sexta-feira, abril 06, 2012

Pavlovas de ameixa e cardamomo + uma boa dica

English version

Spiced plum pavlovas / Pavlovas de ameixa e cardamomo

Vocês sabem do meu amor pelo trabalho de Donna Hay: tenho alguns de seus livros – não vivo sem o “Modern Classics 2” – e sou assinante de sua revista desde setembro de 2006. Mas no último ano tenho tido problemas para receber as revistas – a edição de inverno do ano passado nunca veio e o mesmo aconteceu com a edição de verão deste ano. Não sei se eles mudaram o método de envio ou algo assim, porque uma amiga minha – que mora aqui no Brasil também – tem tido o mesmo problema. Já estava pensando (com dor no coração) em cancelar a minha assinatura quando deparei com isso no site de Donna ontem – comprei a edição de verão e agora a possuo em meu computador. Imprimi uma página como teste – ótimo!. Como alguns de vocês adoram a revista achei que deveria lhes contar sobres sua edição digital. Espero que gostem!

Estas pavlovas foram a sobremesa de um jantar com amigos semana passada – as preparei porque queria algo bonito e fresquinho. Mas o que realmente me pegou de jeito aqui foram as ameixas: elas ficaram deliciosas e também combinaram super bem com um bolo simples que eu fizera. Simplesmente perfeitas.

Pavlovas de ameixa e cardamomo
um nadinha adaptadas do livro de sobremesas mais maravilhoso que tenho

- xícara medidora de 240ml

Suspiros:
4 claras grandes (112g)
1 pitada de sal
¼ colher (chá) de cremor tártaro
1 xícara (200g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
2 colheres (chá) de amido de milho
½ colher (chá) de vinagre branco
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Ameixas:
450g de ameixas, cortadas ao meio, caroços removidos, cada metade cortada em 4 fatias
1/3 xícara (67g) de açúcar cristal
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti
¼ colher (chá) de cardamomo em pó

Para a montagem:
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco bem gelado
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado

Suspiros: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Na tigela grande da batedeira, bata as claras e o sal até espumarem. Junte o cremor tártaro. Continue batendo até que picos suaves se formem. Aos poucos, acrescente o açúcar, batendo até que a mistura fique espessa e brilhante, cerca de 5 minutos. Junte o amido de milho, o vinagre e a baunilha e bata. Coloque colheradas de merengue na forma preparada, formando 6 montinhos arredondados (deixando 7cm de distância entre um e outro). Com as costas de uma colher, faça uma leve depressão no centro de cada montinho.
Coloque a forma no forno e imediatamente baixe a temperatura para 120°C. Asse até que os suspiros estejam secos por fora (mas ainda macios por dentro), a cor esteja opaca e que possam ser removidos facilmente do papel manteiga, aproximadamente 50 minutos. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha (os suspiros podem ser preparados até 8 horas antes de serem servidos – mantenha em temperatura ambiente).

Ameixas: coloque todos os ingredientes em uma frigideira grande e misture para incorporar. Cubra e leve ao fogo médio-alto, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver, cerca d 5 minutos. Retire a tampa e cozinhe até que as ameixas estejam macias, aproximadamente 3 minutos. Deixe esfriar completamente (as ameixas podem ser preparadas com um dia de antecedência – cubra e mantenha na geladeira).
Na hora de montar a sobremesa, bata o creme de leite e o açúcar em uma tigela média até obter picos médios. Coloque os suspiros em pratinhos e coloque colheradas de creme batido no centro de cada um deles. Arrume as fatias de ameixa sobre o creme e regue com um pouquinho da calda.

Rend.: 6 porções

8 comentários:

São Ribeiro disse...

FICARAM LINDAS ASSIM EM VERSÃO MINI.
FELIZ PASCOA
BJS

Para ouvir Elvira disse...

Eu adoro pavlovas, e o legal da versão mini é que você não precisa deixar elas dentro do forno de um dia pro outro. Obrigada pela receita deliciosa e feliz Páscoa! ^.^

Sabores Autenticos disse...

Hummm...devem ser uma delicia.
Bjs

Luciana disse...

Nossa, deve estar uma delícia!! Suas pavlovas ficam tão branquinhas, as minhas, não ficam bonitas assim... mas são gostosas também!! Bjs

DulceBeeNYC disse...

Obrigada pela dica da revista. Baixei no Ipad as edições passadas e a revista é maravilhosa. Tem um tutorial de pavlovas perfeito. Tomei coragem e vou tentar semana que vem.

CNS disse...

Que lindas Pavlovas! Parabéns pelo blogue, é fenomenal.

A Meu Gosto disse...

Uau, que bom aspecto! Tenho mesmo que experimentar, depois publico o resultado :p

Renata disse...

qtas receitas [e fotografias] de dar água na boca!!
adorei o blog!
ja estou seguindo ;)

bjs