Tuesday, June 30, 2015

Focaccia de queijo e cebola caramelizada e o excelente "Bloodline"

English version

Caramelized onion and cheese focaccia / Focaccia de queijo e cebola caramelizada

Agora que eu trouxe o meu marido para o lado negro da força – o lado dos viciados em seriados de TV – ele fica me perguntando o que veremos em seguida: adoro, acho um barato e espero que ele continue assim. :)

Terminamos a primeira temporada de “The Americans” e enquanto o Netflix ainda não traz mais episódios – mal posso esperar! – eu sugeri que víssemos “Bloodline” por causa do elenco incrível e porque Ben Mendelsohn me impressionara muito no ótimo “Reino Animal”. Uma leitora (obrigada, Andreza!) me dissera que o seriado era excelente e ela estava certa: é bem escrito, bem dirigido e no quesito atuações também não fica nada a dever – meu marido também adorou e conforme íamos vendo os episódios as coisas iam ficando mais e mais interessantes, ao ponto de meu marido dizer que esperava que houvesse uma segunda temporada (boa notícia: haverá, sim). \0/

Se vocês gostam de dramas como aqueles sobre os quais geralmente escrevo aqui no blog recomendo fortemente “Bloodline”, e se vocês gostam de fazer pães e gostam de algo gostoso para beliscar acompanhando uma taça de espumante geladinho ou uma cerveja corram para a cozinha e preparem esta focaccia: não é difícil de fazer e fica uma delícia!

Focaccia de queijo e cebola caramelizada
um nadinha adaptada do delicioso e lindo Home Baked Comfort (Williams-Sonoma) (revised): Featuring Mouthwatering Recipes and Tales of the Sweet Life with Favorites from Bakers Across the Country

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
1 colher (chá) de açúcar cristal
1 xícara (240ml) de água morna
3 1/3 xícaras (465g) de farinha de trigo comum
¼ xícara (60ml) de azeite de oliva
1 colher (chá) rasa de sal
150g de queijo gruyere ralado no ralador grosso

Cobertura:
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas grandes, cortadas em meias-luas fininhas
1 colher (chá) de açúcar cristal
sal

Na tigela da batedeira planetária, dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Reserve até espumar, uns 5 minutos. Junte a farinha, o azeite, o sal e o queijo. Com o batedor para massas pesadas (o de gancho na Kitchen Aid), bata a massa até que ela fique lisa e elástica, cerca de 10 minutos. Faça uma bola com a massa e transfira para uma tigela grande levemente pincelada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar livre de correntes de ar até que dobre de volume, cerca de 1 hora.

Enquanto isso, prepare as cebolas: aqueça 1 colher (sopa) do azeite em uma frigideira grande em fogo médio-baixo. Junte as cebolas e refogue até que elas comecem a murchar, cerca de 3 minutos. Acrescente o açúcar e 1 pitada de sal e continue refogando até que as cebolas fiquem bem douradas e caramelizem, cerca de 20 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Unte uma assadeira rasa com 1 ½ colheres (sopa) do azeite. Vire a massa sobre o azeite e, usando as mãos, formate-a em um retângulo de aproximadamente 20x30cm. Cubra frouxamente com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente em um lugar morninho até que cresça levemente, cerca de 1 hora.

Preaqueça o forno a 220°C – você vai assar a focaccia no centro do forno. Faça furinhos na focaccia com as pontas dos dedos e pincele gentilmente com o restante do azeite. Arrume a cebola sobre a focaccia e asse por aproximadamente 20 minutos ou até que fique dourada. Corte em quadrados e sirva quente/morna.

Rend.: 1 focaccia grande (rende 6-8 porções)

10 comments:

Juliana Reis said...

Patricia, vc por acaso vê The good wife? Estou vendo no Netflix e gostando bastante! Como costumo concordar com vc sobre os seriados que vc posta como seus favoritos, resolvi perguntar. :) Bjs

Clara Brito said...

Que delícia de foccacia.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/dia-um-na-cozinha-e-um-pao-sirio-com.html

Roberta Mello said...

Pat, normalmente concordo com você nos seriados, mas esse achei chatíssimo! Nem consegui ver até o final, eu também ando órfã dos seriados, já vi todos que podia, e agora é uma espera angustiante pelas próximas temporadas. A focaccia, por outro lado, parece uma delícia! Beijos

Mhilka Diniz said...

Também adooro séries.
Isso está com a cara boa demais heim...
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Patricia Scarpin said...

Ju Reis, eu já vi alguns episódios, gostei, mas tô com preguiça de começar lááááá atrás!
Bj!

Rô Mello, eu achei o primeiro episódio meio parado, até o final dele - daí engrenei e não larguei mais o seriado! Bjs!

D. said...

Aaaah, Bloodline, eu AMEI! :D vi o último episódio quase com dor no coração, sabendo que ia ter que esperar pra ver mais.

Daí saiu o Sense8. E daí eu me maravilhei também. E daí agora estou esperando TRÊS séries (snif): Marco Polo, Sense8, Bloodline. Nada mal, pra quem não conseguia acompanhar muita coisa, né?

:*

Cozinha Legal said...

Ensaiei ver Bloodline algumas vezes, mas tem alguma coisa no poster da série que me diz que é ruim =/
Sobre dramas, comecei a ver Call the Midwife. Pra quem gosta de bebês e maternidade, é um prato cheio!!!

E a focaccia, esta com uma cara ótima. Parabéns.

Bjo
Cassis.

D. said...

Call The Midwife é uma delícia de ver! :)

Dani Vieira said...

Adorei a receita!!!! Fica macio e super saboroso!!!! Suas receitas que testei foram sempre um sucesso!!
Parabéns!!!!

Patricia Scarpin said...

Dani, que bom que vc gostou! Obrigada por vir aqui me contar o resultado! Bj!

Related Posts with Thumbnails