terça-feira, agosto 07, 2012

Torta de amêndoa e mirtilos + Michael Shannon

English version

Blueberry and almond tart / Torta de amêndoa e mirtilos

Sempre me lembrarei do Oscar de 2012 como o ano em que as pessoas que deveriam ter levado as estatuetas para casa sequer foram indicadas: assim como aconteceu com Tilda e Lynne Ramsay, Michael Shannon teve, para mim, a performance mais fantástica do ano passado mas, aparentemente, foi esquecido pela Academia. Penso também que as pessoas responsáveis pelas indicações escolheram Jessica Chastain como uma das indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante – o que achei perfeito – mas o fizeram pelo filme errado; será que quem leu as instruções deu uma de Jack Palance e se confundiu? :D

Acho a sutileza uma qualidade essencial para um ator e Michael Shannon a tem aos montes: sinto que seu Curtis teria virado um mega cliché nas mãos de um ator menos talentoso. Shannon já havia me impressionado com performances curtas porém poderosas e depois de assistir ao maravilhoso “O Abrigo” me tornei, oficialmente, fã: tenho certeza de que ele vai tirar de letra o papel de General Zod, deixando o sempre ótimo Terence Stamp orgulhoso, e há outros dois filmes a caminho que parecem bem interessantes, um deles unindo Shannon e Jeff Nichols novamente – vou ver todos, podem apostar. E se vocês, como eu, acham que o rosto ossudo e quadradão de Shannon lhe confere um ar intimidador, saibam que ele é adorável e engraçado. :)

***
Estar torta, apesar de não ser simples de fazer como um bolo, faz valer a pena cada segundo de preparo: o recheio de amêndoa é delicioso e dá vontade de repetir (e repetir), enquanto que os mirtilos, depois de assados, parecem bolinhas de geléia explodindo na boca. Tão, tão bom.

Torta de amêndoa e mirtilos
um tiquinho adaptada do muito, muito delicioso e lindo Good Things to Eat (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

Massa:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
¼ xícara (35g) de açúcar de confeiteiro, peneirado caso tenha grumos
1 pitada de sal
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 83g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 ovo
1 colher (chá) de água gelada
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar cristal
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¼ xícaras (125g) de farinha de amêndoas
½ colher (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal
125g de mirtilos
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Massa: coloque a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal no processador de alimentos e pulse para combinar. Junte a manteiga e pulse algumas vezes até que a mistura pareça uma farofa grossa. Quebre o ovo em uma tigelinha, junte a água e a baunilha e bata levemente com um garfo. Com o processador ligado, acrescente a mistura de ovo aos poucos, e processe apenas até que uma massa comece a se formar (você provavelmente não usará toda a mistura de ovo). Transfira para uma superfície levemente enfarinhada, forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (pode ser congelada por até 1 mês – embrulhe em duas camadas de papel alumínio sobre o plástico filme).
Unte levemente com manteiga uma forma retangular com fundo removível de 30x10cm. Abra a massa com um rolo formando um retângulo de 35x15cm. Forre a forma com a massa e remova o excesso. Leve ao freezer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 190°C e coloque dentro dele para aquecer uma assadeira grande, de beiradas baixas. Coloque um pedaço de papel manteiga sobre a massa e cubra com feijões secos. Leve ao forno por cerca de 10 minutos ou até que as laterais tenham começado a firmar. Com cuidado, remova os feijões e o papel. Reduza a temperatura do forno para 180°C e volte a massa ao forno, assando até que a massa esteja seca no fundo e começando a dourar. Retire do forno e deixe-o aceso. Deixe a massa esfriar por 10 minutos.
Faça o recheio: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte o ovo, batendo bem, e então raspe as laterais da tigela com uma espátula. Junte a baunilha, a farinha de amêndoa, a farinha de trigo e o sal e bata para incorporar.
Espalhe 1/3 dos mirtilos sobre a base da torta e espalhe o recheio por cima, alisando o topo. Espalhe os mirtilos restantes sobre o recheio. Asse até que o recheio esteja firme e dourado, cerca de 40 minutos. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva morna ou em temperatura ambiente.

Rend.: 6-8 porções

11 comentários:

Danny e Ro disse...

Oie, ontem tentei fazer aquele pão de batata com parmesão que você postou há um bom tempo atrás, e ele murchou! Não sei se é porque eu coloquei recheio ou usei queijo prato no lugar do parmesão, mas ainda assim ficou bom. Só tenho uma dúvida...eu fiz na mão, e a massa só tem que desgrudar dos lados da tigela e não das mãos também? Porque achei ela meio grudenta ainda...

Dafne Augusto disse...

Lindo como sempre. Eu adoro o seu blog porque além da receita você tems empre algo interessante a falar sobre filmes e afins. Essa junção de comida e vídeo é muito original e encantadora. Parabéns sempre :)

Danni e Lype disse...

Querida Patrícia,
Nossa!!! Mais uma receita que foi para o meu caderninho... ADOREI!!!
Ah!!! Respondendo a sua pergunta... Eu gostei muito do Sour Cream da Balkis... Apesar de não conhecer o verdadeiro creme americano... O bolo ficou sensacional... Ele derrete na boca... ADOREI!!!
Grande beijo, Irene

Fê Dayrell disse...

para tudo isto não é um bolo é um espetáculo!!!]Estou literalmente babando.
bjo

Patrícia disse...

Olá Patricia,
Se puder me esclareça uma pergunta que sempre me fiz mas que só hoje resolvi colocar em prática com você rs..
Pq você informa a xícara medidora de 240ml? sendo que no final das contas cada ingrediente tem seu peso e consequentemente a xícara medidora não acabará servindo como parâmetro. O que quero dizer por exemplo como é o caso da citação da farinha(1 xícara) que corresponde a 140g nessa receita. A xícara medidora não se fez uso.. Não seria menos confuso citar só a quantidade do peso?Pq certa hora numa receita 1 xícara vale 140, 200ora 240g.. (Observei que no blog você disponibiliza de uma página com explicação das medidas de cada ingrediente), a minha pergunta se restringe somente nesta pequena confusão de citação das xícaras.
(Não me leve a mal, faz anos que acesso o blog).
Adoro suas receitas, o blog, a forma e o carinho em cada produção para com as fotos e como você interage!O blog foi um achado e tenho um 'arsenal' de receitas guardadas daqui prontas para serem colocadas em prática. Acabo de me formar num curso de Pâtisserie e Boulangerie e estou 'louquinha' para testar todas elas com os conhecimentos adquiridos. Beijo, Patrícia.

p* disse...

Oh que delícia que essa torta deve ser! As receitas deliciosas aqui são postadas com tanta rapidez que para fazer (e provar) todas as que queria (só daqui!) ia ter que cozinhar uma por dia durante mais de um ano (e ia deixar de caber, por ficar mega obesa, na minha pequena -e linda e cor de rosa- cozinha!!!) Mas há umas que tenho que fazer sem falta e esta será uma delas! :)

Vera disse...

olá =) adorei a receitinha

Vans disse...

Ai, Pati, seu blog é a um paraíso! Trabalho com confeitaria e não resisto a ele: entro aqui e fico lambendo a tela! Parabéns pelo talento!!!

Estou pra te perguntar uma coisa há um certo tempo: vi que vc costuma comprar livros pela Amazon e gostaria de saber qual foi o máximo de livros que vc pediu de uma só vez. Eu sei que não são tributáveis, que pagamos apenas o frete. É que certa vez li que o que mais vale a pena é juntar todos os livros e comprar de uma só vez... O problema é que quero TANTOS livros que estou com medo de pedir de uma só vez e a fiscalização pensar qu estou comprando para revender rs

Beijoss

Ameixinha disse...

A promessa de mirtilos que parecem geléia a explodir na boca já dá vontade de trincar :)

Patricia Scarpin disse...

Danny e Ro, eu não me lembro de detalhes daquela receita. Como murchou? Ao sair do forno?

D Augusto, obrigada!

Patrícia, vamos lá: em primeiro lugar, você tem que saber que gramas são diferentes de miligramas, sólidos são diferentes de líquidos. Outro ponto: entre os sólidos, diferentes ingredientes têm diferentes texturas - a farinha é de um jeito, o açúcar é de outro, a manteiga, se outro, e assim por diante. Por isso a diferença de peso. Desculpe, mas é meio óbvio, não? E eu coloco tanto as medidas em xícaras quanto em peso porque nem todo mundo tem balança.

Vans, tudo bem? Eu geralmente compro 2 ou 3 livros por vez, o máximo que comprei no mesmo frete foram 4.
Bj!

Vanderleia disse...

Oi Patricia, seu comentário sobre o recheio e os mirtilos foi maldade.
Chega senti o estalar na boca e claro babei.Adorei a receita.Guardarei para um futuro preparo.Beijos e tudo de bom pra você.