sábado, julho 06, 2013

Frango assado com limão siciliano e mel

English version

Sticky chicken with lemon and honey / Frango assado com limão siciliano e mel

Quem tem algum enjoadinho em casa provavelmente concordará comigo: não é fácil e nem sempre prazeroso cozinhar para eles. :/ Por isso, quando meu marido pede algo específico para o almoço ou o jantar fico aliviada – sei que não precisarei gastar horas (nem neurônios) pensando no cardápio.

Semanas atrás, enquanto assistíamos a “Nigel Slater's Simple Suppers”, vimos o Nigel Slater preparar um franguinho dourado e caramelizado, e nisso o João disse: “que tal isso para o almoço?” – concordei na hora já que somos ambos loucos por frango assado. O frango do Nigel é facílimo de fazer – a geladeira e o forno fazem todo o trabalho – e ficou uma delícia, crocante e grudentinho por fora, macio e suculento por dentro, soltando do osso. Ficou tão bom que o marido o colocou lá no #1 junto com o franguinho com chorizo da Donna Hay, que até aquele momento tinha sido o frango assado preferido dele.

Frango assado com limão siciliano e mel
um tiquinho adaptado do sempre maravilhoso Nigel Slater

4 pedaços grandes de frango, com osso e pele – use os seus favoritos
suco de 2 limões sicilianos
1 colher (sopa) de mel ralinho
½ colher (sopa) de mostarda de Dijon
3 dentes de alho, amassados até virarem um purê
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto
manteiga amolecida, para preparar a forma

Coloque o frango em uma tigela média. Em uma tigelinha, misture bem com um garfo o suco de limão, o mel, a mostarda, o alho, o sal e a pimenta. Despeje sobre o frango e misture bem para que todos os pedaços fiquem cobertos pela marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira de um dia para o outro ou por pelo menos 4 horas.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre um recipiente refratário com uma camada dupla de papel alumínio e unte o papel com a manteiga.
Transfira o frango para o recipiente preparado e despeje sobre a carne a marinada que tiver sobrado. Asse por cerca de 45 minutos ou até que esteja do seu agrado – aqui em casa gostamos do nosso franguinho bem assado, como dá para ver na foto, então assei por 1 hora e meia.
Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

4 comentários:

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Hola, Patricia. Hoy casualmente preparé pollo asado, pero lo hice con pesto de tomates secos. próximamente probaré esta receta.
Pasaba por acá para comentarte que preparé el bolho de limón y milho (¿habré escrito bien? Una ricura absoluta. Pienso subirlo al blog en breve y prepararlo muy seguido.
¡Buen fin de semana!

Ricota disse...

Oi Patrícia!
Essa receita realmente parece ser uma delícia! Vi no programa do Nigel e fiquei louca por ela! Pretendo testar em breve!
Beijos

Patricia Scarpin disse...

Silvia, obrigada pelo comentário tão doce! Um beijo!

Anônimo disse...

Oi, assar por uma hora e meia não deixa o frango seco? Você cobre com papel alumínio? grata pela atenção, meu nome também é Patrícia.