Monday, June 30, 2014

Orecchiette com molho de abóbora e bolinhas de espinafre - rápido, nutritivo e delicioso

English version

Orecchiette with squash sauce and spinach balls / Orecchiette com molho de abóbora e bolinhas de espinafre

Apesar da vontade de experimentar novas coisas na cozinha, sei que tenho muita sorte por não ter alergias alimentares sérias e também por não precisar cortar glúten ou laticínios da minha dieta – fui vegetariana por muitos anos e não foi difícil, mas eu não duraria uma semana se tivesse que cortar pão ou queijo.

Macarrão é outra coisa que nem penso em cortar, não só por ser uma delícia, mas também por ser um ingrediente bastante versátil: pode ser preparado de diferentes maneiras, o céu é o limite. Quando estou com pressa ou se a geladeira anda meio pelada uma massinha sempre salva a noite. Por isso fiquei tão doida para comprar o livro do Antonio Carluccio sobre o assunto e o danado do veinho fofo não desapontou: “Pasta” é lindíssimo e as receitas dão água na boca – quero fazer tudinho do livro.

Ainda firme no plano de usar mais verdes nas refeições e diminuir o consumo de carne achei que um macarrãozinho com molho de legumes seria uma ideia nutritiva e leve para o almoço, e como o marido tinha dito que o prato da capa do livro parecia ótimo a escolha acabou sendo fácil. A receita do Carluccio pedia por abobrinha, mas decidi usar uma abóbora paulista linda que tinha na geladeira: a comida ficou saborosa, fresca e foi rapidíssima de preparar – desta maneira não perdi nada do jogo Holanda x México (gritei tão forte quando Sneijder marcou que fiquei com dor de garganta o resto do dia). :)

Orecchiette com molho de abóbora e bolinhas de espinafre
um nadinha adaptado do lindo e delicioso Pasta: The Essential New Collection from the Master of Italian Cookery

Bolinhas de espinafre:
150g de folhas de espinafre (descarte os talinhos)
1 dente de alho, amassado e bem picadinho
1 pitada de noz-moscada ralada na hora
20g de farelo de pão
15g de parmesão ralado bem fininho
1 ovo, levemente batido com um garfo
sal e pimenta do reino moída na hora
óleo de canola, para fritar as bolinhas

Massa e molho:
150g de orecchiette ou penne
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho, amassado e bem picadinho
½ pimenta vermelha (use uma que não seja muito ardida), bem picadinha
300g de abóbora paulista, sem as sementes, ralada no ralador grosso
sal e pimenta do reino moída na hora
azeite de oliva extra-virgem, para servir
parmesão ralado fininho, para servir

Pré-aqueça o forno a 120°C.
Bolinhas de espinafre: cozinhe o espinafre em água fervente salgada por alguns minutos. Escorra e deixe esfriar. Quando esfriar completamente, aperte com as mãos para extrair o excesso de água. Pique e transfira para uma tigela média. Junte o alho, a noz-moscada, o farelo de pão e o parmesão. Junte o ovo batido aos poucos, misturando até obter uma massinha que possa ser enrolada (você talvez não precise do ovo todo). Tempere com sal e pimenta e faça bolinhas com a mistura (cerca de 10). Frite-as em uma frigideira antiaderente com um fio de óleo de canola até dourá-las de todos os lados. Mantenha as bolinhas aquecidas no forno enquanto prepara o restante da receita.

Cozinhe o macarrão em água salgada até que fique al dente. Enquanto isso, faça o molho: em uma frigideira grande antiaderente, aqueça a 1 colher (sopa) de azeite. Junte o alho, a pimenta e a abóbora e refogue por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta do reino. Escorra o macarrão e junte-o ao molho, em fogo alto, misturando para cobrir e aquecer bem. Divida entre pratos aquecidos, regue com azeite extra-virgem, salpique com parmesão e sirva com 4-5 bolinhas de espinafre. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

3 comments:

Leila Figueiredo said...

Parece otima, vou fazer com certeza. O Jamie Oliver tem uma receita de molho com beringela e tomates batidos que e fantastica.

Sabrina Romano said...

Nossa, ficou uma coisa!!! Quero fazer essas bolinhas...

Susana Machado said...

óptimo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Related Posts with Thumbnails