segunda-feira, abril 23, 2012

Tortinhas de frangipane e geléia de cereja + "Hanna"

English version

Cherry jam frangipane tartlets / Tortinhas de frangipane e geléia de cereja

Há vezes em que fico uma arara com coisas que parecem não perturbar outras pessoas; odeio quando ótimos filmes vão direto pra DVD aqui no Brasil, depois de eu ter esperado meses e meses para vê-los no cinema. Isso tem acontecido com freqüência – “O Abrigo”, “Jane Eyre”, entre outros – e foi o caso de “Hanna”. É realmente uma pena que poucas pessoas tenham ouvido falar de um filme tão fantástico: roteiro brilhante, trilha sonora maravilhosa, e um elenco...

* spoilers *

Cate Blanchett é uma de minhas atrizes favoritas – adoro o quão versátil ela é e aqui, como vilã, ela está fabulosa: seu tom de voz, a cor de seu cabelo, o modo como seus olhos se movem... Soberba. Eric Bana prova que beleza e talento podem andar juntos: ele ganhou o meu coração há bastante tempo interpretando o Hulk – sei que nem todo mundo gostou da versão de Ang Lee para o herói mas eu, sim; Bana interpretou Banner como um homem contido, o que é o contraponto perfeito para seu alter ego explosivo. Ele interpretou um Henrique VIII perfeito e interpretará outro Rei – aguardo ansiosamente. Tom Hollander, vivendo tão brilhantemente um vilão que parece saído de um filme barato dos anos 1970. E Saoirse Ronan... ela é a alma do filme e tendo visto “Desejo e Reparação” e “Um Olhar do Paraíso” eu esperava muito dela, mas ela transcende como Hanna – a parte física do papel parece algo bem difícil de realizar mas o que me deixou mesmo de queixo caído foi o quão perfeitamente ela interpreta as emoções de Hanna, seus momentos de descoberta: a primeira vez vendo um avião ou ouvindo música – o brilho em seus olhos... Seu desempenho é poético.
Tenho dito a todos que conheço para verem “Hanna” o mais rapidamente possível e agora digo a vocês, também. :)

***

Lavar louça é algo que não me incomoda em nada mas detesto lavar as peças do processador de alimentos: geralmente acabo cortando os dedos ao lavar a lâmina e isso não é nada bom. Por isso, quando tiro o processador do armário para preparar massas de torta – doces ou salgadas – faço o dobro da quantidade de que preciso e congelo o restante: fiz isso quando preparei as tortinhas de crème brûlée de chocolate e, alguns finais de semana depois, usei a massa congelada para preparar estas deliciosas tortinhas de frangipane, cortesia do sempre maravilhoso Jamie Oliver.

Tortinhas de frangipane e geléia de cereja
um tiquinho adaptadas do Jamie Oliver's Meals in Minutes: A Revolutionary Approach to Cooking Good Food Fast (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

6 bases para tortinhas, prontas*
1 ovo, de preferência orgânico
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
100g de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (100g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
raspas da casca de ½ laranja
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
½ xícara de geléia de cereja ou do sabor que preferir

Pré-aqueça o forno a 190°C.
Coloque a 6 bases de tortinhas em uma assadeira. Em uma tigela média, faça o frangipane: junte o ovo, a farinha de amêndoa, a manteiga, o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha em uma tigela média e misture bem até homogeneizar. Coloque 1 colher (chá) de geléia em cada base de torta; cubra com 1 colher (chá) cheia de frangipane, outra colherinha (chá) de geléia e uma última de frangipane. Leve ao forno até que o recheio das tortinhas estufe e doure, cerca de 20 minutos.
Sirva morninhas ou em temperatura ambiente, com creme de leite batido ou crème fraîche.

* usei esta receita de massa de torta para fazer as bases das tortinhas; assei em uma forma de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada (conforme explicado aqui) e consegui 8 bases – metade da receita acima foi suficiente para rechear as 8 bases de torta

Rend.: 6 unidades

11 comentários:

Nereime disse...

Pat, a receita como sempre divina e a foto impecável!!!Agora me diz ao certo, posso encontrar Jane Eyre nas locadoras?Eu li o livro e amei...
Super beijo

Mónica Silva disse...

Que lindas tortinhas com uma foto excelente.

Beijinho

Daiane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiane disse...

Acompanho blog a mais de um ano e nem sei porque nunca comentei, acho muito meigo o seu jeito de se expressar , esses tecidinhos sempre me chamam atenção , adoro esse capricho! Estou sorteando umas pecinhas de cozinha lá no meu blog , dá uma passadinha lá! Boa semana para você!

wair de paula disse...

Eu fiquei tenso neste filme maluco. E oha que adoro a Cate Blanchet tb, mas aquela casa do chapeleiro maluco no filme é por demais nonsense...
Abs!

Camila disse...

Por coincidência, cheguei em casa ontem e meu marido havia gravado Hanna para assistirmos. Como eu havia lido seu comentário a tarde, já sabia que o filme seria bom... mas é muito bom hein! só faltava ter feito a receita para acompanhar, mas fica pro próximo filme.

Verônica disse...

Adorooo seu blog, sempre entro pra ver as novidades!!!

Anônimo disse...

Oi Patricia, eu tb moro na Inglaterra, vc mora no UK? Eu adoro esse livro do Jamie Oliver, eu e meu marido ficamos desafiando fazer mesmo as refeicoes em 30 minutos, ate hoje todas as receitas que eu tentei sao maravilhosas! Beijos

Kelly disse...

Patricia, adoro seu blog! Sempre postando receitas e dicas que me ajudam muito. Adoro!
Bj!


www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nê - eu aluguei "Jane Eyre" no Now, da Net.
Bj!

Wair, pois eu adorei o enconderijo escolhido pelo pai da personagem - quer lugar mais inusitado? Em que ninguém pensaria?

Larissa, moro no Brasil! :D
Esse livro é ótimo mesmo.
Bj!

Laryssa Chaves disse...

Oi,
Patricia.
Além de adorar as coisas que você faz pra comermos com os olhos aqui, também me interessam muito suas opniões sobre arte e cinema.
Eu também falo muito de Hanna com meus amigos, que eles tem que ver, que apesar de parecer um filme de ação, sua temática mais tocante são os sentimento humanos. Tanto que escrevi um post no meu blog e lendo o seu percebi que teve praticamente as mesmas impressões.
Gostaria que lêsse.
Obrigada pelas delícias compartilhadas
http://outrabeleza.com/2011/11/24/hanna/