quarta-feira, março 28, 2007

Coração de chocolate recheado com beijinho

English version

Chocolate heart filled with beijinho

Quando vi que haveria um evento de foodblogs sobre Páscoa quis participar na hora – pensei em fazer um ovo de Páscoa com as cascas recheadas como alguns que fiz ano passado.
Infelizmente, com o calor de 32ºC que vem fazendo aqui fica praticamente impossível mexer com chocolate.
Tentei no final de semana fazer o ovo mas sem muito sucesso. Ontem à noite resolvi tentar novamente e optei por algo menor – um coraçãozinho.
Não ficou perfeito mas pelo menos consegui fazer algumas fotos e mostrar a idéia a vocês.

As quantidades abaixo são para um molde de coração de aprox. 8cm – você pode adaptar para fazer corações ou ovos maiores. Também pode variar os recheios: brigadeiro, doce de leite, Nutella, ganaches firmes... Só não escolha algo muito mole pois ficará difícil selar o recheio com o chocolate sem que se misturem.

Chocolate heart filled with beijinho

Coração de chocolate recheado com beijinho

200g de chocolate – ao leite, meio-amargo, amargo ou branco

Beijinho:
½ lata de leite condensado (197g)
½ colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de coco ralado

Prepare o recheio: misture os três ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe até o ponto desejado: por mais tempo para um beijinho mais firme e por menos para que fique mais molinho.
Despeje num prato untado com manteiga e deixe esfriar completamente antes de usar.

Pique o chocolate e coloque numa tigela de vidro. Derreta-o em banho-maria ou no microondas.
Faça a temperagem – tem que ser corretamente caso contrário o chocolate não vai endurecer, vai perder brilho e “suar” mesmo depois de pronto.
Eu faço a temperagem numa pedra de granito que uso somente para isso. É um método mais rápido e para grandes quantidades, como fiz ano passado, imprescindível.
Com a ajuda de uma colher ou pincel adequado, espalhe uma porção de chocolate em cada molde até cobrir todo o fundo – não faça uma camada muito grossa. Leve à geladeira até que seque e fique firme.
Repita o processo mais duas vezes em cada metade do coração. Deixe secar bem.
Novamente com a ajuda de uma colher, aplique metade do recheio em cada parte do coração. Deixe uma beiradinha sem recheio para que você consiga “fechar” com chocolate depois.
Leve à geladeira por alguns minutos.
Retire e finalize o coração: espalhe chocolate por cima do recheio e vá tampando com a ajuda da colher. Feche até as beiradas de cada parte do coração. Caso esta camada fique muito fina, repita o processo.
Leve à geladeira até que o molde fique esbranquiçado por baixo – sinal de que o chocolate se soltou. Segure o molde pelas abas pois o calor das mãos pode manchar o chocolate.
Vire as metades do coração sobre um pedaço de papel manteiga e espere 4 horas para embalar.
Embale com papel chumbo – que ao contrário do papel alumínio não aquece os alimentos – e finalize a embalagem como desejar.

Rend.: um coração de aprox. 420g, sem bombons*

* para que os ovos de Páscoa tenham sempre o mesmo peso, você deve levar em consideração a seguinte proporção: 80% do peso do ovo é referente às cascas e 20% é referente aos bombons. Estes 80% devem ser divididos entre as duas metades do ovo. Para controlar o peso, use uma balança precisa.
Ao se fazer cascas recheadas, use sempre uma forma com capacidade um pouco menor. Por exemplo: para fazer um ovo recheado de 750g, use a forma para ovos de 500g.
Tome cuidado com a proporção de recheio em cada metade, caso contrário não haverá espaço para acomodar os bombons.

18 comentários:

bia disse...

uau, ficou lindo, imagina entao se ficasse perfeito ? Para mim esta perfeitinho ! Adorei a ideia, deve ficar uma delicia.

Cris disse...

Ah Patrícia, eu aqui com fome e este coração lindo pulando na minha frente? Ainda não me atrevi a fazer ovos de Páscoa, mas suas dicas são ótimas. Bjs!

Silvia Arruda disse...

Pat, este ovo ficou lindo, lindo, lindo, como tudo que vc faz... meu deus, este beijinho saindo da casca tá de matar!! Parabéns!! Vc tem mãos de fada!!! :D

Flavinha disse...

Menina do céu
Eu fiquei com tanta, mais tanta vontade que eu quero esse ovo... ai ai ai
Vc faz pra vender?
BJs

Akemi disse...

Também acho que ficaram perfeitos, Patricia! Que delícia deve ser.. esse beijinho escorrendo na última foto está de enlouquecer!

Eliana Scaramal disse...

Ficou lindo! Eu também estou fazendo ovos de páscoa, e estou utilizando recheio de trufa no meio da casca. Trufa de limão, iogurte, maracujá e por ai vai. Vou fazer um de beijinho também. :)

Maria Helena disse...

Lindo lindo lindo e gostoso! :p
Ai, ai.

Nem vou me atrever a mexer com chocolate nesse calorão daqui...rs...

Bjs

Marcia da Paz disse...

Oi amiga, pensei ter feito algo de errado, alguns dias atrás me arrisquei em fazer o ovo de páscoa quem disse que consegui com esse calor, pensei q tivesse errado na tempera......mas o seu coração esta lindo fiz um coração mas mesclado ficou bonito, mas não perfeito né bjs

Elvira disse...

Caros amigos e amigas,

Como devem ter notado, os blogues de culinária em língua portuguesa estão tornando-se um fenómeno de sociedade. Já podemos até falar de uma verdadeira comunidade de blogueiros e blogueiras que partilham interesses comuns pela gastronomia, as boas mesas, o vinho... Em suma a arte de bem viver.

Todos esses factos incentivaram-me a criar o portal Cozinhas do Mundo: http://www.cozinhasdomundo.com/ que se encontra por enquanto em fase de teste.

Nesse portal vão aparecer diariamente todos os links para os posts publicados pelos autores dos blogues de culinária inscritos (cadastrados), permitindo que qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto possa seguir a actualidade dos seus blogues favoritos numa única vista de olhos. Já existem várias comunidades do mesmo tipo noutras línguas, como a Food Porn Watch(http://foodpornwatch.arrr.net/) em inglês e a *Blog Actu* (http://www.blog-appetit.com/web_appetit/food-blog-news.asp) francesa.

Obviamente, só aceitaremos blogues directamente relacionados com gastronomia (receitas, crítica gastronómica, vinho...) escritos principalmente em língua portuguesa.

Além de querer ser um ponto de encontro para os blogueiros e os apaixonados de comida, o site também contará num futuro próximo com entrevistas de chefes, iniciativas diversas, intercâmbios, etc.

Por enquanto, convido-vos a visitar o site http://www.cozinhasdomundo.com/ e a registar/cadastrar os vossos blogues.

Agradeço desde já a vossa colaboração e amizade.

Um abraço,

Dadivosa disse...

Patrícia, você deu forma, vida e gostosura àquela expressão "um beijo no coração", né?

;***

valentina disse...

Pat, um sonho. Nem tenho muito a dizer. E realmente esta última foto está de arrasar.bjocas

Manú disse...

Oie!!!
Ô Patrícia, você não quer me mandar um desses coraçõezinhos de presente, não? Em troca eu te mando a cuca de canela e mel (que na cara de pau ainda não coloquei a receita...), vai?
Hehehe!!!
Bjo!

Cinara disse...

Que combinação mais deliciosa, Pat!! Só você para inventar estas gostosuras, amiga... Vou mostrar já para a minha amiga Lígia, que faz ovos de Páscoa para toda a família dela! ;o) Bjs!

Patricia Scarpin disse...

Bia, obrigada! O recheio é muito gostoso.

Cris, eu adorei fazer o ano passado, mas esse ano está quente demais.

Silvia, obrigada, querida!!

Flavinha, eu vendi no ano passado, mas foi bem cansativo conciliar com o trabalho no escritório!

Akemi, o beijinho é a minha parte favorita, amiga!

Eli, fiz vários de trufa ano passado. Trufa de maracujá (a minha preferida), cereja, limão. Fica muito bom!

Maria Helena, está impossível, viu?

Marcinha, eu queria ter feito mesclado mas não tinha mais chocolate branco em casa!
Está difícil mexer com chocolate esse ano, amiga.

Elvira, vou conferir!

Dadi, você sempre tão doce!

Tina, eu queria muito mostrar o recheio e tive que "quebrar" o pobre coraçãozinho. risos

Manú, se o danado chegasse inteiro eu trocaria sim! :)

Ci, obrigada! Espero que a Lígia goste!

Beijos, meninas!

Lila disse...

com esse calor é impraticável mexer com chocolate, até pra comprar no mercado acho que só na véspera senão vamos ficar só com o papel nas mãos...
o seu coração está de dar água na boca!
beijo

Anônimo disse...

Adorei a receita e as dicas

Priscila disse...

otima receita,bem explicadinho estava procurando essa receita e vou fazer,só tenho uma duvida,depois de pronto tem que conservar na geladeira por causa do recheio ?

Patricia Scarpin disse...

Priscilla, chocolate não se conserva na geladeira.

Related Posts with Thumbnails