domingo, dezembro 22, 2013

Biscoitos veludo vermelho e mais um filme alemão

English version

Red velvet cookies / Biscoitos veludo vermelho

Ando viciada em filmes europeus ultimamente e até agora tenho visto coisas muito boas: depois dos diretores dinamarqueses, fui um pouquinho pro sul no mapa e assisti ao excelente “Os Edukadores” (com o agora indicado ao Globo de Ouro Daniel Brühl).

Como eu já tinha amado “Soul Kitchen” e “A Onda” entrei em um estado de espírito alemão e decidi ver outro filme da terra natal de minha avó, um filme que todo mundo que me conhece diz que eu adoraria, e realmente adorei: “Corra, Lola, Corra”. O filme é incrível, bem diferente dos que já vi, com um ritmo único e absolutamente contagiante – Franka Potente está brilhante como Lola (toda aquela correria deve ter sido fisicamente desafiador) e depois de ler que ela teve de ficar sete semanas sem lavar o cabelo para não desbotá-lo a admirei ainda mais. :D

Minha série de Natal chega ao fim e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu – a última receita é a destes biscoitos deliciosos e tão vermelhos quanto o cabelo de Lola. :D

Biscoitos veludo vermelho
um nadinha adaptados da sempre lindíssima Donna Hay Magazine

100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
160g de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
100g de chocolate meio amargo, derretido e frio – usei um com 53% de cacau
185g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de cacau em pó, peneirado (meça, depois peneire)
1 pitada de sal
1 ½ colher (sopa)s de corante vermelho
200g de chocolate meio amargo, em gotas ou pedacinhos
cerca de 100g de açúcar de confeiteiro (usei impalpável), para envolver os biscoitos

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar mascavo e a baunilha até obter uma mistura clara e cremosa. Junte os ovos, um a um, batendo, e raspe as laterais da tigela. Junte o chocolate derretido. Em velocidade baixa, acrescente a farinha, o fermento, o cacau, o sal e o corante e misture somente até incorporar. Com uma espátula de silicone, incorpore as gotas/os pedacinhos de chocolate. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2-3 horas.
Peneire o açúcar de confeiteiro sobre uma tigela rasa. Usando uma cookie scoop, separe de 1 colher (sopa) nivelada de massa e role levemente pelo açúcar (para evitar que a massa grude demais nas mãos). Forme cada porção em uma bolinha e passe novamente pelo açúcar, desta vez cobrindo generosamente. Coloque nas assadeiras deixando 5cm de distância entre uma e outra. Asse por 10-12 minutos ou até que os biscoitos craquelem e estejam levemente firmes nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre gradinhas.

Rend.: cerca de 50

13 comentários:

Quéroul disse...

você viu 'Adeus, Lenin'? afe, prantos, apenas prantos. Bruhl tá uma graça nesse.

Fernanda Amarante disse...

Eu já sabia!!!
Safadinha! Ficaram lindos, Pat!!! Aproveito para te desejar um feliz natal, querida!!! Um beijo grande!

Priscila Kramer disse...

Sigo seu blog há um tempão e confio nas suas receitas...apenas prá te sugerir outro filme muuuito lindo alemão (além desses todos que vc já citou - conheço todos, pois meu marido é alemão...rs), assista tbm "Friendship" que conta a história de dois amigos alemães que vão para os EUA em busca do pai de um deles. Vale a pena!!! Uma graça!! Bjs pra vc!

Franceska disse...

Oi Patrícia,

Você já assistiu ao filme Das Leben der Anderen? Em Português acho que é a Vida dos outros. É um filme alemão bárbaro. Muito, muito bom. Totalmente recomendo! Beijo!

valeria rezende disse...

Olá Patrícia. Desejo a vc e a toda sua família um Natal muito feliz. Desejo que vc o desfrute na companhia de quem vc ama. Desejo que seja uma noite mágica e que a beleza desta noite se prolongue por todo o seu ano.
Beijos!

geovanna disse...

Oi Patrícia, tudo bem? Sei que essa pergunta pode soar um pouco bizarra, mas vc já tentou fazer biscoitos substituindo a manteiga por algum tipo de margarina 100% vegetal? Será que dá certo? Tenho intolerância à lactose, estou tentando me adaptar com as receitas e esses biscoitinhos vermelhos me deixaram com lombrigas ehehhehe

Samy disse...

Feliz Natal Pat!!
Tudo de bom! <3

Isabela Lopes disse...

Como a Franceska comentou aí, A Vida do Outros é um filme ótimo. Assisti no cinema sem saber o enredo e antes de ganhar o Oscar. Encontrei no Netflix e assisti novamente. É um ótimo filme!

Anônimo disse...

Que biscoitos lindíssimos <3 Tenho que experimentar =)
Eu sou fã do seu blogue há já algum tempo :) adorei seus biscoitos com lemon curd e de todas as vezes que os faço são sempre um sucesso =) obrigada =)
Um excelente ano 2014 *

Patricia Scarpin disse...

Queroul, ainda não, mas está na lista!

Fer, querida, obrigada!

Priscila, vou procurar, obrigada!
Bj!

Franceska, está na lista, já me falaram super bem do filme!
Bj e obrigada!


Valéria, querida, espero que as suas festas tenham sido ótimas, obrigada pelo carinho de sempre!
xx

Geovanna, não uso margarina porque acho menos saudável do que a manteiga e também menos saborosa.

Samy, xoxoxo

Isabela, já está na lista! Bj e obrigada pela sugestão!

Lady Ruskita, que bom que vc gosta do blog, fico contente!
Beijo e feliz 2014 pra vc tb!

Marianna disse...

Oi, Patrícia, tudo bom? Adorei essa receita dos biscoitos e gostaria de saber se, ao invés de moldá-los em forma de bolinhas, eu poderia usar um cortar pra ficar num formato mais bonitinho e, também, se ao invés de polvilhar açucar em cima, eu poderia deixar a parte vermelha aparente. Será que fica bom? O que vc me recomenda?
Obrigada, Marianna Cataldi

Patricia Scarpin disse...

Oi, Marianna, tudo bem, sim, e contigo?
A massa desse biscoito é molinha, impossível cortar com cortador.
Não sei se sem o açúcar eles ficariam tão bonitos. Só testando mesmo pra saber.

Anônimo disse...

fiz a receita e gostei muito! apenas uma observação: você diz para, em primeiro lugar, ligar o forno, e depois diz que a massa deve repousar por 2-3 horas. ainda bem que não liguei meu forno no começo, senão ficaria sem eletricidade! lol