Sunday, March 22, 2015

Gratinado de abobrinha, pimentão assado e tomate e papo de bebê

English version

Courgette, tomato and roasted red pepper gratin / Gratinado de abobrinha, pimentão assado e tomate

Minha cunhada e eu conversamos muito sobre meu sobrinho bebezinho e sempre falamos sobre a comida que ele comerá quando crescer – meu irmão é a pessoa mais enjoada que conheço e sabemos que ele terá de mudar seus hábitos alimentares para se tornar um bom exemplo para o menino.

Digo a ela para ter calma, pois meu marido era quase igual e agora ele come várias coisinhas diferentes, como sempre conto aqui (acho que teremos que organizar uma viagem à China para meu irmão, também). :D

Por exemplo: meu marido sempre me conta do quanto ele odiava gratinados quando era pequeno, especialmente o de batata que minha sogra sempre preparava na época. Ele também odiava abobrinha. Pois saibam que ele comeu o gratinado aí da foto feito doido e me disse que posso repetir o prato quando quiser pois estava “muito gostoso”.

As pessoas mudam, graças ao Universo. Ainda há esperança para o meu irmão. :D

Gratinado de abobrinha, pimentão assado e tomate
um nadinha adaptado da sempre deliciosa revista Olive

1 pimentão vermelho pequeno
2 colheres (sopa) de azeite de oliva, uso dividido
½ cebola grande bem picadinha
2 dentes de alho grande, amassados e picadinhos
1 lata de tomates pelados (400g)
1 colher (chá) de açúcar
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de manjericão fresco
350g de abobrinha italiana, em fatias de 5mm de espessura (corte a abobrinha ao meio no sentido do comprimento na parte mais larga)
75g de mozarela amarela ralada grosseiramente

Preaqueça o forno a 220°C. Coloque o pimentão em uma assadeira pequena e leve ao forno por cerca de 30 minutos, virando-o uma ou duas vezes, até que algumas partes estejam bem escuras (pretas mesmo) e a pele esteja molinha. Transfira o pimentão para uma tigela refratária e tampe com filme plástico. Deixe esfriar e então remova a pele, as sementes e o talo e corte o pimentão em tirinhas.

Enquanto isso acontece, faça o molho de tomate: em uma panela média, aqueça 1 colher (sopa) do azeite em fogo médio-alto. Junte a cebola e refogue até que esteja transparente. Junte o alho e refogue por mais 1-2 minutos e então acrescente os tomates e o açúcar. Encha 1/3 da lata com água, gire para remover todos os restinhos de tomate e junte à panela. Tempere com sal e pimenta, parta os tomates com uma colher de pau e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por cerca de 20 minutos ou até que o molho fique mais espesso. Junte o manjericão, misture, tampe e retire do fogo.

Aqueça uma frigideira grelha em fogo alto até ficar bem quente, e então baixe o fogo levemente. Misture as abobrinhas com o azeite restante, tempere com sal e pimenta e grelhe as fatias por cerca de 2 minutos de cada lado, até que fiquem com as marcas da grelha. Faça isso em etapas. Transfira as fatias de abobrinha para um prato forrado com papel toalha.

Espalhe metade do molho em um refratário médio e raso. Espalhe metade das abobrinhas sobre o molho, cubra com metade do pimentão e metade do queijo. Repita as camadas, finalizando com queijo. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que borbulhe e o queijo esteja levemente dourado.

Rend.: 2 porções generosas

7 comments:

Marcella Preta ;) said...

apenas babando.

O cantinho dos Gulosos said...

ficou magnifico cheio de cores.

www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Silvia said...

Hum, minha filha está estudando fotografia e precisei comprar uns pimentões para um trabalho de Teoria da Cor e já sei o que vou fazer com eles. Ficaram bonitos na foto, agora ficaram lindos assadinhos!! Eheheh, muito boa esta receita!!

Susana Machado said...

Que bom aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Clara Brito said...

Esse gratinado está com um aspecto delicioso.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/lasanha-de-beringela-e-carne-com.html

Dany Vianna said...

Fiz a receita no dia das mães lá em casa e foi um sucesso!

Adoro o blog

Patricia Scarpin said...

Dany, que bom saber disso! Obrigada por vir aqui me contar o resultado! Bjs!

Related Posts with Thumbnails