domingo, janeiro 04, 2015

Caponata - fácil e saborosa

Caponata

Caponata é algo que comi aos montes na infância e adolescência, sem saber o nome verdadeiro do prato – minha avó paterna fazia sempre, especialmente quando havia muita gente para alimentar, e servia com pão ou em torradinhas, como canapés. Eu adorava e sempre pedia a ela para fazer – eu chamava de “a berinjela da Vó Isa”, sem saber que se tratava de um clássico da culinária italiana.

Demorei séculos para fazer caponata em casa, talvez porque seja algo extremamente ligado à comida de minha avó, mas o marido pediu e decidi experimentar, especialmente depois de uma pesquisa em alguns dos meus livros e encontrar esta receita do Andrew Carmellini em um dos meus livros favoritos – é dele o melhor nhoque que já fiz e além disso comi no Lafayette e no Locanda Verde quando estive em NYC, por isso confio no cara. ;)

A caponata do Andrew é bem fácil de fazer e ficou bem saborosa, sem contar que fica ainda melhor depois de um ou dois dias na geladeira – adoro receitas preparadas com antecedência, por isso esta se tornou parte do meu repertório e espero que se torne parte do seu, também.


Caponata

Caponata
um tiquinho adaptada do delicioso Urban Italian: Simple Recipes and True Stories from a Life in Food

- xícara medidora de 240ml

1/3 xícara (80ml) de azeite de oliva extra-virgem
1 cebola roxa, picada grosseiramente
1 pimentão amarelo, picado grosseiramente
1 berinjela, picada grosseiramente
3 talos de salsão, picados grosseiramente
1 abobrinha, picada grosseiramente
½ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de pimenta do reino moída na hora
½ colher (chá) de pimenta calabresa
2 dentes de alho, em fatias bem fininhas
1 lata de 400g de tomates pelados picados
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de folhas de tomilho fresco
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto – usei vinagre de xerez

Aqueça o azeite em uma panela grande em fogo alto. Junte a cebola, o pimentão e a berinjela. Quando os legumes estiverem levemente macios (cerca de 5 minutos), junte o salsão e a abobrinha. Tempere com metade do sal e da pimenta do reino. Misture e continue cozinhando.

Depois de dez minutos, junte a pimenta calabresa e o alho. Tampe, reduza o fogo para médio e cozinhe por 5 minutos. Junte os tomates, reduza para fogo baixo e cozinhe assim por 10 minutos, até os legumes amaciarem, mas sem desmanchar e os tomates incorporarem bem. Acrescente o vinagre balsâmico e cozinhe por 2 minutos.

Retire a panela do fogo, junte o tomilho e tempere com o restante do sal e da pimenta do reino (adicione mais sal de julgar necessário). Misture o vinagre.

A caponata pode ser guardada em um recipiente hermético na geladeira por 4-5 dias (eu achei mais saborosa no dia seguinte ao preparo).

Rend.: 8-10 porções






7 comentários:

Martha disse...

Eu amo caponata.O dificil é parar de comer!! A sua parece deliciosa!

Clarinha disse...

Nunca comi canponata mas adoro beringela e ficou com um óptimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha

http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/01/quiche-de-atum-e-milho-e-salame.html

Anônimo disse...

Pq sua berinjela tem esse aspecto avermelhado e com listras brancas?

Amanda disse...

Adorei a caponata, acho que vou fazê-la para o aniversário do meu marido que será em fevereiro... Agora uma perguntinha, o pão da foto foi você que fez ou é de alguma padaria, está muito bonito. Beijos

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, é um tipo diferente de berinjela.

Amanda, comprei o pão perto de casa, bonito, né? Bj e obrigada!

Bárbara Coelho disse...

Morei na região de veneto uma época e lá eles chamam isso de peperonata, muito embora leve berinjela também.

Patricia Luck disse...

Já fiz caponata várias vezes(as receitas sempre variam de acordo com o que tenho na geladeira e sempre sem pimentão), e realmente além de deliciosa é extremamente versátil: come-se com torradas como antepasto, com pão caseiro como uma janta leve e até com macarrão quentinho. A carinha da sua está ótima!
Obrigada!