sexta-feira, julho 26, 2013

Doughnuts de pistache com glacê de água de rosas

English version

Pistachio doughnuts with rose water icing / Doughnuts de pistache com glacê de água de rosas

Gosto de friturinhas, mas morando em apartamento raramente sinto vontade de fritar alguma coisa – tento evitar que a casa toda fique cheirando ao jantar que acabamos de comer. Até alguns meses batata frita era a exceção já que tanto eu quanto o marido a adoramos, mas depois de experimentar as fritas de forno da Annabel (e que a Maria reproduziu lindamente no blog dela) o problema estava resolvido – João disse que as acha mais saborosas do que a versão original frita.

Entretanto, abri outra exceção dias atrás ao fazer os doughnuts de pistache da Gourmet Traveller – estava de olho na receita havia séculos. Os doughnuts ficaram bem bons e sendo do tipo cake doughnuts (em que se usa fermento químico em pó no lugar do biológico) não demorei muito tempo para prepará-los. O problema foi o glacê de água de rosas: decepcionante, ficou doce demais e não tinha gosto de nada além do açúcar de confeiteiro mesmo depois de eu ter espremido meio limão nela. A calda de framboesa, antes da adição do açúcar de confeiteiro, havia ficado deliciosa e por isso sugiro que a preparem até aquele ponto e usem para mergulhar os doughnuts ao degustá-los.

Outra sugestão: depois de fotografar e comer os primeiros doughnuts fritei a massa restante como churros pequeninos (em vez de formar círculos com ela) e achei que ficaram melhores assim: foi mais fácil movê-los dentro da panela ao fritar e eles ficaram com uma casquinha mais crocante.

Pistachio doughnuts with rosewater icing / Doughnuts de pistache com glacê de água de rosas

Doughnuts de pistache com glacê de água de rosas
um tiquinho adaptados da sempre lindíssima Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Doughnuts:
75g de pistaches sem sal
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar cristal
3 colheres (chá) de fermento em pó
raspas da casca de 1 laranja
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
1 xícara (240ml) de leite integral
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo, levemente batido com um garfo
óleo vegetal, para fritar

Glacê de água de rosas:
½ xícara (100g) de açúcar cristal
10 framboesas, frescas ou congeladas (não é necessário descongelá-las antes)
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de água de rosas, ou a gosto

No processador, moa os pistaches até conseguir uma farinha. Transfira para uma tigela grande e adicione a farinha de trigo, o açúcar, o fermento, as raspas de laranja, a baunilha e o sal. Misture os ingredientes, faça um buraco no centro e nele despeje o leite, a manteiga e o ovo. Misture até conseguir uma massa homogênea, transfira para um saco de confeitar com um bico crespo de 2cm e leve à geladeira por 1 hora.
Glacê: em uma panelinha, junte o açúcar e 50ml de água e leve ao fogo médio-alto, mexendo até o açúcar dissolver. Junte as framboesas, esmague-as com as costas de uma colher de pau e deixe ferver em fogo baixo até a mistura engrossar ligeiramente, formando uma calda (2-3 minutos). Retire do fogo, passe por uma peneira despejando o líquido em uma tigela refratária. Acrescente o açúcar de confeiteiro e a água de rosas, misturando até obter um glacê homogêneo (adicione água se a mistura estiver espessa demais).
Aqueça o óleo em uma panela funda a 180°C. Unte um pedaço grande de papel manteiga com óleo e sobre ele faça círculos de 8cm com a massa dos doughnuts. Frite os doughnuts por 3-4 minutos, virando para dourar ambos os lados. Transfira para um prato forrado com papel toalha e, enquanto os doughnuts ainda estiverem quentes, espalhe sobre eles o glacê. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 18-20 unidades

8 comentários:

Edu de Almeida disse...

Parecem ter ficado deliciosos!

Raquel Alabaça disse...

Já estou com fome! Ficaram muito mimosos!

Priscila Schulz disse...

Que lindinhos!!!
Ontem assisti um programa sobre donuts, me deu muita vontade de comer. Esses são parecidos?

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

¡Son tan fememinas!

Raquel Arellano disse...

Faz entregai, tia Pat? <3

Fernanda Amarante disse...

Que absurdo a deliciosidade disso!!! Delicados, lindos! Você é top, Pat!!! Beijo!

Telita disse...

Devem ser deliciosos.

Maria disse...

As batatas ficam demais, né, Patrícia?! Agora, esses seus doughnuts estão com uma cara incrível! Nunca costumam me apetecer, mas salivei com seu post. Infelizmente, por aqui, apesar de ser casa, fritura também é exceção. rs
Beijão! Fiquei feliz em ver o DigaMaria citado aqui. :)