terça-feira, setembro 26, 2017

O meu patê de atum

English version

My tuna salad sandwiches / O meu patê de atum

Meu marido e eu não somos de comer sanduíches nas refeições: preferimos nosso arroz com feijão, as sopas e os pratos de massa, e agora o João tem concorrência séria no meu macarrão à bolonhesa, já que o Pingo ama tanto quanto o padrinho dele. <3

Entretanto, quando hambúrgueres e patê de atum são o assunto nós trocamos, sim, a comida pelo sanduba no almoço ou no jantar de vez em quando, e o rillette de sardinha entrou na lista há pouco tempo. Não imaginava que o João gostasse tanto de patê de atum até fazer esta receita certo dia – receita que faço há mais de vinte anos. Ele pirou com o patê e desde então o sanduíche se tornou parte das comidinhas bacanas para finais de semana de muita preguiça.

O patê vai bem com vários tipos de pão diferentes, incluindo o macio de centeio que postei tempos atrás, mas acho importante tostar as fatias caso o pão não seja muito firme, assim os sanduíches não ficam empapados (a ideia de tostar o pão foi roubada do bom e velho sanduíche de atum do Bob’s). :)

O meu patê de atum
receita minha

- xícara medidora de 240ml

1 lata de atum sólido conservado em água (120g peso drenado)
1 cenoura (cerca de 100g), descascada e ralada no ralador grosso
1 cebola pequena bem picadinha*
1 punhado de folhas de salsinha fresca picadas
½ xícara de azeitonas verdes, sem os caroços e picadinhas – meça, depois pique
1 colher (chá) de azeite de oliva extra virgem
2/3 xícara de maionese – melhor ainda se for caseira
sal e pimenta do reino moída na hora

Escorra bem o atum, transfira para uma tigela grande e desfie usando um garfo.
Junte a cenoura, a cebola, a salsinha e as azeitonas. Regue com o azeite e misture bem. Incorpore a maionese, tempere com sal e pimenta e sirva imediatamente com o pão que desejar.

* caso queira um patê menos ardido, substitua a cebola por salsão - fica uma delícia!

Rend.: 5 a 6 sanduíches de pão de forma

5 comentários:

Unknown disse...

Que delicia! Adorei os ingredientes. beijinhos

https://saboresdoninho.blogspot.pt/

It´s all about disse...

Curiosa por experimentar :)

Unknown disse...

Que delícia, amo patê de atum. Acho que cada um tem uma receita, a minha leva um pouco de ácido, como vinagre ou limão e uma colher de requeijão. Fica delicioso tb!

Unknown disse...

Amo tanto patê de atum !!
Acho que a diferença no de casa é que a gnt prefere azeitona preta e vai um toquinho de mostarda, ou em grãos ou amarelinha mesmo :)
beijos

CRISTIANE LARA disse...

Nossa ! Eu simplesmente amo patê de atum ! Me faz lembrar dos meus aniversários e os da minha irmã ou simplesmente quando batia aquela vontade de comer um pãozinho fresquinho com algo gostoso ... Minha mãe sempre fazia esse patê ! Que maravilha ! Tão simples, tão gostoso ! Vou fazer sua receita que está muito apetitosa e minha barriga já está roncando de fome aqui... hehe Bj ;)