Monday, June 01, 2015

Bolo de chocolate e Ovomaltine para o lanche - fácil de fazer e delicioso

English version

Chocolate Ovaltine snacking cake / Bolo de chocolate e Ovomaltine para o lanche

Quando o assunto é baking – e vocês sabem o quão viciada nisso eu sou – há alguns ingredientes que é sempre bom ter em casa: farinha, açúcar, ovos, manteiga, leite e extrato de baunilha, por exemplo – com eles dá pra bater um bolinho simples, biscoitinhos amanteigados, um crumble com alguma fruta ou até mesmo uma leva de panquecas americanas.

Outros ingredientes, entretanto, não são usados com tanta frequência assim, mas às vezes os compro num impulso e depois fico encarando os pobres no armário/geladeira/freezer por semanas a fio. Isso aconteceu com um saquinho de Ovomaltine semanas atrás – meu irmão adora tomá-lo no leite gelado, mas ele só toma café da manhã ou da tarde aqui de vez em quando, por isso tive que encontrar algo o que fazer com o ingrediente.

Encontrei este bolo em um livro que adoro e ficou mesmo uma delícia: bem chocolatudo e bem úmido, além de facílimo de fazer – Lauren Chattman, a autora, sugere servir o bolo com uma cobertura de chocolate, mas eu realmente achei que seria um exagero: é um bolo para o lanche, por isso acho que quanto mais simples, melhor.

Bolo de chocolate e Ovomaltine para o lanche
um nadinha adaptado do excelente e infalível Cake Keeper Cakes: 100 Simple Recipes for Extraordinary Bundt Cakes, Pound Cakes, Snacking Cakes, and Other Good-to-the-Last-Crumb Treats

- xícara medidora de 240ml

½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (70g) de Ovomaltine
1 xícara (140g) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar + um pouquinho extra para polvilhar a forma
¼ colher (chá) de sal
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
2 ovos grandes
¾ xícara (180ml) de leite integral, temperatura ambiente
6 colheres (sopa) - 85g - de manteiga sem sal, derretida e fria (meça, depois derreta)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte-o também. Polvilhe tudo com cacau e retire o excesso.

Em uma tigela grande, misture o açúcar, o Ovomaltine, a farinha, o cacau, o sal e o fermento. Junte os ovos, o leite, a manteiga e a baunilha e incorpore usando uma colher de pau ou a batedeira, misturando somente até incorporar bem os ingredientes.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 35-40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos. Desenforme com cuidado, remova o papel e inverta o bolo na gradinha, deixando esfriar completamente. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro na hora de servir.

Rend.: 16 porções

10 comments:

O cantinho dos Gulosos said...

ficou com um aspeto delicioso.


O Cantinho dos Gulosos

Patricia Luck said...

Coincidência...mandei hoje na lancheira do caçula o último pedaço de Maricota Maluca, que foi como minha filha apelidou o bolo que fiz na sexta passada no qual o achocolatado era substituído por Ovomaltine. As proporções são diferentes desse e achei que faltou açúcar. Vou tentar essa receita aqui também! Obrigada!

Susana Machado said...

K belo bolinho!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Vanessa said...

E eu com um pacote de Ovomaltine em casa prestes a vencer, sincronicidade..haha...veio na hora certa essa receita..farei com certeza amanhã!! Se tiver mais sugestões pra gastar o resto do pacote estou aceitando!

Patricia Scarpin said...

Vanessa, há outras receitas com Ovomaltine aqui no blog!
http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/search/label/Ovomaltine

ANA LÍVIA COSTA said...

Oi Patricia! Nossa esse bolo ficou muito bom, adoro ovomaltine, o cheirinho dele na massa crua me deu vontade de comer antes de assar.rsrs..

ANA LÍVIA COSTA said...

Oi Patricia! nossa esse bolo ficou muito bom, adoro ovomaltine e o cheirinho dele na massa crua huum, me deu vontade de comer a massa sem assar mesmo rsrsrs.

Patricia Scarpin said...

Ana Lívia, que bom saber que vc gostou do bolo!

Aline Moreira said...

Patricia, fiz o bolo e amei! Não gosto de bolos muito doces e esse ficou na medida certo, maravilhoso! Não sei como não testei as receitas do seu blog antes, to apaixonada rs!

Patricia Scarpin said...

Aline, que notícia maravilhosa você ter gostado da receita e do blog! Amei saber!
Bj grande!

Related Posts with Thumbnails