segunda-feira, agosto 13, 2007

Cookies de chocolate com gotas de chocolate

English version

 Totally chocolate chocolate chip cookies

Fiz estes cookies para uma colega aqui do trabalho – ela é secretária também e um doce de pessoa!

Fiquei folheando o livro e não conseguia escolher o que fazer para ela – biscoitos com gengibre? Nozes? Manteiga de amendoim, talvez?? Tantas opções…

Daí pensei que chocolate é algo praticamente infalível – ainda mais se vier acompanhado de mais chocolate ainda. :D

 Totally chocolate chocolate chip cookies

Cookies de chocolate com gotas de chocolate
do Big Fat Cookies

- xícara medidora de 240ml

2 2/3 xícaras (450g) de gotas de chocolate meio amargo*
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¼ xícara (23g) de cacau em pó (sem adição de açúcar)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida (temperatura ambiente)
½ xícara (85g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (60g) de açúcar granulado
1 ovo grande, gelado
1 colher (chá) de baunilha

Arrume o forno de modo a usar a grelha do meio; pré-aqueça a 165ºC.
Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel pardo – pode ser papel manteiga também.

Coloque 2/3 xícara (112g) das gotinhas de chocolate numa vasilha refratária e leve ao banho-maria sem deixar que o fundo da vasilha toque a água. Mexa as gotinhas até que derretam. Retire da água e reserve.

Peneire a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal em uma tigela média e reserve. Em uma tigela grande e usando uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e o granulado até obter uma mistura homogênea, cerca de 1 minuto.
Desligue a batedeira e raspe a massa das paredes da tigela. Em velocidade baixa, adicione o chocolate derretido e bata. Acrescente o ovo e a baunilha, batendo até misturar bem. Adicione a mistura de farinha, mexendo até incorporar tudo. Junte as gotinhas de chocolate restantes (2 xícaras/338g) e mexa bem.

Usando uma colher própria para sorvete ou uma xícara medidora com ¼ de capacidade, coloque porções de massa nas assadeiras preparadas deixando 7,5cm entre uma e outra – pode deixar 5cm que é espaço suficiente.

Leve ao forno 1 assadeira por vez e asse até que eles rachem ligeiramente em cima e um palito espetado em um biscoitinho saia com migalhas úmidas (e não massa) – aprox. 18 minutos; caso o palito seja enfiado numa gotinha de chocolate, teste outro pedacinho do cookie.
Deixe os biscoitos na assadeira por 5 minutos e depois retire-os com uma espátula larga de metal e transfira-os para uma grelha. Os cookies ficarão crocantes por fora à medida que forem esfriando.

Os cookies podem ser guardados num recipiente bem tampado por até 4 dias em temperatura ambiente.
* Usei 112g de chocolate meio amargo picado para a massa dos cookies e depois adicionei apenas 200g de gotinhas (ao invés dos 338g pedidos) – achei que foi o suficiente e que os cookies ficaram bem “achocolatados” pro meu gosto! :)

Rend.: 12 unidades – como usei a colher medidora (sopa) para formatar a massa consegui 38

 Totally chocolate chocolate chip cookies

37 comentários:

Lua Limaverde disse...

Não só infalível como delicioso! E ficaram com uma cor bem escura, lindos!! :)

Cláudia A. disse...

Que beleza Patrícia. Devem ter um sabor maravilhoso. Beijo.

Elvira disse...

De vez em quando, compro cookies assim no supermercado e dou por mim a comer o pacote inteiro em 15 minutos. Acho que esse seu, eu demoraria aí uns... 5 minutos!!! ;-D

Ai, você me mata, Patricia!

Sheila disse...

Paty e seus cookies divinos... aiai *suspira de vontade de comer todos* rsrs

No mínimo, sua amiga deve ter amado e devorado todos neh? Impossível receber um presentão desses e não salivar, hahaha

bjão!

Anônimo disse...

É isso o que eu chamo de amizade. Quando vc for babysitter da Nina só vai poder cozinhar escondida de mim!

Diego disse...

Queria eu ter uma colega de trabalho tão querida como você hein. Os cookies ficaram lindos. Parabéns!
Vou até mexer nas gavetas aqui de casa pra ver se acho um parecido. Deu fome!

Marcia disse...

Que lembranças tão delicadas, vc não precisa de uma secretária?

Carla Ventura disse...

que delícia! Vou anotar essa :)

Geórgia disse...

Lindos, adorei a receita, pois não tem muita manteiga. Vou testar depois dos de aveia com passas. Bjs.

Isabel Salvador disse...

ma k lindos cookies,aposto k ainda sabem melhor...parabéns bjokas grandes

Marizé disse...

Estou a salivar, esses biscoitos são uma verdadeira tentação.

Laurinha disse...

Concordo, com chocolate é praticamente infalível. E, após sua 'arte', com certeza ficou delicioso! E lindos! Já anotei...
Beijinhos,

colher-de-pau disse...

Estas já estão copiadas.
Depois do sucesso que foram as suas outras cookies com gotas de chocolate, não vou deixa de fazer estas também!

Eli disse...

Pat, fiquei sem palavras. Lindos!!

Heidi disse...

Patrícia que meigo estes cookies, estão lindos,linds!!!
Abraços.

Silvia Arruda disse...

Pat, vc é muito caprichosa, amiga! Um presente desse não precisa de mais nada. Doce e delicado. Chocolate e fita rosa. Perfeito!

Patricia Scarpin disse...

Luna, ficaram mesmo! O açúcar mascavo que usei era bem escurinho.

Cláu, obrigada, amiga.
Beijos!

Elvira, você é um barato, amiga! Obrigada!
Eu trocaria estes cookies por aqueles seus folhados sem pestanejar!

Sheila, obrigada! Ela gostou, sim, e eu fiquei contente!
xoxo

Tina, eu faço umas saladonas pra vc, combinado? :)

Diego, obrigada! Que gentil da sua parte!

Marcia, eu achei uma graça o teu comentário. :)

Carla, espero que gsote!

Geórgia, depois me conta? Beijos!

Belinha, obrigada!

Marizé, ficaram bem gostosos, amiga.

Laurinha, a receita é boa, viu?

Colher de Pau, que bom "ouvir" isso, fico tão feliz!

Eli, obrigada, amiga!

Dinha, obrigada! Beijão!

laila radice disse...

ai uma graça! só vc mesmo Pat! que querida, aposto que sua colega ficou enlouquecida! bjos

Cláudia disse...

Patrícia, que gentil e caprichosa que tu fostes. Estão lindos estes cookies e com certeza tua secretária adorou!
bjs

Anônimo disse...

Quero ser sua calega de trabalho. Muito caprichosa, amei. Lindos!

Beatriz Belliard disse...

que presente delicioso, com certeza ela adorou ! Tb tenho este livro, em frances, é realmente dificil de escolher qual fazer, este ainda nao fiz ! bjs

Valentina disse...

Imagino que a Celeste tenha ficado suuuper feliz. e concordo com voce que chocolate e imfalivel.otima escolha e apresentacao amiga.

Anônimo disse...

Patricia, que blog lindo!
Adorei conhecer.

Ana disse...

Que delicia, deu agua na boca, estao lindos esses cookies! Com chocolate nao tem mesmo como errar!!! Yum!!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Laila, você é muito generosa, amiga!
Beijos!

Cláu, obrigada!
Ela não é minha secretária, e sim secretária como eu sou. :)

Libanesa, obrigada, querida!

Bia, tem receitas ótimas, não?
Beijos!

Tina, os cookies foram para uma outra colega nossa aqui.
Obrigada, amiga!

Liliana, que bom que vc vei me visitar! :)

Ana, chocolate é sempre um tiro certo, né?
Beijocas!

Joaninha disse...

Ai Patrícia, não me contive e comi os meus cookies todos!Será que sobrou algum destes para eu pegar??? :D Concerteza a sua colega não deixou nem um! :))))

Me disse...

Patrícia,

Só você pode me salvar, já que eles são minha nêmesis culinária: meus cookies sempre ficam achatados, parecendo panquequinhas! Como eu faço para eles ficarem com aquela carinha craquelada, bem sequinha? Fora a temperatura da manteiga, que não pode estar muito derretida, eu posso assumir que assando no forno médio está ok? Eu li em vários sites americanos que (i) não pode misturar demais; (ii) é sempre bom deixar a massa descansar por uns 10 min, mas não pode deixar tempo demais; e (iii) depois de colocar na forma, é bom deixar no freezer por uns 5 ou 10 min. Tudo isso procede?

Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Maya, o que pode estar acontecendo com os teus cookies é tempo de forno e/ou temperatura de forno.
Quanto às dicas que você leu, desconheço - algumas receitas pedem para gelar a massa, etc, mas não é padrão.
Boa sorte!

Grêdja Almeida disse...

Meu Deus, o que são esses cookies??? fiz hj pra uma reunião com amigas, comi quase tudo com meu marido antes de começar a festa, rsrsrs...
Obrigada pela receita e pelas dicas.
Aliás, esqueci de dizer que sou leitora do blog já faz bastante tempo, só nunca comento, parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Grêdja, que notícia ótima! Obrigada por vir me contar - fiquei super feliz!
Beijo!

Anônimo disse...

Vou tentar fazer a receita, na foto está parecendo aqueles cookies comprados.... vamos ver, depois eu posto pra dizer se ficaram iguais!! :)

Neyara disse...

Oi, Pat!
Acabo de fazer os cookies, super fáceis e que cheiro delicioso pela casa! Assei metade da massa e a outra metade, congelei.
Um beijo,
Neyara

Patricia Scarpin disse...

Neyara, querida, que bom saber que deram certo! Pichu adora esses biscoitos.
Beijão!

Pircezin disse...

Olá. Boa noite. Parabéns pelo Blog, é maravilhoso e delicioso! :))
Fiz essa receita, é muito gostosa, porém, depois que tirei e esperei o tempo de 5min na assadeira, como mencionou, meus cookies ficaram murchos :(( O que será que aconteceu? Acho que devia ter deixado mais tempo no forno, será? Obrigada desde já. :)

Patricia Scarpin disse...

Pircezin, acho que os seus biscoitos não assaram tanto quanto deveriam. Talvez vc precise checar a temperatura do forno.
Boa sorte!

Glogg the Blog disse...

que delícia, Patrícia!
e faz também rima!!!!
muito chocolatudos também aqueles da Dorie Greenspan...
obrigado!
abs
Biagio

Patricia Scarpin disse...

Biagio, eu é que agradeço, que bom saber que você gostou da receita!
Um abraço!