sexta-feira, agosto 17, 2007

Polenta com salsinha e tomates balsâmicos

English version

Parsley polenta with balsamic tomatoes

Um dos pontos negativos de se viver em São Paulo é o trânsito caótico – demoro séculos para chegar ao trabalho e também para voltar para casa. É super exaustivo.

Não sei o que houve num desses dias mas as ruas estavam tão vazias que cheguei em casa em menos de 40 minutos! Um milagre!!
Tal fato merecia uma comemoração – uma comidinha deliciosa que preparei em 20 minutos.

WHB

A receita ficou tão boa que resolvi usá-la como a minha participação neste Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pela Zorra, do blog Kochtopf.

Polenta com salsinha e tomates balsâmicos
adaptei do Off The Shelf: Cooking From the Pantry

- xícara medidora de 240ml

4 tomates maduros, cortados ao meio
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de aceto balsâmico
3 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de folhas de manjericão

Polenta:
2 xícaras (480ml) de água quente
2 xícaras (480ml) de leite
1 xícara de polentina*
½ xícara de parmesão ralado
½ xícara de salsinha picada
60g – 4 colheres (sopa) - de manteiga
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os tomates com os lados cortados virados para baixo em um refratário de cerâmica. Em uma tigelinha, misture o azeite, o aceto balsâmico, o açúcar e o manjericão e derrame sobre os tomates. Asse por 20 minutos ou até que estejam macios.
Enquanto isso, faça a polenta: coloque a água e o leite em uma panela e leve ao fogo médio-alto até ferver. Acrescente a polentina aos poucos, mexendo bem. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe a polenta, mexendo, por 3-5 minutos.
Junte o parmesão, a salsinha, a manteiga, o sal e a pimenta e misture bem.
Para servir, coloque a polenta em pratos e arrume os tomates por cima. Regue com o líquido do refratário.
Polvilhe mais parmesão e sirva.

* fiz a polenta um pouquinho mais firme pois o João prefere assim.

Rend.: 4 porções

Parsley polenta with balsamic tomatoes

25 comentários:

Anônimo disse...

Patricia...
Passeio pelo seu blog quase todos os dias...digamos que sou uma fã, mas naõ gosto muito de escrever...
Hj li o seu post do dia dos pais, e muitas lagrimas rolaram do meu rosto...a conversa que vc teve com o seu pai sobe a sobremesa era igual qdo eu tinha com o meu pai, que infelizmente faleceu em março este ano.
Não se preocupe, as lagrims que rolaram foram de saudade, achei legal ter este seu momento parecido com o meu.
Diria que o seu texto deve ser pra vc, e pra muitas fã do seu blog um momento corriqueiro, mas pra mim foi carregado de emoção...lindo!
Parabéns pela torta..d.eve ter ficado uma delicia!
Marina T.

Agdah disse...

Menina, eu tenho que fazer polenta um dia desses...

Marizé disse...

Nunca provei polenta, fiquei cheia de vontade de experimentar esta sua receita.

Valentina disse...

Pat, amei os tomates.gosto muito deles assim, assados no forno, quando a gente morde os sucos estao explodindo.

Eli disse...

Pat que chique isso?! Menina fiquei babando aqui. :)

Beatriz Belliard disse...

Como a Valentina pensei logo na explosao de sabores, que delicia, vou anotar a receita para fazer logo ! bjs

Akemi disse...

Que ótima sugestão, Patricia! Esta polenta deve ter ficada pra lá de saborosa com todos estes temperos! Hummmm! ;-)

Heidi disse...

Patrícia, também fico nesse caos do trânsito todos os dias! Têm de ter muita paciência mesmo...
E esta polentinha ficou maravilhosa, amei a textura.

Laurinha disse...

Que chique, este tomates deram o toque super hiper especial ao prato, que lindo! Adorei!
Beijinhos,

Marcia da Paz disse...

Oi Pat , lindo esse prato, adoro polenta, mas nunca fiz com leite, vou experimentar,e esse transito fala serio ninguem merece né? bjks

david santos disse...

Olá, Patricia!
É tudo muito bom, sem dúvida. Mas está no blogue! Não está aqui à minha frente para que eu possa comer.
Ah, se eu pudesse saltar dentro do blogue...
Parabéns.

Patricia Scarpin disse...

Marina, obrigada pelo seu comentário, me emocionei contigo!
Fico feliz por saber que passa por aqui, não tem problema se não comenta, sabendo que você me visita já é ótimo!
Sinto muito pelo seu pai, não há o que dizer num momento como esse, é uma dor que nunca passa. Sinto saudades de minha mãe que já se foi há mais de 21 anos. Sei como é, amiga.
Obrigada pelo carinho, um beijo grande!

Agdá, eu adoro. Fazia sempre quando era solteira, meu pai é doidinho por polenta.

Marizé, você deveria experimentar, é algo tão versátil!

Tina, obrigada, amiga - até o João comeu e adorou, e olha que ele não curte tomates.

Eli, chique nada, amiga. ;)

Bia, depois me conta, querida. Beijos!

Akemi, eu gostei da danada, o marido bateu um pratão, amiga. :)

Dinha, é de doer, não?? Mas com uma comidinha assim a gente fica feliz, né? risos
Beijocas!

Laurinha, obrigada, querida!
xoxo

Marcinha, com leite e água ela fica mais gostosa, amiga, mais cremosa. Depois me conta.
Beijos!

David, obrigada pela visita e pelo comentário!

Lia disse...

hi Patricia thanks for visiting me, really u have great recipe over here, too bad i dont understand the language :(

anyway can i link ur blog? so i can came visiting u again :D

Helen disse...

Sou uma manteiga derretida. Costumo freqüentar sempre o mesmo açougue e o pessoal de lá é muito humilde (eu moro na roça rs em Jundiaí) e outro dia quase chorei - de verdade, sem ironia - porque um rapazinho do balcão disse 'xalxixa'. Umas três vezes. Me dá um nó. Eu sou muito boba...

um beijo. obrigada por mais uma diliça.

Anônimo disse...

SP é isso aí, vc demora 40 minutos pra chegar em algum lugar e comemora que não pegou trânsito!! De qq forma amo essa cidade. E amei seu blog, adoro cozinhar, vou passar aqui sempre. Beijão

fabiana disse...

Salivando com suas receitas!

Beijocas

colher-de-pau disse...

Vou ter de experimentar esta sua polenta...parece-me tão deliciosa!!!!

Cris disse...

Este seu tomate assado, menina deve ser tudo de bom! Eu teria que tirar o vinagre por causa do marido, mas aumento o azeite... amei!!!

Patricia Scarpin disse...

Hi, Lia! Tks for stopping by - I'd love it if you linked me, tks!

Helen, manteiga derretida também, amiga? Eu também fico com o coração apertado com coisas do gênero.
xoxo

Adri, São Paulo é doideira, não? Que bom que vc gostou do blog, obrigada! Vou lá te visitar também.
Beijos!

Fabiana, obrigada!!

Colher de Pau, espero que goste!!

Cris, eu amei esses tomatinhos. Vou jogá-los numa massa qualquer hora dessas. :)

Silvia Arruda disse...

Uéééé! Meu comentário sumiu :(
Bom, o que eu tinha dito é que polenta é uma comidinha mto boa... vou testar a sua receita, usando parmesão !! :)

anouska disse...

oi, patrícia. sempre visito o teu blog pra ver as receitinhas maravilhosas e já fiz algumas delas, mas acho que nunca comentei. fiquei louca pelo bolo formigueiro, mas se fizer vou ter que comê-lo sozinha, ai que dó!!! adoro tudo aqui. bjs

94025 disse...

Há tanto tempo que entro aqui e sempre adorei suas receitas. Acabei me inspirando para fazer o meu também, por enquanto sem as receitas. Ajuda um pouco a sir da solidão em que me encontro fazendo o doutorado por um ano na Califórnia. Não sei se tem lugar para um moço na sua cozinha, mas se tiver, me chame. Parabéns pelo blog.

Patricia Scarpin disse...

Si, ainda bem que vc postou de novo, amiga!
Espero que goste da polentinha!

Cris, que bom recebê-la por aqui! Eu tenho visitado do seu blog ultimamente e agora vou visitar o de comidinhas também!
Beijos e obrigada!

Oi, 94025! Seja bem-vindo!
Já fui dar uma espiada no seu blog e deixei um comentário por lá.
Um abraço!

Aline M disse...

Olá, Patrícia (:
Devo dizer que seu blog virou uma referência entre eu e meus amigos...
Sempre fui super-mega-ultra chata pra comer mas adorava confeitaria e caí aqui por causa disso. Mas, veja só, as outras receitas começaram a me atrair e, morando sozinha, resolvi começar a me arriscar... Tem dado muito certo - apesar da falta de um bocado de finesse - e meus receios alimentares viraram fome de temperos (:

Bem, mas voltando à receita:
Essa Polentina tem a mesma função da Milharina? Realmente não sei dizer, nunca usei nenhuma das duas e não vi a primeira no supermercado...

Abraço, e muito obrigada x)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Aline! Tudo bem?
Que bom saber que as receitas estão dando certo e que lhe agradaram! Que notícia boa, menina!
A sua pergunta me deixou meio confusa - acho que as duas têm o mesmo propósito, mas como nunca mais comprei (tenho usado polenta italiana) não me lembro direito... Só lendo a embalagem pra ter certeza.
Beijo e boa sorte!