segunda-feira, julho 29, 2013

Bolo cremoso de chocolate e geleia de laranja

English version

Chocolate marmalade slump cake / Bolo cremoso de chocolate e geleia de laranja

Um vidro de geleia de laranja aberto na geladeira (sobra do brioche) precisando ser usado e já que se tratava de um ingrediente tão gostoso eu tinha que preparar algo à altura. O bolo do Lucas Hollweg foi a escolha perfeita: bastante úmido, com um sabor intenso de chocolate e sem glúten (para quem segue esse tipo de dieta).

Foi um ótimo uso para um produto excelente (bem diferente de o Robert Zemeckis usar a equipe de “Náufrago” para filmar “Revelação”). :D

Bolo cremoso de chocolate e geleia de laranja
do lindíssimo e deliciosíssimo Good Things to Eat (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

150g de manteiga sem sal
150g de chocolate picado – a receita pede chocolate com 60-70% de cacau, usei um com 53%
100g de geleia de laranja pedaçuda
raspas da casca de 1 laranja grande
125g de açúcar cristal
4 ovos, gemas e claras separadas
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte levemente com manteiga uma forma redonda de 20cm com fundo removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Coloque a manteiga em uma panela grande e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo, acrescente o chocolate e aguarde 1-2 minutos. Misture até que o chocolate derreta completamente. Coloque a geleia de laranja e as raspas de laranja no processador de alimentos e processe até conseguir um purezinho. Acrescente o açúcar e processe novamente. Incorpore o purê à mistura de chocolate.
Adicione as gemas à mistura e bata vigorosamente. Acrescente a baunilha. Peneire o cacau sobre a massa e bata bem. Em uma tigela bem limpa e seca, usando a batedeira, bata as claras e o sal até obter picos suaves. Adicione 1/3 das claras à mistura de chocolate e bata. Acrescente as claras restantes e mistura gentilmente com uma espátula, misturando de baixo para cima.
Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o centro do bolo esteja firme e opaco. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos e então desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro.
Sirva morno ou em temperatura ambiente com sorvete de baunilha ou creme chantilly.

Rend.: 6-8 porções

16 comentários:

Anônimo disse...

que bolo apetitoso esse, vou levando a receita. Boa semana

Priscila Schulz disse...

Nossa!!! Que maravilha de bolo, quero muito provar! Me manda um pedaço? hehe

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Luciana Leal disse...

Minha nossa... que bolo é esse!!!Hummm... Bjs

Dricka disse...

Estou aguada, morrendo de vontade de uma fatia desse bolo. Será que com geleia de damasco vira? Estou com um pote encalhado na geladeira.
Bjs

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Que aspecto fantástico! Como me sabia bem uma fatia desse bolo...

Tati Candeias disse...

Pat! Que delicia! amei, este tipo de bolo me agrade demais! Chocolático e pedaçudo. HUm!

bjo!

Patricia Scarpin disse...

Dricka, eu acho que ficaria bom, sim!

Amanda N. disse...

Olá Patrícia,
A geleia de laranja que você usou na receita é amarga? Pois tenho um vidro dessa geleia de laranja amarga e não sei o que fazer com ela! Já tentei consumi-la passada no pão e não me agradou o paladar, então pensei que seria uma boa ideia usá-la em receitas.

Carol Moraes Maia disse...

Paty querida, que receita maravilhosa!!
Você não se cansa de nos deixar com água na boca, não? Bolo devidamente inscrito na minha (enorme!) "to do list" by Technicolor Kitchen! :=)

Beijo grande!

Patricia Scarpin disse...

Amanda, é esse geleia mesmo, meio amarguinha. Acho que vc vai gostar dela no bolo.

Carol, vc é mesmo tão querida! Obrigada! xx

Anônimo disse...

Olá Patricia
Hoje fiz a sua receita para partilhar on uns amigos. Um sucesso! Como tudo o que você sugere :)
Bom fim de semana.
Guida

Patricia Scarpin disse...

Guida, que notícia ótima! \o/ Adorei saber - obrigada por vir aqui me contar!
Bj!

Rossana disse...

Sempre quis aprender a fazer este bolo, Patricia! Obrigada por compartilhar a receita.
Este final de semana vou sair da linha e prepará-lo, depois te conto.
Bjs

Mari disse...

Gente, só achei essa receita agora. Que pecado!!! é sem gluten mas é quase um pudim, não um bolo!!!! meu Deus!!! que tentação!!! acho que também vou fazer pro fim de semana... hummmmm
Bjos!

Denise disse...

É obrigatório colocar a geléia?

Patricia Scarpin disse...

Denise, a geleia é o que diferencia este bolo de outros bolos de chocolate.