Friday, January 16, 2015

Potinhos de São Clemente

English version

St. Clement's posset / Potinhos de São Clemente

Tento comer direitinho, de maneira saudável, na maioria dos meus dias, com um brownie ou cookie aqui e ali, e apesar de não parecer não como sobremesa todo dia, e quando o faço tento não chutar demais o balde. :)

Adoro possets, ou potinhos, como os chamo aqui no blog, pois amo sabores cítricos, mas não os faço sempre, pois eles não são exatamente leves: a sobremesa é simplesmente creme de leite aromatizado com alguma coisa (tô sabendo, gente). ;) Há, entretanto, ocasiões que pedem por algo especial e fácil de preparar, e estes são os dias em que um posset, ou potinho, é muito bem-vindo.

Vi a receita de hoje na revista do Jamie Oliver e foi a sobremesa da minha ceia de Ano Novo – fiz os potinhos em questão de minutos, eles são realmente bem práticos. Os copos e taças ficaram lá na geladeira, bem lindões, enquanto eu me atentava à parte salgada da ceia.

Adoro limões e laranjas, são deliciosos também juntos – inclusive em forma de bolo – e o potinho foi um final refrescante para um jantar comemorativo e delicioso em uma noite extremamente quente.

Potinhos de São Clemente
um nadinha adaptados da sempre excelente revista Jamie Oliver

- xícara medidora de 240ml

400ml de creme de leite fresco
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 80g – de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
raspas da casca de 1 laranja
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
3 colheres (sopa) de suco de laranja

Coloque o creme
de leite, o açúcar e as raspas de cascas de frutas em uma panela e leve ao fogo médio-alto, mexendo para dissolver o açúcar. Quando começar a ferver, conte 3 minutos. Junte os sucos, deixe ferver novamente e cozinhe por mais 3 minutos.

Passe o creme por uma peneira e deixe esfriar levemente (para não rachar as tacinhas ou copos em que a sobremesa será servida). Divida o creme entre quatro taças ou copos e deixe chegar à temperatura ambiente. Leve à geladeira até firmar bem, 3 horas, ou de preferência, de um dia para o outro.

Rend.: 4 porções

3 comments:

Monica Heirng said...

Adorei a receita... estou morando em São Luís e receitas para clima quente tem sido o meu foco!!!
Beijos

Susana Machado said...

optima receita!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Cintya Maria Pedroso Ferrari said...

Adorei a praticidade da receita! Essa é para termos como carta na manga, no caso de uma visita inesperada.
Bjs e ótimo domingo pra vc.

Related Posts with Thumbnails