sexta-feira, setembro 15, 2017

Bolo de laranja, canela e cravo e a segunda receita que aprendi na vida

English version

Orange, cinnamon and clove cake / Bolo de laranja, canela e cravo

Quase todo mundo que me conhece e quem lê o blog sabe que a primeira receita que aprendi foi um bolo de fubá ensinado pela minha querida tia Angélica e que já virou post por aqui. Eu tinha onze anos e foi ali que um mundo novo se abriu para mim: daquele dia em diante iniciei um relacionamento com a cozinha que mudou minha vida para sempre.

O que nem todo mundo sabe é que a segunda receita que aprendi foi a de um bolo de laranja: simples e delicioso, quase consigo sentir o cheirinho dele ao fechar meus olhos por um momento. Portanto, além do fato de ser a louca dos cítricos, bolos de laranja tem um lugar especial no meu coração e sempre procuro novas formas de prepará-los.

O bolo que lhes trago hoje é perfumado com cravo e canela e a inspiração para esta combinação de sabores veio dos sablés que postei uns dois anos atrás, quando estava me despedindo da querida Peggy Olson.

Bolo de laranja, canela e cravo
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de cravo em pó
1 xícara (200g) de açúcar cristal
raspas da casca de 2 laranjas
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes, temperatura ambiente
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (240ml) de creme azedo (sour cream)*
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 2 litros.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o fermento, o sal e as especiarias. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de casca de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até aromatizar o açúcar. Junte a manteiga e bata em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo – raspe as laterais da tigela ocasionalmente durante todo o preparo da receita. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente a baunilha.

Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o creme azedo em duas adições – comece e termine com os ingredientes secos. Bata somente até obter uma massa homogênea. Despeje na forma preparada, alise a superfície e leve ao forno por 40-45 minutos ou até que o bolo cresça e doure – faça o teste do palito. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a gradinha, deixando esfriando completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem espesso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8 porções

2 comentários:

Unknown disse...

Que bolo lindo! Tem ar de ser super fofinho. Gostei muito. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Que delícia de bolo.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/batido-de-banana-e-gelado-de-nata.html