Às vezes me pego pensando porque demoro séculos para escolher certas receitas. Num minuto me decido por uma para no próximo segundo mudar de idéia. Sou mesmo complicada. :)
Só para variar, foi isso que aconteceu quando tentei escolher o que fazer para este “Waiter there’s something in my… bread”.
Ontem, no último minuto antes de ir para casa, resolvi usar esta receita (já fiz uns cookies deste site e ficaram ótimos).
Que decisão boa! A massa é tão macia que você não vai acreditar. Deliciosa de sovar e cresce bem.
Fiquei tão feliz com o resultado que já planejo fazer este pão muitas outras vezes, usando sabores diferentes de geléia – mesmo framboesa sendo a minha favorita.
Pão recheado com geléia de framboesa
* xícara medidora de 240ml
Massa:
120ml (½ xícara) de leite morno
80ml (1/3 xícara) de água morna
7g de fermento biológico instantâneo
420 a 490g (3 a 3 ½ xícaras) de farinha de trigo – precisei de 430g
50g (¼ xícara) de açúcar
57g (¼ xícara) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo
1 1/8 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de geléia de framboesa sem sementes – usei 3 colheres (sopa); não encontrei e então passei a que tinha pela peneira. Mesmo assim, ainda restaram algumas sementinhas.
Cobertura:
90g (¾ xícara) de açúcar de confeiteiro
1 a 2 colheres (sopa) de suco de laranja – usei 1 ½ colheres
1 colher (chá) de raspas de laranja, se desejar - mas estava correndo e pulei esta etapa
Misture o leite e a água numa tigela grande; adicione o fermento e mexa para dissolvê-lo. Adicione 385g (2 ¾ xícaras) da farinha, o açúcar, a manteiga, o ovo e 1 colher (chá) do sal. Misture bem até obter uma massa.
Coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada. Sove levemente e vá adicionando o restante da farinha, 1 colher (sopa) por vez, e sovando até a massa ficar lisa (5 a 10 minutos). Transfira a massa para uma tigela untada com óleo e vire-a para untá-la também. Cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho (45 a 60 minutos).
Volte a massa para a superfície levemente enfarinhada e sove levemente por 30 segundos. Cubra e deixe descansar 10 minutos.
Abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 37x25cm. Misture a geléia e o restante do sal numa tigelinha e espalhe este recheio na massa aberta, deixando aprox. 1,5cm das beiradas sem geléia.
Enrole a massa como um rocambole começando pelo lado maior. Transfira o pão para uma assadeira grande untada e uma as duas pontas, formando um círculo. Aperte bem as pontinhas para juntá-las.
Usando uma faca de serra ou uma tesoura de cozinha, faça cortes na massa com ¾ de profundidade (os cortes terão 3,75cm de distância uns dos outros). Torça cada parte do pão para o lado, formando um anel – tive dificuldade aqui. :S
Cubra e deixe crescer novamente por 30 a 45 minutos.
Pré-aqueça o forno a 175ºC e asse o pão por 20 a 30 minutos ou até que esteja dourado – a receita não pedia mas decidi pincelar o pão com leite antes de assar.
Remova da assadeira e deixe esfriar sobre uma grelha.
Enquanto isso, misture o açúcar, 1 colher (sopa) de suco de laranja e as raspinhas de laranja numa tigelinha. Adicione mais suco até obter a consistência desejada.
Derrame sobre o pão já frio.
Rend.: 16 porções
quarta-feira, abril 25, 2007
Pão recheado com geléia de framboesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
patricia, quando for ao brasil acho que vou dar uma passadinha na tua casa, pra tomar um cafezinho! ;)
menina, que sortudo esse joao, hein? :D eu sempre fico - literalmente - com agua na boca quando leio teu blog! assim nao vale!
Adoro pão caseiro, mas so está estoria, espera a massa crescer, agora mais um pouquinho, não tenho paciencia e desisto sempre de fazer, mas olhando os seus até da vontade de se arriscar, rsrsrsrs, bjks
Patrícia, não sei se conseguiria fazer assim a torcidinha que você descreveu, mas está maravilhoso! Também mandei a receita de English muffin bread (do blog em inglês) para lá ontem a noite. Bjs!
Pat, seu pão está lindo. Eu tenho uma certa dificuldade com pães, nenhum q eu preparei ficou bom do jeito q eu queria :(
O que é fermento biológico instântaneo? Aquele em pó?
Achei este pao tao lindo!!!
q inveja desses paes tao bonitos q vc faz! e devem ficar fofinhos, cheirosos e deliciosos :-)!
os paes ainda estao na categoria de receitas 'a serem dominadas' :-)!
beijinhos, miki
O resultado é muito apetitoso para um lanchinho ...
Patricia, que pão maravilhoso! Lindo e deu vontade de ir sovar este pão agora mesmo! Vais arrasar neste evento, amiga! ;-)
Patrícia perfeito! Como você é caprichosa.
Ju, obrigada! Passa aqui sim, vou te "subornar" com bolos e pães e você me conta tudo sobre Londres. ;)
Marcinha, vc esquece que tenho isso no sangue? Minha avó faz pão todo dia, amiga. ;)
Cris, eu tb não consegui a torcidinha, amiga. Que legal vc ter participado também!
Si, é aquele em pó, sim - na verdade são uns grãozinhos super minúsculos. Tenho certeza de que se vc treinar vai virar uma padeira de mão cheia. ;)
Tina, obrigada, querida!
Miki, vc vai dominar rapidinho, sei disso!
xoxo
Brikebrok, obrigada pela visita!
Akemi, obrigada! Sabe que eu adoro quando vc faz pães aí?
Eli, obrigada, amiga!
simplesmente adorei a receita e as fotos me deram água na boca! já entrou na minha listinha de receitas pra fazer urgentemente.
linkei seu blog, espero que não tenha problema!
beijo!
Querida Patricia,
Não se quer juntar à nossa comunidade de blogues de culinária em língua portuguesa...? Fica aqui:
http://www.cozinhasdomundo.com/
Bjs.
Patricia, que coisa linda! Digna de capa da Gula!
Parabéns!
Um abraço!
www.mangiachetefabene.wordpress.com
que pao lindo e gostoso com certeza ! bjs
Magnífico!! Assim como a Miki, eu também preciso dominar os pães. Um beijo.
Oi Patricia, fiz esta receita com geleia de framboesa, que acabei de fazer. A massa ficou muito boa, fiz do jeito que voce ensinou. Ficou muito bonito, penso fazer algum dia recheado com coco.
Muito obrigada, beijos
Susan
Postar um comentário