Monday, June 16, 2014

Bolo escandinavo de cardamomo com glacê de Frangelico e a Copa do Mundo

English version

Scandinavian cardamom cake with Frangelico glaze / Bolo escandinavo de cardamomo com glacê de Frangelico

A Copa 2014 começou e aparentemente já é um sucesso. :)

Consegui ver alguns jogos (não tantos quanto gostaria), e Itália x Inglaterra foi o meu favorito até agora. Achei que a Argentina ia passar por cima da Bósnia, mas o placar de 2x1 não foi justo: o time argentino não estava aquela coisa toda e um empate teria sido um reflexo melhor do que realmente foi o jogo.

Há gente do mundo todo andando pelas ruas do meu país enquanto escrevo este texto e espero que todos se divirtam muito aqui. Por causa destes dias multiculturais que estamos vivendo, lhes trago uma receita multicultural também: um bolo escandinavo – com bastante cardamomo e canela, claro – com um glacêzinho de Frangelico, uma homenagem à minha ascendência italiana, apesar de, na maioria das vezes, sentir em mim o sangue alemão muito mais forte, como hoje de manhã, quando vi isso. :D

Bolo escandinavo de cardamomo com glacê de Frangelico
bolo um nadinha adaptado do delicioso World Class Cakes: 250 Classic Recipes from Boston Cream Pie to Madeleines and Muffins

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de cardamomo moído na hora (se for usar cardamomo já comprado em pó esta quantidade pode deixar o sabor forte demais)
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (120ml) de creme azedo (sour cream)*

Glacê:
100g de açúcar de confeiteiro
½ colher (sopa) de Frangelico
1 colher (sopa) de leite integral, mais se necessário

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de furo central com capacidade para 9 xícaras de massa (usei uma com capacidade para 10).
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o sal, o cardamomo e a canela.
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela a cada adição. Adicione a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos em três adições, alternando com o creme azedo (comece e termine com os ingredientes secos). Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por20 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigela pequena. Junte o Frangelico e o leite, misture até obter a consistência desejada (junte mais leite se necessário). Espalhe sobre o bolo já frio e deixe secar por 15 minutos.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 10-12 porções

3 comments:

Sabrina Romano said...

mamma mia!!!

Raquel Alabaça said...

Que bolo charmoso, a pedir um refreso, porque aqui faz muito calor ;-)

Amanda said...

Delícia de bolo! E o glacê de Frangelico, hummmm! Boa Copa do Mundo para você! Bjs

Related Posts with Thumbnails