terça-feira, março 31, 2015

Chocohotopots - fáceis, rápidos e deliciosos

English version

Chocohotopots

Às vezes demoro séculos para dividir certas receitas com vocês aqui porque a comida/sobremesa acaba tão rápido que não dá tempo de tirar uma única foto sequer – estes potinhos de chocolate, da querida Nigella Lawson, são um exemplo: facílimos de preparar (vocês provavelmente tem todos os ingredientes em casa), ficam prontos em minutos, por isso são uma sobremesa perfeita para compartilhar com vocês, mas eles somem em tão pouco tempo que só consegui postar a receita agora.

Da última vez que os preparei, deixei um potinho na geladeira, bem tampadinho com filme plástico. Dois dias depois o potinho foi para o forno e eu então tirei umas fotos antes de devorá-lo, feliz da vida. :)

Da próxima vez em que vocês forem receber família ou amigos para uma refeição, façam esta sobremesa: preparem os potinhos com antecedência, guardem na geladeira e daí é só tirar meia horinha antes (fico com medo de colocar travessas geladas diretamente no forno quente) e dar um sustinho de 15-20 minutos neles no forno – aposto que os convidados vão adorar (e vocês também). ;)

Chocohotopots
um nadinha adaptados do ótimo e à infalível Feast: Food to Celebrate Life

- xícara medidora de 240ml

100g de manteiga sem sal, picada
100g de chocolate amargo – 53% de cacau – picadinho
2 ovos
½ xícara (100g) de açúcar cristal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Preaqueça o forno a 200°C. Unte levemente com manteiga 4 potinhos refratários com capacidade para ¾ xícara (180ml) cada.

Coloque a manteiga e o chocolate em uma tigela refratária e leve ao banho-maria (fogo baixo) até derreter). Deixe esfriar.
Em outra tigela, misture com um batedor de arame os ovos, o açúcar, a farinha, o sal e a baunilha. Junte a mistura de chocolate e bata para incorporar. Divida a massa entre os potinhos untados, transfira para uma assadeira rasa e leve ao forno por cerca de 15 minutos, tempo em que os topos estarão assados e rachados e por dentro os potinhos estarão cremosos (eu não espero o topo rachar, tiro antes para que o centro fique mais fluido).

Coloque cada potinho em um prato e sirva, e não se esqueça de avisar os convidados que os potinhos estarão bem quentes!

Rend.: 4 porções

5 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

esses chocopots ficaram com um aspecto bem guloso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/04/dia-um-na-cozinha-folar-de-farinha-de.html

O Cantinho dos Gulosos disse...

tem cá um aspeto mesmo bom, quentinho deve ser uma maravilha.


O Cantinho dos Gulosos

Barbara Pustai disse...

Aiiii, já fiz essa receita e é PURO amor! <3

Vi Furrati disse...

Hmmm, perfeitos para a páscoa!

oblogdafenixx.blogspot.com

Filipa disse...

Patrícia, tinha esta receita nos meus todo's e fiz hoje com adaptações muitoooo ligeiras sobre o pretexto do dia dos namorados. Perfeita, como todas as tuas receitas que já testei. Muito obrigada pela partilha! Filipa