sexta-feira, agosto 25, 2017

Mini berinjelas Hasselback

English version

Hasselback baby eggplants / Mini berinjelas Hasselback

Quem me lê há mais tempo sabe que sou fã da Nigella Lawson: há alguns anos tive a sorte de vê-la em uma sessão de autógrafos aqui em São Paulo e tive um dos meus livros assinados por ela. Foi Nigella quem me apresentou às batatas Hasselback, uma receita que acho linda, além de saborosa.

Um dia, quando eu ainda estava trabalhando no projeto do livro, pensei: “por que não fazer outros legumes do jeito Hasselback, também?”. Tempos depois, andando pela feira, vi estas mini berinjelas fofíssimas e o pensamento Hasselback voltou à mente com tudo. Para deixar tudo mais interessante, queijo, claro, mas um de sabor forte. Um toque de azeite de alho deixou tudo mais delicioso e perfumado – se meu marido lesse este post ele deletaria a palavra “perfumado”: para ele, não dá para ter esta palavra e “gorgonzola” na mesma sentença. :D

Hasselback baby eggplants / Mini berinjelas Hasselback

Mini berinjelas Hasselback
receita minha

12 mini berinjelas (cerca de 600g)
1 dente de alho grande
sal e pimenta do reino moída na hora
4 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
75g de gorgonzola

Pré-aqueça o forno a 200°C. Separe 12 pedaços de papel alumínio de aproximadamente 20x20cm. Amasse cada um deles levemente, formando uma espécie de ninho – eles serão o apoio para que as berinjelas não rolem na assadeira.
Coloque os ninhos de papel alumínio em uma assadeira grande e rasa, regue as cavidades de cada um deles com azeite e reserve.

Em um pilãozinho, junte o alho com um pouquinho de sal e amasse até obter um purê. Acrescente a pimenta do reino e o azeite, misture bem e reserve.

Coloque cada berinjelinha dentro de uma colher de pau e faça 4, 5 cortes verticais, parando a faca quando esta encontrar a colher – a ideia é fazer os cortes sem separar os pedaços.

Corte o gorgonzola em fatias finas, para que possam entrar nos cortes feitos nas berinjelinhas. Encaixe 1 fatia de queijo dentro de cada corte em todas as berinjelas. Arrume 1 berinjela dentro de cada ninho de papel alumínio e regue-as com o azeite de alho. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até que as berinjelas estejam macias.

Rend.: 4 porções como acompanhamento

8 comentários:

Unknown disse...

Olá muito bom dia :)
Adoro beringela, estas pequenas têm o mesmo sabor?
Onde as comprou?
Obrigada

CRIKA disse...

ADOREI a sua receita! Já sei o que fazer com parte do Queijo Gorgonzola que comprei ! Boa Semana! Bjks

karla dani disse...

esse garfo é de alpaca? tenho um conjunto igual que ganhei da minha sogra =) ótima ideia das berinjelas!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Joana - como escrevi no post, comprei na feira livre. O sabor é o mesmo, sim.
Beijo!

CRIKA disse...

Adorei a sua receita!!! E agora já sei o que vou fazer com parte do meu queijo gorgonzola que comprei!!! Boa Quarta-Feira!! Bjks

Unknown disse...

Que receita diferente. Vou preparar hoje, pois consegui umas berinjelas pequenas na feira orgânica. Só uma dúvida: preciso deixar a berinjela de molho na água com vinagre, para tirar o amargor? Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Micheli - as pequenas não são amargas, não é necessário deixar de molho, não. Um beijo e espero que goste!

Patricia Scarpin disse...

Karla, é sim! Comprei na feirinha da Benedito Calixto, aqui em SP.
Beijo!