segunda-feira, março 05, 2007

Panquecas de canela

English version

Cinnamon pancakes

Quando vi que o “Rei da Quinzena” do Colher de Tacho era canela fiquei pra lá de empolgada – minhas queridas leitoras sabem o quanto amo este ingrediente!
A receita que eu tinha em mente não deu certo, mas não vou desistir – tentarei prepará-la novamente antes do deadline.
Enquanto isso, participo com as panquequinhas abaixo – absolutamente deliciosas!!

Mas cuidado: o sabor da canela é marcante, só recomendo mesmo a quem gosta da danada. A Nic diz para servir com maple syrup – eu as comi com mel e ficaram sensacionais.

Panquecas de canela

140g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela
240ml de leite – usei semi-desnatado
1 ovo
1 colher (sopa) de manteiga derretida – opcional, eu usei

Peneire a farinha e o fermento em uma tigela média, junte a canela, o sal e o açúcar.
Em uma outra tigelinha, misture bem o ovo, o leite e a manteiga (se decidir usar). Despeje os ingredientes líquidos nos secos e mexa – a mistura vai ficar com algumas pelotinhas, mas não tem problema.
Aqueça uma frigideira anti-aderente em fogo médio/alto – preferi fazer em fogo baixo.
Despeje porções de massa na frigideira – usei minha colher medida com capacidade para 1 ½ colher de sopa e fiz panquequinhas – e deixe fritar. Quando as bordas estiverem secas e bolhas se formarem na superfície da panquecas, vire-as e deixe dourar o outro lado.
Sirva imediatamente com maple syrup ou mel.

Rend.: aprox. 20 unidades

Cinnamon pancakes

19 comentários:

Eli disse...

Ai que pecado essa foto, e essa ultima com mel pingando?!?! Amiga isso não se faz, não não. Estou morrendo aqui, as panquequinhas vão passar por aqui no final de semana :) adorei querida!

Akemi disse...

Concordo com a Eliana, estas panquecas estão um arraso! Com certeza serão um ótimo café da manhã de domingo!

Flávia disse...

Paty
Eu amo bordar sim. Ponto cruz e ponto russo. Tb me atrevo com alguns pontos hiper mega básicos de croche rs
Sua blog é tão apetitoso rs, essas panquecas me mataram do coração... ai q fome.
BEIJOKAS

Cris disse...

Patrícia, que coisa mais deliciosa, assim você nos tira de qualquer dieta! Bjs!

Unknown disse...

Pat, canela é tuuuuudo! otimas, essas suas panquecas.
baci!

Anônimo disse...

Hum, Paty, canela não é comigo...
Vou esperar o próximo rei da semana...
hehehehehehehe
Beijo.

Cinara disse...

Que linda pilha de panquecas, Pat!! A canela deixa as panquecas "pintadinhas", e ainda mais apetitosas... Nhami!! ;o) Beijão!

Lua Limaverde disse...

Patricia, que lindas, meu marido não pode ver isso não, ele vai me pedir pra fazer na hora! rs

Flávia disse...

Receitinha nova no meu blog
Aguardo sua visita
beijokas

Agdah disse...

Pena que aqui em casa só eu aprecio essas fofinhas. A foto ficou legal

Marcia da Paz disse...

Oi Pat que tentação, meu filho vivi pedindo pra fazer as panquecas redondas dos desenho, acho que até q vc já postou????, agora pra ele não sei se a canela seria uma boa pedida , será q vira com geleia???? bjks

Patricia Scarpin disse...

Eli, espero que o Raphinha goste!

Akemi, se vc fizer adoraria vê-las no seu blog, amiga.

Flavinha, que bom! Adoro bordar também. Mas só sei ponto cruz.

Cris, obrigada! Tb sofro aqui amiga. risos

Viv, também acho canela tuuudo! risos

Marcinha, vou ficar ansiosa pra ver o que vc vai aprontar. :)

Ci, obrigada!! Elas ficaram sardentas, como eu. risos

Luna, esses nossos maridos são muito "zoiúdos", não? :)

Flavinha, vou lá checar.

Agdá, obrigada!

Marcinha, nem todas as crianças gostam de canela, faça a outra receitinha pra ele, tem aqui olha:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2006/07/panquecas-americanas.html

Beijão a todas!

Cris disse...

Patricia, voçê sabe que eu também sou doida por canela, aquele aroma...ai, ai e essas panquecas devem ser divinais eu vou fazê-las podes crer!!!!e se o sabor é marcante ainda melhor, pois eu gosto mesmo da danada!!! :0)
Beijinhos
Cris

Dani disse...

Vim aqui agradecer a receita: as panquecas ficaram ótimas! Só acrescentei um pouco mais de açúcar à receita, porque a gente aqui é formiga. Ficou excelente com mel e com geléia de amora. E o sabor da canela é super delicado (e cheiroso). Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Daniela! Tudo bem?
Obrigada a você por vir me contar! Fico feliz sabendo que gostaram das panquequinhas.
Um beijo!

Raíssa disse...

Testei essa receita hoje à noite e ADOREI! As panquecas ficaram ótimas e não grudaram nem um pouco na frigideira.
(Na dúvida, untei com um pouco de margarina. Dá pra fazer sem?)

O pessoal de casa comeu com goiabada derretida... uma delícia!

Parabéns! :D

Patricia Scarpin disse...

Raíssa, que bom que todos gostaram! Adorei saber. Dá pra fazer sem untar a frigideira se ela estiver com o Teflon bom, sem riscos.
Obrigada por vir aqui me contar!

Ive Luciana Resende disse...

Patrícia, essas panquecas são um arraso!!! Tava atrás de uma receita de panquecas fofinhas e dei de cara com as suas. Para minhas surpresa, elas não eram apenas fofinhas (como eu queria), ERAM COM CANELA!!! Acho que sou tarada por canela, gosto muito mesmo. Espero não ganhar uma alergia a ela, kkkkk. Gostei do fato de não serem muito doces, assim podemos esparramar um mel ou um maple syrup sem muito peso na consciência. MUITO BOAS, ADOREI! Bjs pra vc. =)

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ive! Que bom que você gostou, menina - nem todo mundo gosta de canela (eu adoro!).
Beijo e obrigada por me contar!