segunda-feira, junho 09, 2014

Bolinhos de quinua, brócolis e bacon e Katey Sagal

English version

Broccolini, bacon and quinoa fritters / Bolinhos de quinua, brócolis e bacon

Uma coisa que não entendo é “Sons of Anarchy” não ter um caminhão de prêmios – é um seriado incrível, com roteiro e atuações de primeira linha, o elenco todo constantemente perfeito. Há séries com as estantes cheias de prêmios e que para mim não fazem sentido algum, como a chatérrima “Frasier” (que vocês já sabem que eu detesto).

Estava curiosa com a terceira temporada de “SoA” por causa do Globo de Ouro de Katey Sagal, e no final tive mesmo de concordar que ela quebrou tudo, absolutamente maravilhosa, mas para mim ela já vinha fazendo isso desde o piloto – não entendo a única indicação, ela deveria ter muitas mais; uma atriz que transita da comédia ao drama com tanta classe e talento tem todo o meu respeito.

Aumentar a quantidade de grãos nas refeições que preparo é uma meta que pretendo alcançar e os bolinhos de quinua do Bill Granger são um ótimo jeito de fazer isso: um pouco ferro com os brócolis e sabor com o bacon e algo que já era bom ficou ainda melhor – assim como Katey Sagal dando vida a Gemma Teller.

Bolinhos de quinua, brócolis e bacon
adaptados do Bill Granger e da revista Donna Hay

100g de quinua
3 fatias de bacon
1 cebolinha picadinha
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
30g de parmesão ralado fininho
1 ½ colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 ovo grande
80g de floretes de brócolis, cozidos no vapor e picadinhos
óleo de canola, para fritar

Coloque a quinua e 200ml de água em uma panelinha, cubra e leve ao fogo até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 12 minutos ou até que a água tenha sido absorvida e a quinua esteja macia. Deixe esfriar.
Em uma frigideira antiaderente, frite o bacon até ficar crocante. Escorra o excesso de gordura com papel toalha e então pique.
Em uma tigela média, misture a quinua, a cebolinha, a salsinha e o parmesão. Junte a farinha, o sal e a pimenta, as raspas de limão e o ovo e misture para incorporar os ingredientes. Incorpore os brócolis e o bacon.
Aqueça um fiozinho de óleo em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e faça montinhos com 2 colheres (sopa) da mistura de quinua, achatando-os levemente. Frite por 2-3 minutos de cada lado ou até que dourem. Repita com a massa restante.

Rend.: cerca de 10 bolinhos

9 comentários:

Silvia disse...

Pati, tô curiosa pra saber o que você achou do final da temporada de Mad Men!

Terminei ontem a primeira de Hannibal e amei (apesar de morrer de pena do Will).

beijos!

Patricia Luck disse...

Hmmm...
Receita parecendo uma ótima pedida para acompanhamento quando as crianças já estão torcendo o nariz pro brócolis no vapor.
Vou fazer com certeza!
A dica que dou é "fritar" o bacon no microondas: coloque umas 2 folhas de papel absorvente sobre o prato giratório do micro, disponha sobre elas as fatias de bacon e cubra com mais duas folhas. Ligue por um minuto e confira se as fatias já estão crocantes, senão acrescente mais tempo. Acho que fica até mais gostoso (e menos trabalhoso) que fritar na panela.
Bjs e obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Silvia, qual temporada? A sexta? Já estou vendo a sétima.
Bj!

Patricia, essa dica é ótima, sim, mas eu frito o bacon na frigideira porque o meu microondas era um trambolho inútil na cozinha, dei embora faz tempo.
Bj!

Sara Graciano disse...

Gemma me dá arrepios, vario nas temporadas amando ou odiando ela! Acho uma personagem muito forte e mesmo quando ela é má, ela é 'phoda'. Aguarde que tem muita coisa pra acontecer até o final da 6ª temporada que foi realmente sensacional e, ao mesmo tempo, aterrorizante.
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Sara, realmente ela é uma personagem interessantíssima. Forte e cheia de nuances, e imagina algo tão rico nas mãos de uma atriz medíocre?
Que bom que vc gosta do seriado, adorei ler o seu comentário.
Bj!

Verônica disse...

menina, que trem bão esse bolinho!
Fiz hoje uma partida deles (meia receita) - fui fazendo e comendo logo que tirava da frigideira, com a mão. Não sobrou nada: comi todos sozinha!!!!!!!

Patricia Scarpin disse...

Verônica, que bom que vc gostou! E os danadinhos ainda são bons pra saúde! :D

Marisa disse...

Olá! adorei os bolinhos. Fiz hoje e ficaram muito bons. Obrigada pela receita =P

Patricia Scarpin disse...

Marisa, adorei saber disso! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!