quinta-feira, agosto 23, 2007

Canelone de ricota e ervas

English version

Herb ricotta cannelloni

É engraçado/curioso como podemos passar um tempão com as pessoas e ainda não saber milhares de coisas sobre elas. Ou achar que sabemos algo, mas não o sabemos de fato (este não vai ser um post filosófico, prometo).

Estava folheando alguns livros em busca de uma receita para o almoço quando de repente o João olhou para uma foto e disse "por que você não faz isso?" - olhei para ele e respondi "mas você não gosta de canelone. E não gosta de ricota também".
"Claro que gosto de canelone. E definitivamente provaria o seu canelone de ricota - mas não coloque espinafre, por favor"

Depois de o meu queixo voltar ao seu devido lugar, ele foi ao mercado comprar os ingredientes e eu fiquei feliz por ele estar disposto a provar novas comidinhas. :)

WHB

Este post será a minha contribuição para este Weekend Herb Blogging, desta vez hosted pelo Scott, do Real Epicurean.

Herb ricotta cannelloni

Adaptei uma receita deste livro e usei uma combinação de salsinha, cebolinha e manjericão para substituir o espinafre.

Canelone de ricota e ervas
adaptei do Modern Classics Book 1

- xícara medidora de 240ml

500ml de molho de tomate da sua preferência
8 folhas de lasanha fresca*
½ xícara de queijo parmesão ralado (extra)

Recheio:
750g de ricota
2 colheres (sopa) de azeite de oliva**
4 colheres (sopa) de salsinha picada
4 colheres (sopa) de manjericão picado
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 xícara de parmesão ralado (bem fininho)
½ xícara de farelo de pão – fiz em casa usando um restinho de pão italiano do dia anterior
sal e pimenta do reino moída na hora

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Para fazer o recheio, misture a ricota, o azeite, a salsinha, o manjericão, a cebolinha, o parmesão, o farelo de pão, o sal e a pimenta.
Espalhe 1/3 do molho de tomate em um refratário untado.
Coloque a folha de lasanha em uma superfície plana, coloque um pouco do recheio e enrole, formando um canelone. Coloque-o no refratário com a emenda virada para baixo. Repita o processo com as demais folhas.
Espalhe o restante do molho de tomate sobre os canelones, salpique com o parmesão extra e leve ao forno por 25-30 minutos ou até que esteja bem aquecido.

* usei uma massa do tipo pré-cozida e cozinhei cada folha em água fervente por poucos minutos, passando-as diretamente para um prato com água fria. Depois disso, continuei a receita normalmente.
** adicionei azeite porque a ricota estava um tanto esfarelada – assim o recheio ficou mais uniforme.

Rend.: 4 porções

Herb ricotta cannelloni

21 comentários:

Heidi disse...

Como gosto de canelone, e com estas ervas deve ter ficado com um sabor sensacional. ;) abraços.

Laurinha disse...

Que delícia, adoro ricota (em casa só eu, sniff), este canelone deve ter ficado bem leve e saboroso, com certeza.
Beijinhos,

Agdah disse...

Menina, estou com uma receita de caneloni para fazer faz tempo...

Silvia Arruda disse...

Eu adoro caneloni. Estes que vc fez está com uma cara linda!! Mesmo se colocasse espinafre, seu marido ia comer e lamber os beiços hehehehe

Elvira disse...

Divinal! Adoro! :-)

E não me importa se leva espinafres, apesar de essa versão com ervas parecer muiiiiiiiiito boa!

Marizé disse...

Que fotos lindas. Bem esses canelones deixaram-me a salivar. Parabens

Marcia da Paz disse...

Que gostosos e saborosos seus canelones, qdo a conhecer é so o convivio e o dia a dia que é sempre um aprendizado, q legal q seu marido compartilhou mas essa delicia ......bjkz

Anônimo disse...

Vai ser a primeira receita quando eu voltar às massas. Mas com muito espinafre também, que eu amo.

A simplicista... disse...

Puxa, nunca pensei em substituir o espinafre por ervas... Imaginaria que o sabor ficasse pronunciado demais. Mas parece tããooo bom esse seu!
Ah, obrigada pela visita no meu blog. Espero que não se importe por eu tê-la linkado.

Marïana disse...

Oi!
Adoro seu blog,queria te dar os parábens pelas receitas maravilhosas e dizer que até já testei algumas!

um abraço!

94025 disse...

Fiz uma massa de canelone uma vez que era com batatas cruas raladas, muito leve. Os seus parecem ótmos também. Eu amo manjericão.

Patricia Scarpin disse...

Dinha, ficou bem gostoso, achei que as ervas combinaram super bem com a ricota!

Laurinha, também adoro! E uso pouco, deveria usar mais.
xoxo

Agdá, quero ver essa sua receita.

Si, ele é enjoado pra comer mais quando era solteiro era muito pior. risos

Elvira, obrigada, querida! Eu também adoro espinafre, vou fazer qualquer hora.

Marizé, obrigada!

Marcinha, esse prato é bem prático e você pode deixar na geladeira, já pronto, e depois esquentar na hora de servir, amiga.
xoxo

Tina, depois me conta, querida.

Oi, Simplicista, obrigada pela visita e também pelo link! É claro que não me importo, pelo contrário!

Marïana, obrigada! Que bom saber que tenho mais uma leitora!

94025, tb amamos manjericão lá em casa. O João não gostava mas depois que plantei na varanda e comecei a usar em tudo ele passou a adorar.
Essa sua massa me parece interessante!

Ana disse...

Nossa, me deu até vontade de aprender a cozinhar! Queria tanto ter essa habilidade... beijoca!

Valentina disse...

Ah, voce falou uma verdade. Mas as supresas são ótimas também. É bom surpreender. canelone é muito bom.

Sarita disse...

Oi Patricia também costumo fazer canelones,e tenho uma receita bem fácil e deliciosa.A sua também tem um aspecto delicioso.
Bjitos

Carla Ventura disse...

Eu gosto tanto de coisinha de ricota! Eu até usaria o espinafre, mas o manjricão dá um sabor tão bom! Quero experimentar! :)

Ana disse...

Ai que delicia, esta lindo Patricia!!!
Adoro ricota com ervas!!!
Ana

Patricia Scarpin disse...

Ana, se vc aparecer por Sampa qualquer hora faço um almocinho jóia pra nós, tá?
xoxo

Tina, também gosto de surpresas, essa aqui foi uma boa surpresa.

Sara, obrigada pela visita, beijos!

Carla, eu sou doidinha por manjericão, menina. :)

Ana, também adoro, querida!
Beijos!

Ana disse...

Oba! E quando vc vier ao Rio, te ofereço minha cozinha, viu? rs (ou te convido pra comer fora! Vc escolhe!)

Cris disse...

Ponto para o João! Meu marido diria não à ricota e talvez um sim para o espinafre!

Anônimo disse...

Considerei uma dica o azeite na ricota pra incorporar, eu ainda não havia pensado nisso...
Às vezes uso aquelas conchas grandes de macarrão também, elas rasgam quando cozinhadas com menor frequência que a lasanha, fica bonito o prato e quem faz não tem com se frustrar por não conseguir fazer os rolinhos, delícia...
Adoro o blog, tenho ele a tempos na minha lista de preferidos.
Mas olha, o que me apaixona mesmo são as fotos, como também sou apaixonada por sobremesas, o visual para mim é irresistível...Vou passar a provar algumas receitas suas.
bj