segunda-feira, julho 22, 2013

Bolo de coco tostado e abacaxi + um filme enfadonho

English version

Pineapple and toasted coconut cake / Bolo de coco tostado e abacaxi

Spielberg provavelmente nunca estará entre os meus diretores favoritos, entretanto, como eu ainda estou boba com o fantástico “Munique” decidi dar uma chance a “Lincoln”. Uma hora de filme e eu estava morta de tédio, uma hora e dez minutos de filme e eu estava no décimo sono. O_O
Só conseguia pensar que aquele Academy Award que Daniel Day Lewis levou para casa deveria estar em uma prateleira na casa de Joaquin Phoenix (ou no banheiro ou dentro da geladeira, Joaquin sendo Joaquin). :)

Meu marido viu “Lincoln” até o final e gostou, então talvez eu dê outra chance ao filme qualquer dia desses – sem pressa alguma, já que há vários outros filmes ótimos para ver. Tenho pressa, porém, para que vocês façam este bolo fantástico e que combina sabores que realmente ficam deliciosos juntos – o coco depois de tostado fica ainda mais saboroso e vai muito bem com os pedacinhos de abacaxi. Outra receita excelente de um dos meus livros de receita favoritos.

Bolo de coco tostado e abacaxi
do delicioso e infalível Cake Keeper Cakes: 100 Simple Recipes for Extraordinary Bundt Cakes, Pound Cakes, Snacking Cakes and Other Good-To-The-Last-Crumb Treats

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 ½ xícaras (150g) de coco em floco adoçados
2 ovos grandes
1 xícara de creme azedo (sour cream)*
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 lata (500g) de abacaxi em calda, bem escorrido, seco com papel toalha e picado

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central (do tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Espalhe o coco em uma assadeira grande e leve ao forno para tostar, mexendo frequentemente, por cerca de 5 minutos. Deixe esfriar completamente. Mantenha o forno ligado.
Em uma tigela pequena, misture os ovos, o creme azedo e a baunilha e bata levemente com um garfo. Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo, raspando as laterais da tigela uma ou duas vezes.
Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos em três adições alternando com a mistura de ovos em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Raspe as laterais da tigela a cada adição. Bata a massa por 1 minuto em velocidade média. Com uma espátula, incorpore o coco e o abacaxi.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por 50-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então desenforme sobre a gradinha, deixando esfriar completamente.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigelinha e acrescente o suco de limão, misturando até obter a consistência desejada. Espalhe sobre o bolo já frio e deixe secar por 30 minutos antes de cortar e servir.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8-10 porções

14 comentários:

Sofia disse...

Que bolo mais apetitoso!
Já sigo o seu blogue à algum tempo e adoro cada receita e cada foto!
Parabéns.

Um beijinho,
Sofia
www.paladarescompanhia.blogspot.com

Maíra S. disse...

Muitas pessoas me falaram que não viam a hora de Lincoln acabar, mas eu e minha mãe fomos juntas ao cinema e adoramos o filme! Saímos do cinema direto para o Google para saber mais sobre a história. E nem somos fãs de biografia. Engraçado, não?
Adoro coco + abacaxi, o bolo já está na minha lista!

Priscila Schulz disse...

Ficou muito lindo esse bolo, parece delicioso! Adorei o aspecto!

Patricia, seu blog é um dos que acompanho pois tenho listado em minha página inicial, por isso gostaria muito que participasse do concurso de bolos que estou promovendo. Pode enviar uma receita que já tenha no site.

Dê uma olhada nas regras: http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-aniversario-de-chocolate.html

Seria muito legal ter a sua participação.

beijinhos, Pri

Su Delícia disse...

Por acaso nem tenho coragem de começar a ver esse filme.. acho que deve ser mesmo aborrecido de ver!
Quanto ao bolo está lindo! imagino o sabor ;)
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt

wair de paula disse...

estava vendo Lincoln ontem à noite pelo pay-per-view. dormi...
mas vou encarar esta receita com muito mais prazer - adoro coco e abacaxi.
abs!!

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

No he visto la película, pero pienso que me va a gustar solo porque es el tipo de películas que me gustas, en general.
La receta de hoy es estupenda, Patricia. Y es cierto que el coco ligeramente tostado resalta su sabor de un modo increíble.
Ya he hecho y publicado la torta de limón y polenta. Sería un honor que vieras el resultado final en http://alamosventosos.blogspot.com.ar/2013/07/torta-bizcocho-cake-de-limon-polenta-maiz.html
Buena semana.

Isa Bocayuva disse...

O filme deveria se chamar 13ª emenda. Só fala dela, não explora toda a complexidade e carisma do personagem principal, uma pena. Eu achei muito enfadonho (é esta a palavra), mas raramente não termino de assistir um filme. persisto até em sessão da tarde rs.
O bolo está lindo, mas ainda quero fazer o de amêndoas e curd e geléia. delícia!

Tati Candeias disse...

Pat, querida boa pedida pro friozinho não eh mesmo!
Bom ainda não vi o Lincoln mas veria por Daniel Day Lewis!
bjos Tati Candeias

Tati Candeias disse...

Pat, querida boa pedida pro friozinho não eh mesmo!
Bom ainda não vi o Lincoln mas veria por Daniel Day Lewis!
bjos Tati Candeias

Sabrina Romano disse...

Nossa, que bolo matador! 8o

Unknown disse...

Que bolo lindo. O perfume dele assando deve ser fantástico.
Eu senti o mesmo sono com Lincoln. Nossa! Insuportável! hahaha

Bárbara Pustai disse...

Euvi no cinema e admito: dei várias cochiladas. Filme péssimo, entendiante, e-n-f-a-d-o-n-h-o hehe. Já o bolo, como sempre, parece maravilhoso :)

Anônimo disse...

Ola, gostaria de deixar uma sugestão de um livro para vc ler antes de ver este filme novamente.
"O amor é eterno" de Irving Stone. Acredito que após a leitura deste livro vc vai se apaixonar tanto por Abraham Lincoln que qualquer coisa sobre ele será excelente.
Abraços.
Simone

Patricia Scarpin disse...

Oi, Simone, tudo bem?
O meu problema com o filme não é o Lincoln e sim o Spielberg. Ele decidiu fazer um filme arrastado e chato.