e pecã

- xícara medidora de 240ml

3 xícaras (330g) de pecãs
4 xícaras (560g) de açúcar de confeiteiro
2/3 xícara (60g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¼ colher (chá) de sal
4 claras grandes
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Espalhe as pecãs numa outra assadeira e toste-as no forno por alguns minutos. Deixe esfriar e pique grosseiramente.
Numa tigela grande, peneire o açúcar de confeiteiro, o cacau e o sal. Junte as pecãs e em seguida as claras e a baunilha, misturando bem.
Coloque colheradas de massa nas formas preparadas – cerca de 1 colher (sopa) cada – deixando um bom espaço entre uma e outra.
Asse por 9-11 minutos – os cookies vão esparramar, estufar, rachar no topo, ficar brilhantes e depois opacos. Retire do forno e, com jeitinho, transfira o papel manteiga para uma gradinha e deixe os cookies esfriarem completamente.

Rend.: três dúzias de cookies de 5cm de diâmetro – fiz metade da receita acima, usei 1 colher (sopa) nivelada de massa por cookie e consegui 24

27 comentários:

Aninha Padredi disse...

Noooossa eu to morrendo de vontade!
Ficaram com uma aparência MARAVILHOSA!
Beijocas

Luciana Lehmkuhl Machado dos Santos disse...

Parabéns pelo blog, amei suas receitas.

Tenha um bom dia!

Quéroul disse...

afronta pré-feriado.
vim aqui, toda inocente, e me vem NA CARA esse biscoitinho????

humpf.

beijo de dia da independência DO AÇÚCAR! :P
sofro.

=***

Vivi Rocha disse...

Flor,
essas claras é pra bater em neve? ou é só misturar elas assim pura e simplesmente?
Vivi.

Babette disse...

Maravilha de receita!
Como tudo que aqui aparece...
babette

ameixa seca disse...

Devem desfazer na boca, adoráveis :)

Claudia Lima disse...

O aspecto dos biscoitos é divino! Parece que vão desmanchar na boca...
Bjs e bom feriado! :)

tatiane disse...

Estou com uma receita marcada super parecida com esta, só que é com as minhas amadas amêndoas. Num futuro indeterminado farei, sou mais uma a evitar o açúcar...

beijos e bom feriado!

Silvia disse...

Que máximo Patrícia! Uma celíaca feliz que poderá se esbaldar no feriadão. Mas antes prometi fazer o crumble, lembra?

Inez disse...

Patrícia,
Fiquei com a mesma dúvida da Viviane...
As claras são acrescentadas sem bater?
Bjs. Ficaram lindos....

Anônimo disse...

Valentina, deu água na boca! Adoro seus cookies, parecem perfeitos! Não sei por que, os meus sempre ficam molinhos depois de prontos (não fazem aquele "croc" quando esfriam). Vc sabe qual é o pulo do gato? bj.

Levi Pereira disse...

Paty, super fácil esses cookies, a minha substituição das pecãs seria nozes, por serem difíceis de achar por aqui...
bjoOo de feriado!

Jean Y. disse...

Paat :)

depois de ter comprado o livro "Nigella Express" me apaixonei por cookies. Não sei se vc já conhece, é o "Totally chocolate chip cookies". É simplesmente perfeito!
Estes seus também parecem ótimos, aliás tudo com nuts é ótimo!

parabens :)
beijão!

Valentina disse...

Só quero dizer que acredito.xx

Unknown disse...

Patricia, os cookies estão apetitosos! Fiquei muito tentada a fazê-los, mas estou em dúvida quanto às pecãs: usar nozes comuns ou amêndoas inviabilizaria a receita? As claras vão ao natural, sem bater? Beijinhos! Simone (www.linhasmatizadas.blogspot.com)

Patricia Scarpin disse...

Aninha, obrigada!
Beijo!

Luciana, obrigada pela visita!

Quéroul, hahha, você é um amor!
xx

Viviane, as claras entram na massa sem bater.

Babette, obrigada!

Ameixa, eles têm uma textura super delicada!
Beijo!

Claudia, desmancham, sim. :)
Obrigada, uma ótima semana para você!

Tati, acho que você vai gostar!
Beijo, querida!

Silvia, depois me conta?

Inez, as claras entram na massa sem bater. Beijo e obrigada!

Anônimo, você confundiu os blogs, o blog da Valentina é o Trem Bom.

Levi, dá certo com nozes, viu?
Bejio e uma ótima semana!

Jean, eu já fiz aqueles cookies, tem aqui no blog - ficam demais! A Nigella pegou a receita da Eleanor Klivans, cujo livro eu tenho.
Beijo e obrigada!

Tina, xoxo

Simone, as claras entram na massa sem bater. E quanto a usar outras nuts, acho que dá certo, sim!
Beijo!

Anônimo disse...

Meio atrasada por causa do feriado mas babando horrores com esses cookies q parecem ser dos deuses! Nham nham! É incrível como dá água na boca! Farei! - tá na fila pelo menos kkkk
Bju

Anônimo disse...

OMG!
Que coisa mais linda!
Vou testar e depois venho contar!
Patrícia, sou fã do seu blog, venho quase todos os dias e tenho algo pra te dizer: OBRIGADA! kkkk
Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Liv, faz sim, vc vai gostar!
Beijo!

Karina, obrigada a você por comentar - e prazer em "conhecê-la"!
Beijo!

Lau V. disse...

Eu fiz!!!
A aparência é divina, não consegui resistir.
É inacreditável que esses ingredientes se juntam e fazem um biscoitinho tão lindo e o melhor: DELICIOSO!
Adorei! Usei menos açúcar e deu tudo certinho. Só não quebraram muito, mas ficaram lindos também.

Preciso andar muito amanhã para queimar as calorias, é difícil não comer 3 ou mais. rs
Obrigada pela receita. =))

AT disse...

ah! pára tudo! macaron de pecã???

certeza que se puser no bico de confeitar, vira...

:)

Fabiana disse...

Patricia,
Que maravilha de cookies!!!
Vc acredita que estava ensaiando para fazer um doce que vi no Mais você, e sobraria as claras.
Agora sei qual será o destino delas!
Só falta achar as pecãs.
obrigada por dividir essa maravilha!
beijos

Patricia Scarpin disse...

Lau, que notícia ótima! Que bom que a receita deu certo - obrigada por me contar!
Beijo!

Ana, não é igual, não! :D Mas parecido. :D
xx

Fabiana, oba! Se vc fizer, me conta?
Beijo!

Carine disse...

Oi Patricia...acompanho seu blog faz tempo e já fiz muitas das suas receitas...Todas maravilhosas! Esses cookies então! Demorei pra achar as pecãs, mas valeu a espera...Bjs e tudo de bom pra você!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Carine! Obrigada pelo comentário - amei saber que a receita deu certo para você! Obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Valentina disse...

Menina, esta coisa de cookies é um pecado. se ainda se enfia pecas..eu me acabo.e olha que tenho ate bom controle. mas peca me deixa enlouquecida.risos

moranguita disse...

patricia um pudim diferente sem duvida. de pao tamebm nunca fiz mas estara para breve:-)