quinta-feira, janeiro 02, 2014

Bolinhos de quinua com maionese de harissa - começando 2014 de maneira saudável

English version

Quinoa fritters with harissa mayo / Bolinhos de quinua com maionese de harissa

Feliz Ano Novo, pessoal! :)

Espero que todos tenham tido ótimas festas, cheias de boa comida e boas pessoas. Eu e o marido abusamos um pouquinho – ou eu deveria ser honesta e dizer um poucão? :) – nos dias de folga, e agora é hora de começar a comer direito novamente: menos álcool, mais grãos e verdinhos saudáveis. Estes bolinhos de quinua são facílimos de fazer e fazem bem à saúde, e a maionese de harissa dá a eles um tchã – viciei nessa maionese apimentada porque ela é deliciosa com outras coisas, também (transforma um hambúrguer normal em algo espetacular, por exemplo).

Obrigada por todos os comentários e emails, os responderei em breve. xx

Bolinhos de quinua com maionese de harissa
um tiquinho adaptados do Bill Granger (bolinhos) e da Nigella (maionese)

Bolinhos:
100g de quinua (usei quinua vermelha)
1 cebolinha, em fatias fininhas
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha
1 colher (sopa) de orégano fresco picadinho
30g de parmesão ralado fininho
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino moída na hora
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 ovo grande
óleo de canola, para fritar

Maionese de harissa:
5 colheres (sopa) de maionese
1 colher (chá) de harissa (ou a gosto)
1 colher (chá) de suco de limão siciliano

folhas de rúcula e azeite extra-virgem para servir

Bolinhos: coloque a quinua e 200ml de água em uma panelinha, cubra e leve ao fogo até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 12 minutos ou até que a água tenha sido absorvida e a quinua esteja macia. Deixe esfriar.
Em uma tigela média, misture a quinua, a cebolinha, a salsinha, o orégano e o parmesão. Junte a farinha, o sal e a pimenta, as raspas de limão e o ovo e misture para incorporar os ingredientes.
Aqueça um fiozinho de óleo em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto e faça montinhos com 2 colheres (sopa) da mistura de quinua, achatando-os levemente. Frite por 2-3 minutos de cada lado ou até que dourem. Repita com a massa restante.
Maionese: coloque todos os ingredientes em uma tigelinha e misture para combinar.

Sirva os bolinhos com a maionese, com a rúcula e um fio de azeite.

Rend.: cerca de 10 bolinhos

6 comentários:

Sam Nicoli disse...

Excelente 2014 para você e sua família Pat. Que seja um ano muito doce para todos nós!

Amei a receita de hoje.. Sempre faço quinua em casa, mas sempre do mesmo jeito.
Posso substituir o grão vermelho pelo tradicional?

Anônimo disse...

Olá, Feliz 2014!
Adoro este teu cantinho.
Quase não uso quinua, preciso aprender comer melhor.

Mari disse...

Oi, Paty
Estou sumida pq agora vivo de dieta e só babo nas suas fotos... quase nunca cozinho mais... :-(
Sabe que eu adoro umas receitas que tenho aqui que também tem um molhinho com harissa, mas nunca essas receitas pedem maionese... pedem iogurte grego, e eu adoro! Acho que ainda não se acha o sem ser adoçado no Brasil, mas colocando o iogurte normal pra escorrer num pano de queijo fica igualzinho! Experimente depois! Eu já prefiro o iogurte à maionese em várias coisas, pq adoro o azedinho.... bjos!

Patricia Scarpin disse...

Sam, obrigada, querida, pra vc tb!
Pode sim - eu usei a vermelha porque a amarelinha tinha acabado.
Bj!

Mari, que pena, querida. :(
Eu adoro iogurte e já fiz várias vezes esse truque eu escorrer o soro, fica ótimo!
Beijo!

Patricia Luck disse...

Feliz 2014 para você!
Essa receita me pareceu bastante apetitosa, mas o que vem a ser harissa? Compra-se como?

Um abraço

wair de paula disse...

Estou na fase Quinua - linhaça dourada - chia. Me sinto um passarinho comendo alpiste, esta receita transforma o alpiste numa coisa mastigavel, adorei!
Abraços.