segunda-feira, julho 15, 2013

Brioche com geleia de laranja e passas - bem melhor do que uma certa torta

English version

Marmalade and raisin brioche / Brioche com geléia de laranja e passas

Apesar de não ter ficado contente com o vencedor de “The Great British Bake Off” me diverti muito vendo o programa – por isso, depois de a Tania e a Ana me contarem sobre a versão americana assisti ao primeiro episódio (que foi sobre tortas) e agora não sinto vontade nenhuma de continuar assistindo. :S

Mary Berry não está no programa, o apresentador é irritante e os participantes não são nada interessantes. E depois de ver uma torta de manteiga de amendoim, chocolate e BACON ir super bem na competição desisti do reality show – se não querer bacon misturado a chocolate me faz uma pessoa conservadora então sou mesmo. Achei aquela torta nojenta, mas o Paul Hollywood adorou – prefiro algo mais normal e, para mim, bem mais gostoso: o brioche maravilhoso do P.H., aquele que já fiz várias vezes, desta vez recheado com geleia de laranja e passas.

Brioche com geleia de laranja e passas
um tiquinho adaptado do excelente How to Bake (comprei o meu aqui)

Brioche:
500g de farinha para pães + um pouco extra para polvilhar (usei farinha de trigo comum)
½ colher (chá) de sal
½ xícara (100g) de açúcar cristal
10g de fermento biológico seco
140ml de leite integral morno
5 ovos médios*
250g de manteiga sem sal, bem molinha

Recheio:
200g de geleia de laranja
½ xícara de passas claras

Coloque a farinha na tigela grande da batedeira (você vai usar o batedor em formato de gancho). Coloque o sal e o açúcar sobre a farinha de um lado da tigela e o fermento do lado oposto. Junte o leite e os ovos e misture em velocidade baixa por 2 minutos. Passe para a velocidade média e misture por 6-8 minutos ou até que uma massa macia e elástica se forme. Junte a manteiga e continue misturando por mais 4-5 minutos, raspando as laterais da tigela periodicamente para garantir que a manteiga se incorpore completamente à massa – esta será bem molinha. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por uma noite ou por pelo menos 7 horas – assim a massa ficará firme o bastante para ser moldada.
Unte com manteiga uma assadeira de 20x30cm.
Tire a massa de brioche da geladeira e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Sove 3-4 vezes e então, com um rolo, abra a massa em um retângulo de 35x20cm. Espalhe a geleia de maneira uniforme sobre a massa e salpique com as passas. Enrole como um rocambole, começando pelo lado mais longo. Corte em 9 fatias e arrume-as na assadeira preparada deixando aproximadamente 2,5 de distância entre uma e outra. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Asse os brioches por 20-25 minutos ou até que dourem bem. Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 9 unidades

9 comentários:

Priscila Schulz disse...

Hummm... que delícia!!!
:D
Adorei o aspecto desse brioche. Lindo, lindo!!!

Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

PoliCBA disse...

Namoro as suas receitas de pães há tempos. Preciso de um momento de inspiração e coragem para me aventurar nelas (nunca fiz pão). Mas esses brioches estão na lista.

O problema que vejo nesses reality shows de culinária é que, muitas vezes, no intuito de inovar e ser criativo nas provas, os organizadores/jurados se perdem nos critérios de votação. Como a 2ª temporada do "Top Chef Just Desserts": gosto muito do programa, mas obrigar os competidores a fazer sobremesas com ingredientes salgados (coisas como nabo!), como fizeram, gerou um mar de contradições entre os jurados e, no fim, praticamente mandaram no olhômetro gente para casa. O tradicional ainda é uma boa opção.

kalina morena disse...

yey!!!
tenho esse livro, Patricia. muito legal.
abraco
Kalina

omuito obrigadissima pelas dicas dos livros que voce me deu. vou comprar o da martha stewart.

Luciana Leal disse...

Nossa, chocolate com bacon também não é pra mim não. Já vi num programa uma vez que tem um lugar em NY que só vende sanduíches com pasta de amendoim e o mais vendido era o de pasta de amendoim com bacon e alface... não dá!!
Patrícia, onde vc viu a versão americana do The Great British Bake Off na internet?
Beijinhos

All We Need is Food disse...

Oi Patricia,
Essa receita tem a minha cara. Adoro brioche, geléia de laranja e passas. Na verdade, gosto de tudo o que é fruta seca e amo de paixão geléia de laranja.
Quando você vier a Paris, minha dica é que vc prove o brioche de Menton da Lenôtre. Foi o melhor com frutas cristalizadas que já experimentei até hoje.
Bjs,
Leticia

Chef de Algibeira disse...

Pois que os americanos tem a mania de por bacon em tudo... :S
este brioche ficou lindo.. :)

DulceBeeNYC disse...

Patricia,
Vamos por partes:
- Eu assisti a temporada inteira e quero meu tempo de volta!!
- o apresentador eh um idota com as piores piadas do mundo
- achei muito meia boca a competicao ser em uma tenda, muito pobrinho
- depois que vc me contou do babado do PH com a Marcela, sempre achava que estava rolando um clima entre eles ao inves de prestar atencao nos pratos
- Top Chef RULES!!!
Bjs

Anônimo disse...

Oi Patrícia. Queria saber se quando você faz brioche e pães você usa uma farinha diferente ou usa essas de mercado mesmo.

Patricia Scarpin disse...

Poli, acho que quando vc começar a fazer pães vai se apaixonar - comigo foi assim. :)
Eu acho muitas das eliminações injustas e parecem totalmente tendenciosas. Acabo pegando birra do programa por causa disso.

Luciana Leal, a pasta de amendoim ainda é salgadinha (mesmo assim não comeria com bacon), mas bacon com chocolate acho o fim, eca.
Ah, assisti ao programa no You Tube.
Bj!

Leticia, esse brioche é muito bom, fica gostoso puro e com mil recheios diferentes. Vou colocar na listinha a sua sugestão, querida. Obrigada!
xx

Tania, hahha, então concordamos com tudo, querida! Exceto com "Top Chef", porque eu geralmente encrenco com os vencedores, acho as eliminações injustas, meu coração dói até hoje por Stefan!
Bj!

Anônimo, uso a farinha Renata para todas as receitas do blog.