quinta-feira, julho 03, 2008

Parabéns para o blog: Bolo mesclado de limão siciliano e blueberries

English version

Marbled lemon-blueberry butter cake

Algumas coisas me assustam. Robert de Niro e suas longas unhas, a Dakota Fanning – fico apavorada só de pensar. E quase tive um infarto quando sonhei que a minha médica era a Amy Winehouse.

Fazer geléia? Medo. Acho que até consigo prepará-la e checar o ponto certo, mas nunquinha conseguiria esterilizar os vidros corretamente.
Por isso, esta receita parecia perfeita: amo limão siciliano e amo frutas vermelhas. Nunca poderia resistir a combinar ambos numa geléia que serviria de recheio para um delicioso bolo – e nada de esterilização. É claro que a foto do bolo no livro foi bastante convincente, também.

Marbled lemon-blueberry butter cake

Não deixe que os diferentes passos da receita os desanimem, pois o resultado compensa cada minutinho gasto no preparo. Fiz meia receita e usei duas formas redondas de 15cm - não façam como eu; usem formas maiores. :)

Aniversários pedem bolos especiais, e este aqui é para comemorar os dois anos do Technicolor Kitchen.

Marbled lemon-blueberry butter cake

Bolo mesclado de limão siciliano e blueberries
do Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes

- xícara medidora de 240ml

Geléia de blueberries e limão siciliano:
3 xícaras de blueberries (mirtilos), frescas ou congeladas*
¾ xícara (150g) açúcar
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora
1 ½ colheres (chá) de raspas da casca de limão siciliano
1 colher (chá) de gengibre ralado na hora

Bolo:
224g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 xícaras (400g) de açúcar
2 colheres (chá) de raspas da casca de limão siciliano
1 ½ colheres (chá) de extrato de limão siciliano – usei o suco, idéia da Ana Elisa
7 claras
3 xícaras (420g) de farinha para bolos**
4 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 ¼ xícaras (300ml) leite

Cobertura de limão siciliano do tipo buttercream:
1 xícara (200g) de açúcar
¼ xícara (60ml) de água
2 ovos
336g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano espremido na hora

Blueberries frescas, para decorar – usei violetas cristalizadas

Marbled lemon-blueberry butter cake

Comece pela geléia, pois você vai mesclar a massa do bolo com um pouquinho dela: passe as blueberries com qualquer suco que elas possam ter soltado por um processador ou liqüidificador até obter um purê. Passe o purê por uma peneira não muito fina para remover as cascas – ao fazer isso, pressione bem a pasta com uma colher e raspe o que sair do outro lado da peneira, caso contrário a mistura ficará muito líquida.

Numa panela média – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – misture o purê de blueberries, o açúcar, o suco e as raspas de limão siciliano e o gengibre. Leve ao fogo médio até ferver, mexendo freqüentemente para dissolver o açúcar. Continue cozinhando, mexendo sempre, por 20 minutos, ou até que a geléia engrosse e reduza para 1 xícara. Para testar o ponto, coloque 1 colher (chá) da geléia num pratinho ou pires de porcelana e leve-o ao freezer até esfriar. Corra o dedo pela geléia – um rastro limpo deve aparecer. Caso contrário, cozinhe a geléia por mais 5 minutos e repita o teste.
Deixe esfriar completamente, cubra e guarde na geladeira por até 5 dias.

Prepare o bolo: pré-aqueça o forno a 175ºC. Unte o fundo e as laterais de três formas redondas de 20cm de diâmetro com manteiga. Forre o fundo delas com papel manteiga e unte o papel.

Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de casca de limão e o extrato/suco até obter um creme claro e leve. Acrescente as claras aos poucos, 2 ou 3 a cada vez, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela.

Misture a farinha, o fermento e o sal. Em 2 ou 3 adições, acrescente os ingredientes secos e o leite à misture de manteiga, raspando novamente as laterais da tigela. Bata em velocidade média-alta por 1 minuto para homogeneizar, remover quaisquer grumos e aerar a massa.

Coloque 1 xícara de massa numa tigelinha. Divida a massa restante entre as três assadeiras preparadas e alise a superfície com uma espátula – assim, você terá uma “tela em branco” para criar os mesclados.
Acrescente 2 ½ colheres (sopa) da geléia à massa na tigelinha e misture bem. Despeje colheradas (chá) de massa violeta sobre a massa em cada assadeira e, com um palito de dentes ou faquinha sem corte, faça desenhos, mesclando as duas massas, mas sem misturar completamente.

Asse por cerca de 25 minutos (faça o teste do palito). Retire os bolos do forno, deixe esfriar nas formas por 10 minutos, vire-os sobre gradinhas, remova com cuidado o papel manteiga e deixe esfriar completamente, ou por pelo menos 1 hora.

Prepare a cobertura: numa panela média - não use panela de alumínio, cobre ou ferro – misture o açúcar e a água. Deixe ferver em fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Continue fervendo, sem mexer, até a calda atingir 114ºC num termômetro culinário; retire imediatamente do fogo. Durante o cozimento, remova possíveis cristais de açúcar que se formarem nas laterais da panela com um pincel úmido.

Na batedeira, em velocidade média, bata ligeiramente os ovos. Comece a adicionar a calda quente, gradualmente, num fio constante, pelas laterais da tigela – se a calda atingir os batedores, pode respingar em você. Ao adicionar toda a calda, aumente a velocidade para média-alta e bata até que tudo fique bem cremoso e esfrie à temperatura do corpo – cerca de 15-20 minutos.

Reduza a velocidade para média-baixa e, aos poucos, acrescente a manteiga amolecida, 2 ou 3 colheres (sopa) por vez, batendo bem a cada adição. Ao juntar os últimos bocadinhos de manteiga, a mistura vai parecer dividida em partes, e depois logo formará um creme, parecendo chantilly. Junte o suco de limão, bata, e a cobertura estará pronta.

Montagem do bolo: coloque um dos bolos, com o lado liso para cima, num prato ou suporte. Espalhe metade da geléia sobre ele e cubra com outro bolo. Espalhe o restante da geléia sobre o bolo e finalize com a última camada. Espalhe a cobertura sobre todo o bolo, topo e laterais, alisando bem. Decore com blueberries frescas.

* se utilizar blueberries congeladas (como eu fiz), deixe-as descongelar completamente e use-as com todo o líquido que estiver na tigela.

** como não temos farinha própria para bolos aqui no Brasil, usei uma substituição que encontrei na Internet: 1 xícara de farinha para bolos = 7/8 xícara (123g) de farinha de trigo comum + 2 colheres (sopa) de amido de milho

Rend.: 16-20 porções

Marbled lemon-blueberry butter cake

35 comentários:

Anônimo disse...

Oi Patrícia, cheguei ao teu blog através do Pecado da gula, e estou adorando, várias receitinhas suas ja estão na minha listinha rs, adorei esse bolo, lindo de viver!
Parabéns pelo aniversário do blog, e que venham muitos outros aniversários! Beijos
Andréa.

Panela de Barro disse...

Lindíssimo!
Vou tentar fazê-lo!

Qual a consistência desse buttercream? Dá para usar com saco de confeitar? Ou preciso trocar o açúcar refinado pelo de confeiteiro?

Lindo, lindo. Seu blog é uma inspiração. Parabéns!

Silvinha disse...

Parabéns por este blog incrivel, o maior arrasador de dietas que eu ja conheci! X)

O bolo ficou lindissimo, e não tem como escrever bolo de mirtilos, não é? Blueberry é tão mais fofo!

Beijos

ps: como assim, a Dakota Fanning te assusta?? risos
Eu adoro aquela menina, acho-a uma atriz formidavel!

Iliane disse...

que bolo lindo..lindo demais..show de fotos..e.deve ter ficado uma delicia..

Pimenta disse...

ficou lindo!

Luciana Macêdo disse...

As fotos convecem a não ter medo das etapas para a preparação do bolo, ficaram lindas e o bolo uma tentação.
Parabéns pelo segundo aniversário.
Bjs!

Agdah disse...

Patrícia, vc me mata de rir. Esterilizar os vazinhos é a parte mais fácil de todas. O pior que eu acho é na hora de selar as tampas. Aí me dá um medo horrível.

Agdah disse...

Esqueci de dizer parabéns pelo aniversário do TK e pelo bolo que ficou divino.

Panela de Barro disse...

Assim que vi essa receita corri para cozinha. Também amo limão siciliano.
Deu um pouco de trabalho mas suas instruções foram no ponto. Ficou muito gostoso.
Achei a massa muito suave e bem delicada (um pouco demais até, hehehe) gostei muito do buttercream preparado quase como um merengue italiano.

Marizé disse...

Patricia, aniversário tem que ter bolo, e aniversário do TK tinha que ter um bolo assim: lindo!

Muitos, muitos parabéns.

Fabrícia disse...

Patricia vc é mesmo uma rainha. Qe bolo perfeito....as fotos estao um luxo. Parabéns pelo aniversario do cantinho.....
Bjs.

Lua Limaverde disse...

Ave, Pat, que bolo, hein? Belíssimo! Meus parabéns para este blog que me é tão querido (e a dona também, rs). Vida longa à Cozinha Technicolor!!!!
:D

Letrícia disse...

Parabéns pelos dois anos do TK! E pelo bolo de aniversário, que está um arraso.

Beijos!

Cláudia disse...

Para variar, Patrícia, sempre surpreendendo e que fotos! E que receita! Deve ser divinal. Acho que não me atrevo, manda uma fatia pra mim, tá?

bjão

Mónica Pinto disse...

Parabéns pelos 2 anos do seu lindo blog. E para um lindo blog tem que haver um lindo bolo!
Beijinhos e mais uma vez parabéns.

Tina Lopes disse...

Acho que esse é o bolo mais lindo que já vi. Só podia sair daqui, mesmo. Parabéns por tudo, querida, esse blog é literalmente uma delícia. Não sei como alguém pode ser tão caprichosa. Chamei marido, amiga e empregada pra virem ver e te mandam os parabéns também. Bjk

Axly disse...

Antes de mais nada, meus parabéns pelo blog!
Tomara que tenhas inspiração e vontade para muitos anos mais.
Esse bolo está perfeito para essa festa, quero um pedaço!
Kisss^^

Marcia disse...

Parabéns pelo segundo aniversário do blog, Patricia! Que venham muitos mais... O bolo ficou lindo, lindo, lindo! Deve ser uma maravilha. Bjs

A União Faz a Vida disse...

Fico sempre tão encantada com tuas receitas. É tudo tão cuidado, tão minuscioso.
Parabéns!
Um beijo:)

♥ Nat ♥ disse...

Parabéns ao seu blog!!! Que ele continue fazendo muuuitos aniversários para nossa alegria!! =)
Para quem ainda está começando nesse mundo de blogs culinários o seu é mesmo uma inspiração!!!
Esse bolo é lindo, lindo, lindo!!! Está simplesmente perfeito! Estou morrendo de vontade de fazê-lo , mas aqui em Brasília é quase impossível achar blueberries... Mas tenho fé que um dia vou achá-las...

Beijos

Ana Elisa Granziera disse...

Ah, isso não vale! O seu ficou mais bonito que o meu! hehehe... Achei engraçado que o bolo ficou super alto com as formas menores: quando vi a foto dele inteiro achei que vc havia feito a receita inteira, com as três camadas. Só não entendi porque você disse para não usar formas menores. Ficou tão bonito...
Beijos e parabéns pelo aniversário do TK! Sou fã do seu blog!

Akemi disse...

Patricia, fiquei de queixo caído quando entrei aqui e me deparei com este bolo belíssimo! Mas não sei por quê já de suas mãos de fada só saem coisas lindas e deliciosas! Meus parabéns pelo 2o aniversário do TK!!! Bjs

Veggie disse...

parabéééns pelos 2 anos, que venham muitos mais. nao vou mais implorar pra vc abrir sua doçaria logo, mas saiba que este bolo vai ser meu primeiro pedido quando entrar lá.
owww, as unhas do cara scared the s*** out of me too!

Patricia Scarpin disse...

Andréa, que bom saber que está gostando, obrigada!
Um beijo!

Panela de Barro, espero que tente, sim!
Dá pra usar com saco de confeitar, sem problemas.
Obrigada!

Silvinha, você é muito querida, obrigada pelas palavras doces!
Ela me dá calafrios. Tão esquisitinha!
De atriz mirim, gosto da Abigail Breslin.
Beijo!

Iliane, obrigada!

Pimenta Rosa, obrigada!

Luciana, vale a pena, viu?
Beijos e obrigada!

Agdá, também tenho medo de selar as tampas, esqueci disso!
Obrigada, querida.

Panela de Barro, adoraria ver o resultado!

Marizé, obrigada, amiga!

Fabrícia, obrigada!
Beijos!

Luna, você também é muitíssimo querida, viu?
Beijo, minha amiga!

Lê, obrigada!
Beijo!

Cláu, eu mandaria com o maior prazer.
Beijoca!

Monica, obrigada!
Beijos!

Tina, fico tão feliz por você fazer parte da comemoração, amiga.
Beijo e obrigada!

Axly, quero, sim, continuar por mais vários anos!
Obrigada e um beijo!

Marcia, obrigada!
Beijos!

Talula, que bom que gosta, obrigada e um beijo!

Nat, obrigada!
Beijo!

Ana, o seu ficou mais bonito, pois ao usar formas maiores o mesclado ficou mais visível!
Beijo grande e obrigada!

Clarice, querida, que bom que passou por aqui! As amizades preciosas que fiz nestes dois anos são um incentivo enorme para continuar!
Beijo!

Ivan, obrigada! Você vai ser cliente super mega hiper VIP, pode deixar. ;)
E aquele filme é O filme - o melhor de terror que há. No questions asked.

Lolla disse...

Parabéns pelos dois aninhos do blog, Patrícia! :)

Hm, falou em limão, falou comigo. Tô me coçando de vontade de fazer esse bolo no próximo fim de semana, mas também tenho medo de fazer geléia. E blueberries têm uma cor linda, mas eu gosto mais de raspberries. Será que rola trocar? Vamos ver, vou tentar.

E gente, o que é Dakota Fanning? PESADELOS. Se eu encontro com essa pirralha à noite, numa encruzilhada em plena sexta feira 13, infarto ali mesminho.

Ana disse...

Parabens Patricia! Eh uma delicia fazer blogversario, ne?!!
Amei seu bolo, LINDO!!! Adoro blueberries!
Beijos!
Ana

Unknown disse...

Pat, a sua habilidade na confeitaria é algo incrível! =D

Parabéns para o TK, ou como digo: Feliz dia da árvore para ele! =D

Lílian disse...

Ficou divino. E as flores deram um charme. Parabéns pelo aniversário.
: )

Vi disse...

Patryyyy,
Parabéns pelo aniversário do Technicolor, essa sua fonte inesgotável de delícias com prosa boa :)

Que bolo é esse garota? Agora vai ter que me dizer donde é que eu posso encontrar blueberries, pq aqui não tem,não...

Pode ser amora???

beijo!!!
Helen

Beatriz Belliard disse...

atraso imperdoavel eu sei, mas parabens pelos dois anos do Technicolor, um dos meus blogs perferidos ! Estou lendo todos os posts atrasados !! bjs

gleiza santos disse...

oi acabei de encontrar seu blog por uma receita e adorei todas parabens ....vi q tudo o q vc faz eh maravilhoso gostaria muito de ser sua amiga..
gleiza

Unknown disse...

Paty, uma perguntinha básica... rs
O Buttercream tem que ser armazenado na geladeira? Quanto tempo dura?
Bjs. Pia

Patricia Scarpin disse...

Pia, ele agüenta bem fora, mas cuidado nos dias mais quentes, tá?

renata disse...

Oie, sempre acompanho teu blog, já experimentei várias receitas e ficaram maravilhosas (o bolo de maçãs é o campeão)!
Minha dúvida agora é com relação a essa mistura para farinha de bolo... todo bolo que você faz você usa essa combinação de farinha com amido?
Bjs
Re

Patricia Scarpin disse...

Oi, Renata,
Que bom saber que gostou do bolo de maçãs!
Eu só uso esta mistura quando estiver escrito na receita, tá?