segunda-feira, março 05, 2007

Salada de agrião e pão sírio com parmesão

English version

Watercress and parmesan flatbread salad

Este prato é uma combinação de duas idéias: minha decisão de fazer – e postar – mais saladas e também minha primeira participação no “Weekend Cookbook Challenge”, desta vez hosted pela Tami.

Minha salada está um pouquinho diferente da original – eu quis trocar alguns ingredientes. Mesmo assim, adorei o resultado: refrescante e saborosa!

Salada de agrião e pão sírio com parmesão
adaptada do Entertaining

200g de folhas de agrião – usei o hidropônico, que tem folhas menores
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 laranjas, descascadas e cortadas em gomos
50-75g de queijo parmesão em lascas
pimenta do reino moída

Pão sírio com parmesão:
2 pães sírios grandes (tipo pita, aquele que é “oco”) – use pão folha se preferir
35g de parmesão finamente ralado
60ml de azeite de oliva

Em uma tigela, misture o agrião, o vinagre, as laranjas, o parmesão e a pimenta – adicione sal de desejar.
Prepare os pães: corte-os ao meio, no sentido longitudinal, obtendo dois círculos. Corte cada círculo em tiras de 2,5cm aproximadamente. Misture o azeite e o queijo e pincele as tiras de pão com esta misture. Coloque as tiras debaixo de um broiler/grill bem quente e toste por 1 minuto ou até que doure. Vire e repita o processo.
Coloque 4 tiras em cada prato, cruzando-as. Cubra com a salada e sirva.

Rend.: 4 porções como entrada ou acompanhando carnes/aves/peixes grelhados como prato principal.

11 comentários:

Anônimo disse...

Patrícia, fiquei com água na boca! Adoro saladas e essa combinação ficou linda!
;***

Cris disse...

Não é uma delícia comer um prato destes? Nossos jantares são assim... regados a salada! Vou comprar um pão sírio... lá vou eu... Bjs!

Elvira disse...

Que saladinha mais fresca e vitaminada! :-)

Fer Guimaraes Rosa disse...

Vim aqui comentar uma salada de tomate com queijo que vi pelo feedreader. Ia dizer - essa sera um must no meu verao! Mas acho que essa aqui tambem sera! :-) Saladas sao a melhor coisa dessa vida - se vieram acompanhadas de PÃO, melhor ainda!! :-))) beijos,

Lua Limaverde disse...

Delícia! Mês passado também cheguei a essa resolução, Patricia, mas ainda estou engatinhando, não sou expert em fazer saladas pois sempre me dá preguiça de fazer, mas eu e o Ric já estamos nos viciando na rúcula que é uma coisa!
Essa sua vai aparecer aqui em casa com certeza, salada com pão e azeite pra mim, basta um queijinho e mais nada, prato principal!

Lídia Lopes disse...

Olá Patricia,
Saladas assim também fazem parte dos meus dias, principalmente no Verão. Aqui há tanta variedade de vegetais para saladas, uma maravilha!
Quando fizer as "pulseiras" conte a experiência. Pela minha parte estão aprovadíssimas :)
Beijos

Flávia disse...

Lindo !
Deve ter ficado delicioso... me deu muita vontade rs
Eu adoro salada com pão... coisa de italiano rs
beijokas
http://tanapanela.blogspot.com

Eli disse...

Linda apresentação! Eu adoro saladas, mas não posso comer mais esses talinhos. :(

Silvia Arruda disse...

Pat, eu adoooro saladas e dando uma voltinha básica pelos meus blogs preferidos (e olha q estou de férias, hein hehehe) me deparei com esta idéia maravilhosa e chique sua!!! Hummmm

Valentina disse...

Amiga, amei esta salada. Imagino que o agriao e a laranja tenham feito um par maravilhoso. E as cores e texturas me ganharam. Amo saladas. Lindisssima esta aqui.otima escolhe

Patricia Scarpin disse...

Dadi, querida, que bom que gostou!
xoxo

Cris, vocês fazem muitíssimo bem!Bjs!

Elvira, obrigada, querida!

Fezoca, também adoro salada com pão, viu? :)
beijos

Luna, tudo na vida tem um começo, não? É questão de nos acostumarmos. Faz bem comer assim, né, amiga?
Depois me conta!

Lidia, obrigada pela visita! Vou fazê-las, sim, pode deixar! Bjs!

Flavinha, obrigada! Tb adoro! Beijo!

Eli, coloca só as folhinhas, amiga!

Si, você é muito gentil, amiga!

Tina, comi muito, viu? risos Achei bem refrescante, perfeita pro calorão que anda fazendo por aqui.