Wednesday, March 11, 2015

Blondies cítricas com caramelo

English version

Citrus caramel blondies / Blondies cítricas com caramelo

Não sou uma pessoa muito techie, mas adoro quando me ensinam coisas novas sobre computadores ou quando me contam sobre apps interessantes – a mesma amiga querida que me apresentou ao Shazam também me mostrou o Spotify e agora não consigo mais viver sem ele (obrigada, C.!).

Isso aconteceu há séculos, mas vocês sabem como são as coisas por aqui. :D

Outra coisa que adoro sobre tecnologia: ter milhares de receitas para escolher ou com as quais me inspirar mesmo quando estou longe de casa e de meus livros e revistas. Estava xeretando o site da revista Food & Wine enquanto aguardava a minha vez em uma fila interminável quando encontrei estas blondies diferentonas – as fiz assim que cheguei em casa (manteiga derretida, ueba!) e elas ficaram fantásticas. O caramelo é tão gostoso que tive de deixá-lo bem longe de mim enquanto preparava a massa das blondies e lhes aconselho a fazer o mesmo (ou então chutem o balde de vez e dobrem a receita para poder beliscar). :D

Blondies cítricas com caramelo
da revista Food & Wine

- xícara medidora de 240ml

Caramelo:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) - 14g - de manteiga sem sal, gelada
½ colher (chá) de sal Maldon ou flor de sal

Blondies:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de sal comum
½ colher (chá) de fermento em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte na xícara na hora de medir
2 ovos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja

Caramelo: em uma panelinha, misture o açúcar com 1 colher (sopa) de água fria e leve ao fogo até que comece a ferver. Com um pincel culinário úmido, remova os cristais de açúcar que se formarem nas laterais da panela. Cozinhe a mistura até obter um caramelo, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e imediatamente adicione o creme de leite, a manteiga e o sal, misturando bem (cuidado, pois a mistura pode espirrar). Deixe esfriar completamente.

Blondies: preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de metal de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos e unte o papel também.

Em uma tigela pequena, misture com um batedor de arame a farinha, o sal e o fermento. Em uma tigela média, misture com um batedor de arame, a manteiga e o açúcar mascavo. Junte os ovos, a baunilha e as raspas de laranja e misture bem. Junte a mistura de farinha e misture com uma espátula somente incorporar.
Espalhe a massa na forma preparada e alise a superfície. Espalhe pequenas colheradas do caramelo sobre a massa e então misture levemente com um palito de dente, criando um efeito marmorizado. Asse por 25-30 minutos ou até que doure e um palito inserido no centro saia com algumas migalhas úmidas. Deixe esfriar completamente na forma. Corte em quadradinhos para servir.

As blondies podem ser guardadas em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 3 dias.

Rend.: 16 unidades

6 comments:

Cátia said...

Tem tãoooo bom aspecto! :)

Susana Machado said...

que bom aspecto!
bejinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Clara Brito said...

Humm gostei dessa receita. Levo comigo.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/17-edicao-da-bundtmania-e-um-bundt-cake.html

O cantinho dos Gulosos said...

ficaram com um aspeto tão bom, mesmo apetitosos.


www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

Lo said...

Paty, moro na franca e nao sei se voce sabe, mas esse caramelo é frances, a gente chama de Caramel au Beurre Salé, é tipico da regiao da Bretanha, onde tem as salinas que fazem sal e flor de sal (fleur de sel). Realmente é delicioso e otimo pra comer com churros sem recheio, daquele feito em casa mesmo. A gente molha no caramelo e come horrores! Eu acho ele muito proximo do nosso doce de leite, né? So que com um gostinho leve de sal! :)

Celeste said...

<3

Related Posts with Thumbnails