terça-feira, junho 19, 2018

Sablés de amendoim com chocolate e biscoitos caseiros


Biscoitos de amendoim e chocolate

Minha mãe cozinhava maravilhosamente bem e fazia bolos simples, porém deliciosos: de fubá, laranja, chocolate, formigueiro... Eram sucesso nas barraquinhas de doce das festas juninas da escola onde estudei e sempre os primeiros a serem vendidos. Cresci comendo bolos caseiros – nunca de caixinha – e foi mesmo um bolo a minha primeira tentativa de fazer algo na cozinha (a segunda também).

Diferentemente dos bolos, biscoitos caseiros foram uma novidade com que deparei já mais velha. Com exceção da boa e velha goiabinha e dos sequilhos, cujas receitas vieram da minha tia-avó e da Ofélia, respectivamente (e que davam certo todas as vezes), na adolescência cheguei a fazer umas duas ou três vezes receitas de biscoitos encontradas nas embalagens de ingredientes como amido de milho e farinha de trigo, mas os resultados foram tão pífios que nem contam.

Lá pelos idos de 2006, quando comecei a usar livros de receita americanos é que realmente aprendi o que eram biscoitos caseiros e o quanto eles eram deliciosos. A primeira vez que fiz um chocolate chip cookie como se deve percebi que nada tinham a ver com biscoitos comprados nos supermercados: ao contrário destes, os caseiros eram crocantes nas extremidades, macios no centro, pontilhados de chocolate e irresistíveis.

Com o tempo vieram outras receitas de biscoitos, de diferentes texturas e sabores, e os sablés se tornaram os meus favoritos. Os de hoje são uma variação de uma receita ótima da Alice Medrich.

Sablés de amendoim com chocolate
adaptados daqui

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (100g) de açúcar cristal
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (100g) de farinha de amendoim
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, levemente amolecida, em pedaços graúdos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ colheres (chá) de Frangelico (opcional)
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
200g de chocolate amargo ou meio amargo, picadinho – usei um com 70% de cacau

Coloque o açúcar, o sal e a farinha de amendoim na tigela da batedeira e misture em velocidade média até incorporar. Junte a manteiga, a baunilha e o Frangelico e misture em velocidade média até obter um creme. Junte a farinha e misture em velocidade baixa somente até que uma massa comece a se formar. Termine de misturar com uma espátula de silicone.

Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve à geladeira por 4 horas ou até firmar bem (os cilindros de massa podem ser guardados na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 1 mês).

Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por 12-15 minutos ou até que os biscoitos estejam dourados nas extremidades. Deixe esfriar nas assadeiras sobre gradinhas por 5 minutos e então deslize o papel com os biscoitos para a gradinha e deixe esfriar completamente. Repita o processo com o outro cilindro de massa.

Derreta 2/3 do chocolate em uma tigela pequena em banho-maria (não deixe o fundo da tigela tocar a água). Quando derreter, retire do fogo e junte o chocolate restante, misturando bem até ficar liso e homogêneo. Banhe as pontas de cada biscoito no chocolate, retire o excesso de chocolate do lado de baixo com uma espátula (senão o chocolate gruda no papel) transfira-os para uma assadeira rasa forrada com papel manteiga e deixe secar – se quiser acelerar o processo, leve à geladeira.

Os biscoitos sem a cobertura de chocolate duram até 5 dias em um recipiente hermético em temperatura ambiente. Biscoitos banhados no chocolate perdem a crocância rapidamente, portanto deixe para banhar somente no dia de servir.

Rend.: cerca de 45 unidades

Nenhum comentário: