Friday, June 20, 2014

Madeleines com curd de limão siciliano

English version

Madeleines with lemon curd / Madeleines com curd de limão siciliano

Adoro baking, mas admito que ligar o forno no inverno é muito mais gostoso do que fazer isso em dias quentes (apesar de isso não ser impedimento nenhum). :)

Para mim, alguns doces tem um quê de verão: olho para eles e parece que o sol está brilhando, apesar de estar frio e chovendo lá fora (como agora aqui em São Paulo). Enquanto digito este texto com as pontas dos dedos congeladas e uma xícara de chá pelando ao meu lado, olho para estas madeleines lindinhas e penso em um dia ensolarado, penso na primavera e em flores, euquanto planejo fazer sopa para o jantar por causa do clima.

Talvez eu faça mais uma leva destas madeleines antes de começar a picar alho-poró, batata e cenoura para a sopa - sei o quanto me sinto bem toda vez que tiro algo bonito e delicioso do forno, levanta o astral na hora. Posso até mesmo fazer madeleines salgadas para acompanhar a sopa - que escolha difícil; lhes deixo aproveitando a versão doce enquanto decido o que fazer. :)

Madeleines com curd de limão siciliano
adaptadas do lindo The Little Paris Kitchen: 120 Simple But Classic French Recipes e da sempre deliciosa Gourmet Traveller

80g de manteiga sem sal
raspas da casca de 1 limão siciliano
65g de açúcar cristal
½ colher (sopa) de açúcar mascavo claro
2 ovos, temperatura ambiente
½ colher (sopa) de mel de sabor suave
1 colher (chá) de extrato de baunilha
115g de farinha de trigo
1 pitada de sal
½ colher (chá) de fermento em pó
18 framboesas congeladas – use sem descongelar antes
cerca de 2 colheres (sopa) de curd de limão siciliano, em um saquinho de confeitar
manteiga derretida, para untar as forminhas

Derreta a manteiga em uma panelinha em fogo baixo, retire do fogo, junte as raspas de casca de limão e reserve até chegar à temperatura ambiente (2-3 minutos).
Coloque o açúcar cristal, o açúcar mascavo, os ovos, o mel e o extrato de baunilha na tigela da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo (4-5 minutos). Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa e incorpore gentilmente com uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima. Adicione a manteiga aos poucos e misture gentilmente, de baixo para cima. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas ou até de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte com manteiga derretida 18 forminhas de madeleine com capacidade para 2 colheres (sopa) cada. Leve à geladeira por 10 minutos. Unte-as novamente com manteiga e refrigere por mais 10 minutos. Divida a massa entre as forminhas e afunde uma framboesa em cada uma delas. Asse até que as madeleines cresçam e dourem (8-10 minutos). Desenforme imediatamente sobre uma gradinha. Enquanto as madeleines ainda estiverem quentes, encha cada buraquinho de framboesa com um pouquinho de curd.
Sirva morninhas ou em temperatura ambiente.

Rend.: 18 unidades


3 comments:

Richie said...

Acho essa receita um charme, Pat! Tinha visto num programa de uma francesa, ou americana que mora em Paris, e achei lindo! É muita delicadeza rechear o buraquinho da framboesa com curd! Ficaram impecáveis! bjo!

Sabrina Romano said...

rechear o buraquinho da framboesa parece ser relativamente simples, mas o resultado foi atômico; que incrível!!! 8o

Patricia Scarpin said...

Richie, foi exatamente do livro dela que tirei a ideia (aí no link, Rachel Khoo). Adoro o programa dela, é lindo demais!
xx

Related Posts with Thumbnails