domingo, agosto 19, 2012

Barrinhas de laranja - doce com camadas, música idem

English version

Orange cream bars / Barrinhas de laranja

Adoro camadas – camadas em bolos, em performances, em música... Esta é uma das razões pelas quais amo tanto a maioria das canções do Silverchair, especialmente as do álbum "Diorama": elas têm tantas camadas diferentes, tantos detalhes diferentes que dá pra perceber que houve uma preocupação genuína com aquelas melodias – sinto que tenho sorte por ouvir algo de tamanha qualidade, como ouvinte me sinto até mesmo mimada sendo tratada assim. Uma de minhas canções favoritas é “Across the Night” – como não amar uma canção que começa com um cravo seguido de um som de big band? E então, no final, há uma mudança drástica no arranjo e é como se fossem duas canções em uma (o que me lembra a maravilhosa “Layla”) – dizer que é sublime é pouco.

Com esses meninos talentosos e sua música cheia de camadas em mente lhes trago estas barrinhas deliciosas, também cheias de camadas e que podem parecer dar trabalho, mas na verdade, não: levam um certo tempo para ficar prontas, é verdade, já que cada camada é feita separadamente e elas precisam esfriar/firmar em intervalos, mas usei tais intervalos para ver um pouco de TV já que naquele sábado eu ainda não havia começado ler este livro.

Barrinhas de laranja
do sempre delicioso The Good Cookie

- xícara medidora de 240ml

Base:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
2/3 xícara (94g) de açúcar de confeiteiro, peneirado se estiver muito empedrado
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal, em cubinhos de 1cm

Recheio de curd de laranja:
2 ovos
4 gemas
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti
½ xícara (120ml) de suco de laranja
2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja
1 pitada de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida

Cobertura:
¾ xícara (180ml) de creme azedo (sour cream)*
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno 180°C. Forre uma forma quadrada de 23cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel com manteiga.
Base: coloque a farinha, o açúcar e o sal no processador de alimentos e pulse para misturar. Coloque a manteiga sobre os ingredientes e pulse 6-8 vezes ou até que a mistura pareça uma farofa grossa. Processe por 15-20 segundos ou até que grumos se formem e se juntem, formando uma massa, quando pressionados com as pontas dos dedos - tive que acrescentar 1 colher (chá) de água gelada à massa para conseguir esta consistência.
Transfira a massa para a forma preparada e aperte no fundo, formando a base. Faça furinhos em toda a massa com um garfo. Asse por 30-35 minutos ou até que esteja bem dourada nas extremidades. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Recheio: coloque uma peneira fina sobre uma tigela média e reserva.
Em uma panela média, misture com um batedor de arame os ovos, as gemas e o açúcar. Junte os sucos, as raspas de laranja, o sal e a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a mistura engrossar, cerca de 7 minutos (não deixe ferver porque pode talhar).
Imediatamente passe a mistura pela peneira, pressionando com uma espátula para extrair o máximo possível.
Transfira ¼ xícara da mistura para uma tigela média, cubra com filme plástico e leve à geladeira. Espalhe a mistura restante sobre a base já fria e leve à geladeira até esfriar e firmar, cerca de 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Cobertura: misture o creme azedo, o creme de leite, o açúcar e a baunilha à curd de laranja reservada. Espalhe cuidadosamente sobre a camada de curd de laranja. Asse por 10 minutos somente para firmar a cobertura**. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha e então leve à geladeira por pelo menos 2 horas (ou de um dia para o outro).
Com uma faca afiada, corte as barrinhas, limpando a faca entre os cortes (fiz isso umas três vezes apenas). Sirva geladas.
As barrinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético na geladeira por até 5 dias.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

** minhas barrinhas ficaram no forno por 25 minutos (!!) e mesmo assim a cobertura não firmou – isso só aconteceu na geladeira e mesmo assim não ficou firme o bastante e sim com uma consistência mais cremosa

Rend.: 16 barrinhas – fiz exatamente a receita acima usando uma forma quadrada de 20cm

9 comentários:

Léia disse...

Oi Patricia, que delicinha.Adoro laranja e suas receitas como sempre não deixam nada a desejar.Você sempre a me surpreender.Beijos e ótima semana pra você.

Leiliane disse...

Eu simplesmente adoro o album Diorama. E across the nigth é uma das minhas favoritas. Pra mim, esse album foi a obra prima do Daniel Johns e Silverchair.

Larissa disse...

Ei Patrícia! Que delícia de barrinha!!
Mudando de assunto, acabei de falar lá no meu blog de sorvete italiano (de pistache, de preferência!) e de como a gordura é importante para o sabor. Fiquei pensando se vc não tem uma receita bacanuda de sorvete, será? será?
Beijos!
www.la-agosto.blogspot.com

Flor de Sal disse...

Camadas de elogios! Fantásticas!

angela disse...

Deve ser bom de dar raiva!! Salivei enquanto lia.. hum... mas deu preguiça de fazer.. hum... acho que comeria tudo.. bom demais da conta!!Agora vou provar que não sou um robô escrevendo a palavra Cão. E ilineho.. :-)))

Bárbara Pustai disse...

Não vejo a hora de fazer essa receita! Minhas papilas gustativas estão implorando por uma barrinha dessas :) Beijos!

Carol disse...

Que delícia, Pati!!!

Também adoro Silverchair! Vou guardar essa receita pra testar tb!

No meu blog tem um bolo de limão siciliano e NA HORA me lembrei de vc :)

Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Leiliane, eu concordo contigo demais.

Maysa Alexandrino disse...

Nossa, deu vontade...
Tá lindo!
Bjos,
Maysa
http://doqueeupreciso.com.br/

Related Posts with Thumbnails