terça-feira, setembro 12, 2006

Pão de canela (Cinnamon swirl bread)

Depois da pedra, ops, digo, pão de canela que me deixou frustradíssima, apresento esta receita -um pão tão delicioso e macio que comi metade do filão de uma só vez, ainda quentinho, saindo do forno (eu deveria ter vergonha de contar isso a vocês, mas tenho que ser sincera).

Achei a massa fácil de fazer, gostosa de pegar - além de ter crescido muuuuito, nas duas vezes em que ficou fermentando. Até fiquei com medo de na hora de assar o pão "vazar" das formas.

Estou ficando cada vez mais fã do fermento seco. Gosto muito do fresco, mas se a gente bobear um pouquinho ele vence na geladeira e daí o destino é um só: lixo. Já o seco fica lá no armário, bonitinho, para quando a vontade de fazer pão bater de repente (e a preguiça de ir ao mercado vier junto).

A receita dizia que a massa era elástica - e é, mesmo. Já nos primeiros passos, na batedeira, dava para perceber isso. Depois de sovar, deixei crescer por 1 hora (deu pra ver "House" até o final!!). Depois, mais 35 minutos.
Eu só tenho uma forma pequena de bolo inglês, então fiz o outro pão numa forma de bolo redonda de 15cm. Olhem só como ficaram:

Delicioso. Mas, como menino que procura passarinho, só vê passarinho, eu só vejo canela e da próxima vez vou caprichar mais no recheio.

P.S.: Posso afirmar, mais do que nunca, que cozinhar é uma terapia. Eu estava muito, muito triste neste feriado, devido à perda de um tio querido num acidente estúpido. Preparar este pãozinho aliviou meus pensamentos.

Pão de canela (Cinnamon swirl bread)

490g de farinha de trigo
1 pacotinho de fermento biológico seco (10g)
240ml de leite
50g de açúcar
56g de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) rasa de sal (não coloquei tudo isso, usei pouco mais de meia colherzinha)

Recheio:
50g de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó

Misture metade da farinha de trigo com o fermento na tigela da batedeira.
Em uma panelinha, aqueça o açúcar, o leite, a manteiga, mexendo para derretê-la e sem deixar a misturinha esquentar demais (deve ficar morna). Junte aos ingredientes secos e adicione o ovo. Bata na velocidade baixa por 1 minuto, mude para a velocidade alta e bata por mais 3 minutos.

Adicione aos poucos o restante da farinha e misture com uma colher de pau até obter uma massa macia. Coloque numa superfície levemente enfarinhada e sove até ficar elástica (uns 5 minutos) e faça uma bola. Coloque numa tigela levemente pincelada com óleo ou manteiga e vire a bola uma vez para que a parte de cima fique untada. Cubra com plástico PVC (ou algo assim) e deixe crescer (mais ou menos 1 hora).

Pegue a massa e dê um soco nela (seja gentil - não vale imaginar a cara do chefe nem da ex do namorado nesse momento). Divida em duas partes e deixe descansar mais 10 minutos. Abra cada parte da massa com um rolo e faça um retângulo comprido. Pincele com água. Misture os ingredientes do recheio e polvilhe metade em cada parte de massa. Feche como se fosse um rocambole, começando pelo lado menor - belisque o final da massa para vedar bem e evitar que o recheio vaze.
Coloque em formas untadas, cubra e deixe crescer novamente (35-40 minutos).
Asse em forno pré-aquecido (190ºC) até que dourem (cerca de 30 minutos).

Rend.: 1 filão de 460g e um pão mais redondinho de 470g

12 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Patricia, sinto muito pelo seu tio... :-(((
Mas cozinhar eh terapeutico mesmo!
Eu acho meditativo, especialmente as partes de cortar, lavar, mexer.
Fiquei animada com esse pao, apesar de precisar ser bem light na canela. beijao!

Valentina disse...

Ficou lindo o pao. Parece bem fofo.Alem do que sou louca por canela. Te confesso que pra mim nao tem nada como fermento fresco.Eh tao facil de mexer, e o resultado bem superior ao fresco. Mas e verdade que sua 'vida 'util' eh curta. E para aquelas horas em que da uma vontade louca de bake 'e otimo se ser no arm'ario.Fiquei besta com o rendimento pois e so 490g de farinha.bjs.

Akemi disse...

Patricia, sinto muito pela perda de seu tio... tbm aho que cozinhar e principalmente, fazer pães, é como uma terapia. Vc tira tudo da cabeça para se concentrar na comida. Os pães estão lindos e devem ter perfumado toda casa!

Anônimo disse...

Oi Patricia,triste a perda do teu tio.Ocupar com as panelas é quase sempre um conforto. Tá lindo o pão !

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada a todas pelo apoio. Vocês são super!

Fer, ele é light na canela, sim, mas eu vou exagerar na próxima. :D

Val, querida, tb fiquei passada com o rendimento da receita. Meio quilinho de farinha e quase ikg de pão. A massa cresceu horrores.


Akemi, perfumaram, sim! Difícil parar de comer. :D

Renata, obrigada! Tb gostei do resultado, definitivamente uma receita que vai pra lista de favoritas.
Manter a mente ocupada com coisas boas é o segredo nessas horas difíceis.

um beijo a todas!

Anônimo disse...

patrícia, cheguei atrasada mas queria dizer que também sinto muito pela perda... e que também sou como você, uso a magia da cozinha pra aliviar os sentimentos tristes e para potencializar os sentimentos bons :)
parabéns pelo pão, que deve ter sido feito com muito carinho!

Anônimo disse...

Fiz o pão, mas substituí a canela por duas colheres de chocolate em pó. O pão ficou maravilhoso, macio e gostoso. O gosto de chocolate ficou bem sutil e o pão ficou lindo.

Ótimo p/ tomar no café com um pouco de manteiga e café/chocolate quente.

Márcia Cardoso disse...

Patricia,desculpe-me......mas o q É pecã?
posso subistituir o cardamomo,por outra especiaria?

Patricia Scarpin disse...

Marcinha, pecã é um tipo de noz, dá uma olhada no google.
Esta receita não leva cardamomo.

lepo disse...

Gostei muito dessa idéia de fazer rocambolinho de canela. Mas sou preguiçosa e fiz uma "massa qualquer" na minha máquina mesmo....

Obrigada por compartilhar!

Marisa disse...

Patrícia fiz este paozinho doce cá em casa e foi um sucesso!
Já comprei farinha de fubá para fazer o seu bolo de fubá..vai ser o próximo que vou fazer seu!:-P

Adoro as suas receitas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marisa!
Nossa, nem lembrava mais desse pãozinho, faz tanto tempo que postei esta receita! :D
Que bom que vc gostou! Espero que goste do bolo tb.
Bj!