quarta-feira, março 07, 2007

Bolo de fubá cozido

English version

Cooked cornmeal cake

Estou prometendo um bolo de fubá para o meu pai há um tempão – e ele realmente NÃO esquece promessas desse tipo e me cobrava toda hora. :D

Fui direto ao blog da Akemi pois bolo de fubá é com ela mesma! Só não usei a goiabada pois meu pai não gosta muito.

Que receita maravilhosa, amiga!! Apesar de ser de fubá, o bolo é úmido, além de muito saboroso:

Na minha opinião, esta receita só tem uma coisa difícil: não comer a panela toda de fubá cozido - tão docinho, delícia!
Papito adorou e já me intimou a mandar outro bolo pra ele logo!

Bolo de fubá cozido

320g de fubá
250g de açúcar
400ml de leite
150ml de óleo de canola
uma pitada de sal
3 ovos grandes
1 colher (sopa) de fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma forma de anel de 24cm de diâmetro ou forminhas de muffins com manteiga e polvilhe com açúcar e canela – polvilhei com fubá pra ficar bem amarelinho.
Coloque o fubá, o açúcar, o leite, o óleo e o sal numa panela e misture bem até dissolver o fubá. Leve ao fogo médio/forte e vá misturando com colher de pau sempre até engrossar. Cuidado para não empelotar! Uma dica: quando começar a engrossar e a formar pelotas, vire rapidamente a colher no sentido horário e anti-horário até a massa ficar lisa.
Despeje a massa numa outra tigela e deixe amornar. Vá adicionando os ovos um a um, misturando bem a cada vez. Por último coloque o fermento em pó. Mexa bem e despeje na forma preparada.
Leve ao forno por cerca de 40 minutos – faça o teste do palito.
Retire e deixe esfriar alguns minutos antes de desenformar.

Rend.: 10-12 porções

Cooked cornmeal cake

25 comentários:

Elvira disse...

Fiz um bolo de fubá recentemente e adorei! O seu parece tão fofinho e delicioso...! :-)

Akemi disse...

Querida Patricia, ao ler seu mail, vim correndo ver seu bolo! Que lindo e o café é realmente indispensável!
Adorei seu post, seu carinho todo, obrigada, amiga!
Não pude deixar de sorrir com a parte que vc diz que se segurou para não comer o fubá cozido! rsss
Acho que vc me inspirou a preparar um bolo de fubá que estou namorando faz tempo! ;-)
Beijos

Marcia da Paz disse...

Nossa que delicia, não conhecia essa receita com fubá cozido, bem diferente, mas vendo se percebe que o bolo fica bem macio e fofo, acho q vou experimentar !!!bjs

Eli disse...

Está lindo o bolo! Eu também já fiz essa receita da Akemi é mesmo maravilhosa, depois que postei no blog eu repeti enumeras vezes. :)

Cris disse...

Esta receita tem um ar de nostalgia né, seu pai deve ter gostado, minha mãe fala que era assim que faziam bolo antigamente, com a diferença que assavam na brasa! :-) Bjs!

colher-de-pau disse...

Andava à muito tempo para fazer bolo de fubá, mas não encontrava nenhuma receita que me agradasse!
Este fim de semana vou fazer o seu bolinho!

Karen disse...

Preciso fazer um bolo de fubá urgentemente!

Anônimo disse...

oi Patrícia, adoro bolo de fubá e esse parece maravilhoso, eu sempre faço um que fica cremoso, vc.conhece?
beijo

Pri disse...

Amo bolo de fubá... a grande questão é deixar ele fofo e grande assim!
Os meus sempre ficam baixinhos... o problema deve ser o forno... rs!
Muito boa esta receita... vou testar logo logo!!
Bjinhos :o)

Anônimo disse...

Oi,adorei seu blog! parabéns!
o meu é
http://andrearodrigues.blogspot.com
passa lá!

Andrea Rodrigues

Lua Limaverde disse...

Patricia, que delícia de bolo, querida, fiquei imaginando seu pai: "Patricia, cadê meu bolo?" rs.
Deu uma vontade...... :)

Fer Guimaraes Rosa disse...

deusmeu, que bolo eh esse, Patricia? nunca vi coisa mais gordinha, fofinha, deve ter ficado delicia total! bjs,

Patricia Scarpin disse...

Elvira, obrigada! Bolo de fubá é bom demais, não é?

Akemi, você é um doce mesmo, amiga. Suas receitas são sempre maravilhosas, tem tantas em que estou de olho, vc nem imagina!
Aquele creminho de fubá doce é delicioso, risos.
E aquele que vc postou esses dias será feito para o papito em breve. ;)

Marcinha, minha avó faz muito bolo de fubá cozido usando Milharina no lugar do fubá. Fica maravilhoso também!

Eli, obrigada! O seu ficou lindão também, amiga!

Cris, ele adorou, viu? Comeu tanto, risos. Minha mãe sempre fazia muitos bolos e sobremesas em casa, ele era bem mimado!

Colher de pau, vou torcer para que vc goste!

Karen, faça sim. ;)

Lila, conheço sim! Tem um que leva queijo ralado também. Obrigada pela visita!

Pri, compre um termômetro de forno. Não é caro e vc vai sempre saber a temperatura correta, nem sempre correspondente às marcadas pelos botões do fogão.

Andrea, obrigada!

Luna, ele é cara de pau, viu, amiga? Uma outra vez ficou me infernizando por causa de um pudim de leite condensado. Não sossegou enquanto não fiz. risos

Fezoca, querida, obrigada! O meu paizinho gostou muito! :)

Beijos a todas!!

Beatriz Belliard disse...

Fuba, estou ficando com desejo , alias ja tem tempo que estou !!! Este bolo ficou tao bonito ! Tenho que fazer esta semana um bolo de fuba ! bjs

Cris disse...

Patrícia! Agradeço imensamente a dica da loja que vende cardamomo!!! Vou ver se entregam e fazer uma receitinha. Bjs! Bom finde!

Valentina disse...

Pat, que lindo que ficou este bolo. E este café aí do lado só esperando por mim.rss rss Pena que me atrasei.Agora vai estar frio. Gosto de bolo em que a massa do fubá é preparado desta forma.bjocas

Anabela martins disse...

Olá
Gostaria que me desse a seguinte informação: Comprei Fubá para fazer este bolo, mas o fubá era branquinho mesmo, desisti de fazer o bolo pk ele de certeza nunca ficaria com o aspecto do seu, será que me enganei na compra ou poderei susbtituir por farinha de milho amarelinho,? Nem sei se existem varias variedades de Fubá, aquele que encontrei á venda como Fuba e branco, se me puder esclarecer, agradeço.

anabela

Patricia Scarpin disse...

Bia, fazia um tempão que eu não fazia bolo de fubá também!

Cris, vou torcer pra dar certo!

Valentina, minha querida, faço outro cafezinho pra vc, no capricho e fresquinho. :D

Anabela, obrigada pela visita! Não conheço fubá branco - pesquisei rapidamente no Google e li que não há diferença de sabor, apenas na cor. Então se vc quiser um bolo amarelinho vai precisar usar o outro fubá. Ah, este bolo fica delicioso também com Milharina. Dá uma olhadinha aqui e veja mais receitinhas com o fubá branco:
http://caras.uol.com.br/cozinha/cozinha_41.htm

Beijos a todas!

Flávia disse...

Oieeee
Fiz seu bolo de maça, mas acho que coloquei numa forma grande demais... ele ficou baixinho, e não pareceu bolo, pareceu um pudim duro sabe? Acho que errei nas medidas, porque não tinha medidor e fiz tudo no olhometro. Apesar disso, ele ficou delicioso e todos gostaram
beijokas e boa semana

Unknown disse...

oi Patricia!! sou grande fan do seu blogg!!
e adoro as receitas de cookies! fantásticas...
Pergunta...eu fiz esse bolo já varias vezes e fica delicioso! quando eu tiro murcha um pouquinho só no topo do bolo, o sabor fica ótimo e tudo perfeito, mas quero saber porque murcha um pouquinho e não fica como quando esta no forno?? quero que fique perfeito!!

beijos e parabéns...
tudo mundo aqui em casa ta adorando as tuas receitas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Sol! Tudo bem?
Geralmente bolo murcha ao ser tirado do forno porque o forno estava quente demais...
Beijo e obrigada!

Anônimo disse...

Este bolo é optimo! Fiz cá em casa e todos adoraram :)

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, que notícia boa! Deixe o seu nome da próxima vez! :D

Miuda disse...

Querida Pati! Mil vezes obrigada por essa receita! Já fiz várias vezes esse bolo de fubá e hoje coloquei a receita no blog, para lhe agradecer mais uma vez! Está aquí:
http://verdadedesabor.blogspot.com/2012/08/bolo-de-fuba-cozido.html

É uma delíiiicia! Muito obrigada! =)

Beijinhos***

Unknown disse...

Maravilhoso! Muito obrigada.