Thursday, September 28, 2017

Barquinhas de abobrinha, mas não como as da minha avó

English version

Stuffed zucchini / Barquinhas de abobrinha

Um dos pratos que mais me lembram minha avó paterna é abobrinha recheada: ela fazia a receita com frequência nos anos em que morou conosco, pois meu pai gostava bastante.

Eu não era fã de carne quando pequena e não entendia o porquê de minha avó repetir tanto a mesma receita, mas agora que sou adulta faz todo o sentido do mundo: é uma delícia (quando preparado direitinho) e facilita muito a vida do cozinheiro, pois basta uma saladinha verde e a refeição está completa.

Esta é a minha versão de abobrinha recheada: sem arroz amassado no meio de carne branquela, melhorada com vinho, tomates, manjerona fresca e gorgonzola (desculpaê, vó). :)

Stuffed zucchini / Barquinhas de abobrinha

Barquinhas de abobrinha
receita minha

- xícara medidora de 240ml

4 abobrinhas italianas de aproximadamente 250g cada
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola picadinha
3 dentes de alho grandes picadinhos
400g de carne bovina moída – eu gosto de patinho
¼ xícara (60ml) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 tomates maduros, sem as sementes e em cubinhos
1 punhado de folhas de manjerona fresca
sal e pimenta do reino moída na hora
150g de gorgonzola ralado grosseiramente ou esmigalhado se for molinho
parmesão ralado bem fininho, para servir

Preaqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite.

Corte as abobrinhas no sentido do comprimento, obtendo assim 8 barquinhas. Com uma colher de sobremesa, remova parte da polpa, sem cavar fundo demais para que as paredes das barquinhas não fiquem tão finas. Pique a polpa em pedacinhos e reserve para o recheio.

Arrume as abobrinhas com o lado cortado para cima, pincele a parte de dentro de cada barquinha com um pouquinho do azeite e leve ao forno por 20 minutos – enquanto isso, faça o recheio: aqueça uma frigideira grande em fogo alto. Junte o azeite, aqueça, e então acrescente a cebola e refogue até ficar transparente. Junte o alho e refogue por 1 minuto, só até perfumar. Acrescente a carne e refogue, mexendo algumas vezes, até a carne dourar. Tempere com sal e pimenta. Junte o vinho e então cozinhe por 2-3 minutos ou até que evapore – ao adicioná-lo, raspe bem os queimadinhos do fundo da panela, pois eles dão mais sabor à carne.

Junte o extrato de tomate, o tomate picado, ¾ de xícara da abobrinha reservada (congele o restante para fazer caldo de legumes) e a manjerona. Cozinhe por cerca de 5 minutos ou até o vinho secar e o tomate e a abobrinha começarem a amaciar. Remova do fogo, acrescente o gorgonzola e misture. Cheque o tempero. Recheie as barquinhas com a mistura de carne e volte ao forno por 15 minutos. Salpique com o parmesão e sirva.

Rend.: 4 porções



1 comment:

Renata Lima said...

Que prato lindo! (o prato prato, não a abobrinha - que também adoro mas tá no rol "comidas feias", né? )

Related Posts with Thumbnails