Friday, June 26, 2015

Bolo de amêndoa com calda e mais notícia ruim da TV

English version

Almond syrup cake / Bolo de amêndoa com calda

Acho que falei cedo demais, gente – dias atrás soube que outro seriado favorito foi cancelado. :(

Pelo menos eu não sou a única a ficar triste com a notícia e assim como eu muitos outros esperam que “Hannibal” seja salvo pelo Netflix ou outro canal – esperamos que dê certo, não, meninos? ;)

Adoro “Hannibal” desde o começoe tem como não amar? – e posso até estar um pouco atrasada nos episódios por causa de outros bons seriados que me pegaram de jeito nos últimos tempos, mas a série ainda é uma das minhas grandes favoritas, uma das melhores que já vi, apesar de eu entender que ela é explícita demais para muita gente - eu não ligo pro tanto de sangue y otras cositas más exibidos nos episódios, pois creio que neste caso eles são absolutamente necessários para a história sendo contada e não estão lá somente para chocar.

Há tempos não faço nada de gostoso por aqui (o que é uma pena), mas fiz este bolo semanas atrás e aqui ele está: sei que posso ser um pouco repetitiva demais quando o assunto é bolo de amêndoa – ou seriados! ;) – mas este aqui é mesmo especial: é delicioso e se sobrar caldinha depois de o bolo acabar ela fica ótima sobre panquequinhas americanas ou waffles.

Almond syrup cake / Bolo de amêndoa com calda

Bolo de amêndoa com calda
um nadinha adaptado da sempre incrível revista Donna Hay

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
3 ovos
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 ¼ xícaras (125g) de farinha de amêndoa
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida e fria – meça, depois derreta
raspas da casca de 1 limão taiti
2 colheres (sopa) de Amaretto
½ xícara (60g) de amêndoas em lâminas

Calda:
1 xícara (240ml) de água
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de Amaretto

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Bolo: coloque os ovos, o açúcar e a baunilha na batedeira e bata por uns 8 minutos ou até que a mistura triplique de volume, ficando uma espuma clarinha e espessa. Com uma espátula de silicone, incorpore gentilmente a farinha de trigo, o fermento o sal, a farinha de amêndoa, a manteiga, as raspas de limão e o Amaretto, misturando de baixo para cima (com jeitinho para não perder o ar incorporado aos ovos). Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Espalhe as amêndoas em lâminas sobre a massa. Asse o bolo por 35-40 minutos ou até que ele cresça e doure (faça o teste do palito).

Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha e prepare a calda: em uma panelinha, misture a água, o açúcar, a baunilha e o Amaretto e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Ferva por 10 minutos em fogo médio ou até que a calda reduza e engrosse. Despeje ¾ da calda sobre o bolo, aos poucos, esperando que cada porção seja absorvida pelo bolo antes de despejar mais. Deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Sirva o bolo com a calda restante à parte.

Rend.: 8-10 porções

6 comments:

Carolina Sayuri said...

Patrícia, muito obrigada! Ontem fiz seu Penne com molho de tomate e grão de bico e o brownie de ovomaltine!!! UAU!!! Adoro suas receitas, as duas são simples e rápidas de preparar, sou muito sua fã!!! Bjos

IVANEIDE said...

Absolutamente lindo !!!

Vi Furrati said...

Parece uma delícia!

Blog da Fênix

Mhilka Diniz said...

Ai que delícia!!
Amei a composição da mesa também. O cuidado com tudo... muito amor ♥
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Patricia Scarpin said...

Carol, que ótimo saber que as receitas deram certo! Obrigada por vir aqui me contar o resultado! Bjs!

Marisa Sousa said...

Olaa =)

quanto ao hannibal eu antes também partilhava esse amor pela série mas ultimamente tenho-a achado meia entediante ... sei lá .. já não há aquele suspense como havia no inicio.
Já o bolo tem um aspecto maravilhoso!

Related Posts with Thumbnails