sexta-feira, dezembro 13, 2013

Rocky road de Natal + duas interpretações fenomenais

English version

Christmas rocky road / Rocky road de Natal

Dias atrás, graças às maravilhosas pessoas que postam filmes na Internet (um obrigada gigante a vocês), consegui finalmente assistir a “Behind the Candelabra” e que filme excelente, gente: eu esperava algo bom, afinal de contas o diretor é Steven Soderbergh, mas foi muito mais do que eu esperava por causa de Michael Douglas e Matt Damon. Jamais pensei que Douglas pudesse ser capaz de uma interpretação tão fantástica – acho que dependendo da nossa idade a tendência é associá-lo ao tipo herói de ação ou aos personagens sexuais do passado (eu gosto muito dele em “Traffic”, também, e não é sua culpa se Oliver Stone arruinou “Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme”).

Por algumas horas Michael Douglas foi Liberace, indo além de simplesmente usar roupas extravagantes: a voz, o cabelo, os gestos, estava tudo ali, perfeitamente executado.

Adoro atores versáteis e por isso Matt Damon é um dos meus favoritos: sendo um rostinho bonito ele poderia facilmente ter se contentado com o posto de galã e ter tomado o caminho das comédias românticas, mas em vez disso ele escolheu a diversidade e tem mostrado o quão bom ator é. Ele está brilhante como Scott Thorson e é uma pena que ele e Michael Douglas estejam competindo um contra o outro na temporada de premiações, pois ambos merecem uma enxurrada delas.

Minha série de Natal continua, desta vez com uma receita fácil e que não vai ao forno: assim como as roupas de Liberace eram cravejadas de cristais e strass, estas barrinhas rocky road são cravejadas de delícias como frutas secas e marshmallow. :)

Dei sorte e encontrei manjar turco à venda na Casa Santa Luzia (com o nome de “rahat”); entretanto, já tinha decidido fazer as barrinhas mesmo que tivesse de usar outro ingrediente e cogitei trocar o manjar turco por amaretti; usem a imaginação caso não encontrem os ingredientes listados abaixo – tenho certeza de que outras frutas secas e castanhas ficariam deliciosas, também.

Rocky road de Natal
um tiquinho adaptado da sempre lindíssima revista Donna Hay

800g de chocolate meio amargo – usei um com 53% de cacau
1 ½ colheres (sopa) de óleo de canola
120g de cranberries secas
180g de mini marshmallows
200g de manjar turco em cubinhos (também conhecido como lokum ou rahat – foi assim que encontrei à venda na Casa Santa Luzia)
120g de pistaches picados grosseiramente

Unte bem levemente com manteiga uma forma de 20x30cm e forre-a com papel alumínio (a manteiga vai servir simplesmente para manter o papel alumínio no lugar, para que ele não fique “dançando” na forma).
Coloque o chocolate e o óleo em uma tigela refratária e leve ao banho-maria – em fogo baixo e sem deixar que a base da tigela toque a água – mexendo ocasionalmente até o chocolate derreter completamente.
Em uma tigela grande, misture as cranberries, os marshmallows, o manjar turco e os pistaches.
Retire a tigela de chocolate do fogo e reserve cerca de 1 xícara da mistura. Despeje o restante sobre os ingredientes na tigela grande e misture até cobri-los bem. Transfira para a forma preparada e aperte bem na forma. Regue com o chocolate reservado e alise a superfície. Leve à geladeira por 1 hora ou até firmar. Vire o bloco de chocolate sobre uma superfície bem seca e remova o papel alumínio. Corte o bloco em barrinhas ou quadradinhos.

Rend.: 74 pedacinhos pequeninos (ou corte-os do tamanho que preferir)

5 comentários:

Anônimo disse...

Patricia, que postagem maravilhosa: a foto temática, a receita das barrinhas com ingredientes exóticos e sua indicação do filme. Acho o Matt excelente e, como você bem disse, versátil. Após ler sua postagem, assistirei ao filme! Abraço, Paula

Luciana Leal disse...

Patrícia, que foto linda!! Deve ter ficado uma delícia!! Nunca ouvi falar em manjar turco mas vou pesquisar pra ver o que é... de qual site você baixa os filmes que assiste? Beijinhos, Lu.

Bárbara Pustai disse...

Coloquei rocky road na minha lista de afazeres pro Ano Novo - o Bill Granger me deixou louca de vontade, e agora tu! :D

Beijo, Pat!

Patricia Scarpin disse...

Paula, querida, obrigada! Que bom que vc gostou do post! Depois me conta o que achou do filme, se quiser vê-lo online te dou o link.
Beijo!

Luciana, manjar turco parece uma bala de goma. Quanto aos filmes, eu não baixo, assisto online: jogue o nome do filme + online legendado no Google, vc vai encontrar várias opções.
Beijo!

Bárbara, querida, tomara que vc goste, o do Bill tinha biscoitos, acho que fica até mais gostoso!
Beijo!

Luciana Leal disse...

Patricia depois eu fui pesquisar sobre o manjar turco e me lembrei dele , já comi quando criança. Obrigada pela dica dos filmes, bjs