Friday, June 13, 2014

Barrinhas de geleia de limão siciliano e um teaser muito doido

English version

Lemon marmalade bars / Barrinhas de geleia de limão siciliano

Semana passada, enquanto dava uma olhada nos links salvos no meu Delicious procurando por inspiração, vi estas barrinhas de limão siciliano, receita que eu salvara semanas antes – apesar de ser provavelmente meu baked good favorito, barrinhas de limão não são nenhuma novidade para mim, já as fiz de várias formas diferentes.

Estas, entretanto, me deixaram bastante curiosa porque o limão inteiro – casca, polpa, membrana branca, tudo – é picado e macerado em açúcar antes de ser transformado em uma espécie de geleia no processador. Só de pensar nisso já fiquei com água na boca e a senti repuxar imaginando o azedo, sem contar que a técnica diferentona cabe direitinho na letra “e” da minha lista de busca de receitas. E é limão. Eu tinha de fazer.

Achei as barrinhas deliciosas, super azedinhas com pedacinhos bem pequeninos de limão aqui e acolá, tornando a textura uma mistura interessante de macio e chewy, porém, elas podem ser um exagero para quem não gosta de cítricos e azedos como eu – é questão de gosto. Tenho certeza de que algumas pessoas vão achar que o Alejandro González Iñárritu pirou de vez depois de assistirem ao teaser de “Birdman”, mas eu pessoalmente achei lindíssimo e vou querer ver o filme todo assim que for lançado.

É questão de gosto. :)

Barrinhas de geleia de limão siciliano
um nadinha adaptadas do jornal The Telegraph

Recheio:
2 limões sicilianos grandes
1 xícara (200g) de açúcar cristal
3 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 colheres (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
45g de manteiga sem sal, derretida e fria

Base:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 pitada de sal
90g de manteiga sem sal, derretida e fria
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.

Recheio: pique um dos limões em quatro partes e retire as sementes. Pique cada parte em pedacinhos bem pequenos e transfira para uma tigela. Junte o açúcar e misture bem, esfregando os ingredientes com as pontas dos dedos para que o limão solte o óleo da casca. Deixe em temperatura ambiente por 1 hora.

Base: em uma tigela média, misture a farinha, o açúcar, o sal, a manteiga e a baunilha até formar uma massinha. Pressione-a na base da forma preparada e asse por 22 -25 minutos ou até dourar.
Enquanto isso, termine o recheio: esprema o outro limão e separe 3 colheres (sopa) do suco. NO processador de alimentos, processe o limão macerado com o açúcar até obter uma espécie de purê. Junte o suco de limão, os ovos, a baunilha, o amido de milho, o sal e a manteiga derretida e processe até obter um creme.
Quando a base terminar de assar, retire do forno e baixe a temperatura deste para 150°C. Derrame o recheio com cuidado sobre a base e volte ao forno por mais 20 minutos ou até que comece a firmar – ao balançar a forma, o centro vai se mexer levemente, feito gelatina.
Retire do forno e deixe esfriar completamente na forma (levar as barrinhas à geladeira por 1 hora depois de frias facilita na hora de cortar). Desenforme com o auxílio do papel alumínio e corte em quadradinhos.

Rend.: 16 unidades

No comments:

Related Posts with Thumbnails