Wednesday, September 27, 2017

Pãezinhos de maçã e canela com cobertura de cream cheese

English version

Apple cinnamon rolls with cream cheese icing / Pãezinhos de maçã e canela com cobertura de cream cheese

Fazer pão é uma das minhas atividades preferidas na cozinha (apesar de ultimamente eu não ter colocado a mão na massa tanto quanto gostaria) e a não ser que você tenha acesso a boas padarias artesanais é o único jeito garantido de ter pão de qualidade na mesa.

Estes pãezinhos de maçã foram a minha ideia de transformar o já batido cinnamon roll em algo mais especial ainda, para que as pessoas se interessassem novamente por ele – mais ou menos o que Nic Pizzolatto fez ao escalar Mahershala Ali para a temporada 3 de “True Detective”, depois daquela segunda temporada bem mais ou menos. :D

Fiquei bem feliz com a receita: os pãezinhos ficaram bem macios e perfumados de canela e o azedinho da cobertura de cream cheese combinou lindamente com as maçãs. Os pães desapareceram rapidinho nas vezes em que os preparei e da próxima quero usar peras + noz-moscada em vez de maçã + canela – acho que ficarão tão gostosos quanto estes.

Pãezinhos de maçã e canela com cobertura de cream cheese
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
200ml de leite integral
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 75g - de açúcar cristal
1 ovo grande, temperatura ambiente
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo comum

Recheio:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
4 maçãs Granny Smith (cerca de 650g), descascadas, sem os miolos e as sementes, em cubinhos pequenos*
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ½ colheres (chá) de canela em pó

Cobertura:
½ xícara (113g) de cream cheese, bem molinho
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, bem molinha
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado – meça, depois peneire

Comece preparando a massa: em uma panelinha aqueça o leite até que comece a ferver. Retire do fogo, junte a manteiga e deixe derreter. Assim que a mistura estiver morna, despeje na tigela da batedeira planetária e junte o fermento biológico e o açúcar, misturando bem. Reserve por 5 minutos ou até espumar. Acrescente o ovo, o sal, a baunilha e a farinha bata com o batedor em formato de gancho em velocidade média por cerca de 8 minutos ou até que uma massa lisa e elástica se forme – se preferir, sove à mão por 12-15 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, por cerca de 1 ½ horas, ou até dobrar de volume.

Unte generosamente com manteiga uma assadeira de 20x30cm. Reserve.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo, formando um retângulo de 30x40cm. Espalhe a manteiga sobre toda a massa, deixando 1cm de borda sem manteiga. Em uma tigela média, misture bem as maçãs com os açúcares e a canela. Espalhe sobre a camada de manteiga e, começando pelo lado mais longo, enrole a massa firmemente em um cilindro. Corte em 12 fatias iguais e arrume-as lado a lado na forma preparada. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40-45 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Asse os pãezinhos por 25-30 minutos ou até que cresçam e dourem bem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então desenforme sobre a gradinha com cuidado. Faça a cobertura: em uma tigela pequena, bata bem os ingredientes até obter um creme liso. Espalhe nos pãezinhos ainda quentes e deixe esfriar (ou sirva mornos, ficam deliciosos).

* é importante que os pedaços de maçã sejam pequenos para que eles assem direitinho dentro da massa

Rend.: 12 unidades

5 comments:

Clara Brito said...

Que bom aspeto.
Já comia um pãozinho desses depois da minha sopa.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/queques-de-abobora-e-coco.html

SusanaGomes said...

Adorei! Estão de fazer água na boca...
Vou guardar a receita e qualquer dia experimento ;)
Beijinhos.

http://frommyorchidkitchen.blogspot.pt/

Paloma Brito said...

Já te acompanho há alguns anos... me emociono, me inspiro e me encorajo, então acho justo vc saber o quanto sou grata, pelas receitas que encantam meus queridos, pelas histórias que divide conosco e pelos comentários sobre filmes... obrigada 🙏

Patricia Scarpin said...

Paloma, obrigada pelo comentário tão doce! Fiquei muito feliz com o seu comentário, de verdade! Um beijo grande e obrigada pelo carinho!

CRISTIANE LARA said...

Que fofuras esses pãezinhos ! :) Adoro maçã e canela ! Consigo até sentir o aroma desses bebezinhos fofos... ;) A minha lista já está enorme de tantas receitas que tenho de fazer... hehe Bjs

Related Posts with Thumbnails