Wednesday, March 18, 2015

Bolo mármore com limão taiti, um filme e uma trilha sonora deliciosa

English version

Lime syrup marble cake / Bolo mármore com limão taiti

Dias atrás me deu uma vontade danada de ir ao cinema, mas não estava a fim de drama e nem de lágrimas, por isso imediatamente descartei a ideia de ver “Para Sempre Alice”, mesmo amando Julianne Moore, e como só vejo filme de terror quando minha irmã está comigo ignorei completamente “Renascida do Inferno”.

Sobrou “Simplesmente Acontece” e eu acho que era exatamente do que eu precisava naquele dia: nada sério, com um pouquinho de romance, um pouquinho de comédia – o combo perfeito. :) Mas o que eu realmente adorei no filme – além de Sam Claflin ;) – foi a trilha sonora: fui logo procurar no Spotify e não consegui mais parar de ouvir.

Com uma boa trilha sonora, faltava escolher uma boa receita de bolo e os limões taiti na geladeira me levaram diretamente a algumas receitas com estes limões publicadas pelo Dan Lepard no Guardian séculos atrás – o bolo ficou úmido e delicioso, e achei que foi uma boa variação dos bolos mármores tradicionais.

Bolo mármore com limão taiti
um nadinha adaptado do Dan Lepard

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
raspas da casca de 3 limões taiti
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de óleo de canola
3 ovos médios*
150g de iogurte natural integral
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida – meça, depois derreta
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal

Calda:
1/3 xícara (80ml) de suco de limão taiti
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Preaqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm, forre-a com papel manteiga e unte-o também.

Coloque as raspas de limão e o açúcar em uma tigela grande e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte o óleo e os ovos, bata com um batedor de arame até incorporar bem e obter uma mistura cremosa. Acrescente o iogurte, a manteiga derretida e a baunilha, misturando bem com o batedor. Junte a farinha, o fermento e o sal e misture. Despeje 2/3 da massa na forma. Junte o cacau à massa restante na tigela, misture e então despeje sobre a massa clara. Com uma faquinha sem ponta, misture as duas massas bem levemente, para dar o efeito marmorizado. Asse por cerca de 50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar 5 minutos – enquanto isso, em uma tigelinha, misture o suco de limão e o açúcar da calda até obter um líquido cristalino. Faça furinhos no bolo com um palito de dente e então despeje a calda dos poucos, esperando as porções serem absorvidas pelo bolo antes de despejar mais. Deixe esfriar completamente na forma.

* eu só tinha ovos do tipo grande em casa, por isso escolhi os três menores da caixinha e os usei na receita

Rend.: 6-8 porções

6 comments:

Cátia said...

Ficou com um aspecto maravilhoso e a combinação é óptima, gosto muito!
Acho que vou ter que experimentar numa tarde de cinema com a minha irmã! Com um chá é perfeito!
Beijinhos

Susana Machado said...

Tem tao bom aspecto!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Clara Brito said...

O teu bolo ficou simples mas muito bonito.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/feliz-dia-do-pai-e-um-dia-especial.html

Sarah Abreu said...

Adoro entrar no seu blog e dar de cara com uma foto linda! Suas fotos estão cada vez mais lindas! Quase que dá pra sentir o perfume do bolo! <3

Anonymous said...

Babei! Dá pra substituir o limao taiti pelo galego? E a manteiga normal pela sem sal, que é tao dificil de achar aqui onde moro? bjos

Patricia Scarpin said...

Anônimo, com limão galego deve ficar uma delícia! Eu não gosto de usar manteiga com sal, mas se for inevitável não use o sal listado na receita.
Bj!

Related Posts with Thumbnails