quarta-feira, abril 02, 2014

Muffins de maçã e pecã e sendo corajosa (?)

English version

Apple pecan muffins / Muffins de maçã e pecã

O que mais ouvi nestas quase duas semanas de cabelo bem curtinho foi “nossa, como você é corajosa!” e ainda não descobri como devo responder corretamente ao comentário já que não acho que coragem tenha algo a ver com cortar o cabelo – eu não acho que devo ser parabenizada, não fiz nada... corajoso. :)

É óbvio que quero que meu cabelo fique bacana, mas não sou apegada a ele em termos de comprimento, nunca fui. Apenas não acho que longo = bonito necessariamente, mas parece que a maioria das mulheres que conheço pensa assim, inclusive minha irmã. Estava fazendo as unhas outro dia quando vi uma menina bem jovem (vinte anos, talvez) cortando o cabelo bem curtinho como o meu, e o cabeleireiro olhou pra mim e disse: “corto cabelo há tantos anos e é bem raro me pedirem este tipo de corte... Eu acho lindo, mas a maioria das mulheres simplesmente não topa. Acho que as que o fazem não se importam muito com a opinião dos outros...” – sorri pra ele, balancei a cabeça e me lembrei de um texto que lera havia um tempo. Acho que são mesmo as minhas bochechas (e o meu rosto redondo) contra o mundo (e olhem que de bochechas eu entendo, e muito). ;D

Agora, se vocês querem mesmo discutir coragem, façam estes muffins e comam apenas um – isso sim é o que eu chamo de bravura. :D

Muffins de maçã e pecã
um nadinha adaptados do delicioso The Seasonal Baker: Easy Recipes from My Home Kitchen to Make Year-Round

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 maçãs Granny Smith grandes, descascadas, miolos removidos, em cubinhos
1 colher (sopa) + ¾ xícara (150g) de açúcar cristal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
½ xícara (120ml) de óleo de canola
2 ovos grandes
¾ xícara (180ml) de leite integral
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
150g de pecãs picadas, tostadas ligeiramente e frias + 12 metades de pecãs para decorar os muffins
açúcar demerara, para polvilhar

Derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio. Junte as maçãs e 1 colher (sopa) do açúcar e cozinhe até que as maçãs estejam macias, mas não moles demais, 5-7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar completamente.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga uma forma de muffin com 12 cavidades.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o sal, o fermento, o bicarbonato e a canela. Reserve.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame os 150g restantes de açúcar e o óleo. Adicione os ovos, o leite e a baunilha e misture. Junte aos ingredientes secos e misture apenas até que estes sejam absorvidos – não mexa demais, massa de muffin é empelotada mesmo, se mexer demais os muffins fiarão duros. Gentilmente, incorpore as maçãs e as pecãs.
Divida a massa entre as forminhas untadas e coloque uma metade de pecã no topo de cada muffin. Salpique com açúcar demerara.
Asse por cerca de 20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem – faça o teste do palito.
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então desenforme com jeitinho, transferindo para a gradinha. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita e consegui 8 muffins usando esta forma

12 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Pat, eu também não dava muita bola pra essa coisa de cortar o cabelo, nunca tive medo de tesoura... Até o dia em que ele começou a cair, uns 3,4 meses depois da cirurgia de estômago, e caiu muiiiiito! Eu fui perdendo peso e cabelo, e ainda tive aqueles problemas de saúde. Chorei taaanto no banho. Um ano e pouco depois, acabei cortando bem chanelzinho, porque estava tãaao ralo. E ainda tinha a peruca de p*** chique, que cheguei a usar algumas vezes pra sair. Hoje, ele está finalmente grande, mas é só eu ter qualquer alteraçãozinha de saúde que ele volta a cair. Aprendi a valorizar o bichinho. Agoooora a senhora ficou linda de curtinho! Eu, na época, estava com o rosto tão fundo e abatido que fiquei nariguda, horrorosa.

Babei nesse bolinho fofo. Beijo.

Anônimo disse...

Sempre adorei cortar o cabelo mas detesto clima de salão e como meu cabelo cresce rápido, logo fica comprido, minha cabeleireira fica chocada quando quero radicalizar e pergunta se tenho certeza do tamanho rs. Adoro a sensação do visual novo mesmo tendo o rosto bem redondo e bochechas salientes e acho uma tremenda bobagem mulheres que pagam horrores e quase surtam pra cortar "só as pontinhas pelo amor de deus" e até medem o dedo da coitada que está cortando rsrs.
Carla

Su Delícia disse...

eu acho que não tinha coragem.. de comer so um! :P
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Amanda disse...

Adoro cabelos curtos... Pena que o meu é rebeeelde, parece um verso de uma música do Chico Buarque que diz: "que bicho feroz são seus cabelos que à noite você solta". Então o jeito é deixá-los longo e no primeiro sinal de rebeldia passar o elástico... Adoro mais ainda muffin de maçã e pecã :-D, tenho todos os ingredientes, acho que vou para a cozinha... Um abraço!

Entre Tralhas e Panelas disse...

Eu também uso uma forma igual....saem sempre bem.
Os teus muffins ficaram maravilhosos.

http://entretralhasepanelas.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/entretralhasepanelas

Anônimo disse...

Texto ótimo, corte de cabelo ótimo, receita ótima e a foto também mas comento pra dizer que você sempre usa pretérito mais que perfeito e acho isso muito, muito bonitinho.

Patricia Scarpin disse...

Fer, querida, que pena isso do seu cabelo. O meu andou caindo muito e foi aí que descobri que estava anêmica. Agora o bichinho está mais forte novamente.
Que bom que vc gostou do meu cabelo, eu fico feliz! <3
Beijo, darling!

Carla, hahaha, já vi muita gente medindo o dedo de cabeleireiro, eu acho engraçado! :D
Bj!

Amanda, o meu está super curtinho, se acordar rebelde estou frita porque não vou poder recorrer ao elástico! :D
Espero que vc goste dos muffins. Beijos!

Anônimo, será que vc é professora de português? ;)
Obrigada! :D

Unknown disse...

Olá,
Também não tenho apego nenhum ao comprimento do meu cabelo. Corto, deixo crescer e sempre escuto este comentário da coragem...Nada a ver mesmo!
Mas na verdade estou comentando por que amei sua leiteira de maça, pode me dizer a marca?
Parabéns, pelo blog, suas fotos são muito boas, as de doce sempre foram e de um tempo para cá tenho visto mais pratos salgados, e fotografá-los é realmente um desafio!
Abraços, Laura

Patricia Scarpin disse...

Laura, obrigada!
A jarrinha é da Mozi (www.mozi.com.au)
Bj!

Unknown disse...

Oi Patricia,
Obrigada pelo retorno. Estava com esperança de ser européia, ou até holandesa. Estou morando na Holanda e estou aproveitando meus últimos dias por aqui para comprar umas coisas fofinhas para minha casa.
beijos, Laura

Anônimo disse...

Adoro cortar os cabelos!! Deixo crescer e radicalizo! Já foi de todo "modelo". Só não mudo a cor: preto, preto, pretinho! Acho que só pinto qdo os brancos dominarem hehehehe

Cecília

Anônimo disse...

Eu acho que eh coisa de brasileira, q pra ser feminina tem que ter cabelao.
Eh so ver que todas tem o msm cabelo.
Bobagem....