segunda-feira, abril 16, 2012

Bolo molhadinho de limão siciliano e sementes de papoula (com um ingrediente secreto)

English version

Sticky lemon poppy seed cake / Bolo molhadinho de limão siciliano e sementes de papoula

Não que eu precise de uma desculpa para preparar bolo de limão siciliano (nós todos sabemos disso) mas para ser sincera esta receita me chamou a atenção por causa da adição de aveia moída à massa – o que pode parecer um plano para fazer com que os enjoadinhos de plantão consumam mais fibras resultou em um dos melhores bolos que já fiz: com uma textura ótima, é úmido e super delicioso.

***

Não me lembro como cheguei a esse link, mas achei tão bacana que tinha de compartilhá-lo com vocês: até eu, que odeio spoilers, não sosseguei até clicar em todos os 50 filmes – e encontrei vários favoritos meus por lá. Mas lembrem-se: há spoilers aos montes.

Bolo molhadinho de limão siciliano e sementes de papoula
do maravilhoso Short and Sweet (o meu comprei aqui)

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar cristal, de preferência orgânico
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal, amolecida
100ml de óleo de canola
raspas das cascas de 3 limões siciliano
3 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de água quente
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de fermento em pó
2/3 xícara (75g) de aveia em flocos, moída no processador até virar farinha (meça antes de processar)
3 colheres (sopa) de sementes de papoula (as minhas foram compradas fora do Brasil; façam o bolo mesmo sem elas, vale a pena)

Calda:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
100ml de suco de limão siciliano

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm.
Na batedeira, com o batedor de arame, bata o açúcar, a manteiga, o óleo e as raspas de limão até obter um creme claro e fofo. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte a baunilha.
Peneire a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Acrescente a água quente à mistura de ovos e misture bem. Junte os ingredientes peneirados, a aveia e as sementes de papoula e misture gentilmente com uma espátula. Despeje na forma preparada e alise a superfície. Asse por 50 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Assim que retirar o bolo do forno prepare a calda: em uma panelinha aqueça o açúcar e o suco de limão, mexendo até dissolver o açúcar. Retire do fogo. Faça furinhos em todo o bolo e regue com a calda. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

Rend.: 16 porções

33 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Oiê, Pat, tudo bom?? Sabe que esses tempos eu andei testando umas receitas de bolos super saudáveis (sem glúten, sem colesterol, sem açúcar, quaseee sem gosto) e todos eram à base de aveia? O que deu mais certo foi um de chocolate e abacate... Exótico mas delicioso! Beijos!

Sabores Autenticos disse...

Que aspecto delicioso!
Bjs

Receitas para a Felicidade disse...

Ficou lindo Patricia ainda mais com as sementes, delicia

beijo!!

Dafne Augusto disse...

OBRIGADO PELA DICA LÉIA,VOU TENTAR COM CHOCOLATE E TE CONTO O RESULTADO. VOU LEVAR TAMBÉM ESSA RECEITA DE BOLO DE LIMÃO. TAVA PROCURANDO UM BOLINHO BEM BEM FOFINHO PRA FAZER NUMAS FORMINHAS NOVAS DE BOLO INGLES QUE EU COMPREI.
UM BEIJO

Fê Dayrell disse...

Pat, este bolo ficou demais, vou levar a receita comigo.
Bjo

Lari/Jê disse...

Realmente é uma ótima ideia incluir aveia na massa do bolo =D Deve ter ficado uma delícia!!!
Fiquei aqui salivando!!!

Beijos
Lari

Anônimo disse...

Vou experimentar, finalmente comprei as sementinhas de papoila. =)
Beijo

Leila disse...

Lindo, como adoro limao, vou fazer, e bemmmmmmmmm depois te conto, bju

luciana disse...

Boa Tarde! Qual a diferença entre usar a farinha de aveia , comprada pronta, a processar a aveia ate virar farinha?

Anônimo disse...

Me contem, onde compraram sementes de papoula?

Rosangela

Anônimo disse...

Olá Patrícia, tenho uma dúvida,
esse bolo de limão só vai raspas
e não usa o suco?

abs,
Rosangela

wair de paula disse...

adoro bolo de limão com sementes de papoula, e sei fazer um bem direitinho - mas agora NÃO TEM MAIS SEMENTES DE PAPOULA no Brasil! E eu fiquei com receio de trazer de fora...

Anônimo disse...

Boa Noite Patricia lendo a receita, fiquei com dúvidas quanto a adicionar água quente a mistura de ovos, seria apenas os ovos miturados claras e gemas?Grata

Patricia Scarpin disse...

Luciana, a farinha de aveia é mais fina. Eu não compro porque depois acaba vencendo, é um desperdício.

Rosangela, o suco vai na calda.

Anônimo, veja a receita está bem clara.

Chef de Algibeira disse...

hummmmm... deve ser maravilhoso.. :)

Akemi disse...

Patrícia, acabei de fazer este bolo e ficou maravilhoso! No lugar das sementes de papoula, usei chia e consegui quase a mesma textura. Devo postar semana que vem! Bjss e bom final de semana!

Anônimo disse...

Estou com todos os ingredientes separados, mas fiquei com a mesma dúvida do anônimo acima. Dá uma olhadinha na receita, realmente não tá falando se é para bater os ovos com a manteiga e açúcar como é o usual. É isso mesmo?
Obrigada,

Patrícia

Chef de Algibeira disse...

Já está no forno... vamos lá a ver se fiz direitinho... :)))))

Laura Pires disse...

Olá Patrícia! Fiz o bolo hoje e ficou uma delícia! Também adoro limão siciliano!
Um abraço!

Patricia Scarpin disse...

Meninas, eu tinha lido a receita mil vezes e não tinha percebido o erro, desculpem! Já consertei.

Laura, que bom que vc gostou da receita, adorei saber!
Beijo!

Chef de Algibeira disse...

Olá Patricia... só apssei para dizer que ficou uma MARAVILHA.. :)

Patricia Scarpin disse...

Mafalda, que notícia ótima! Obrigada por vir aqui me contar!

Mag disse...

Pat querida

Estou com uma receita a tempos para experimentar de \bolo de Limão com sementes de papoula, vc pode me informar onde encontrou as sementes para vender? ou como as adquiriu?
Obrigada Bjão

Mag

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mag,
Escrevi na receita, comprei as sementes fora do Brasil.
Bj!

Neyara disse...

Pat, ficou muito, muito, MUITO gostoso! Fiz taliqual tá na receita, mas não te obedeci em tudo e comi o bolo quente mesmo!
Beijos,
Neyara
p.s.: me arrependi de não ter comprado mais sementinhas naquele supermercado de sonho... :(

Mag disse...

Me desculpe Pat, não tinha lido os parênteses
Obrigada
Bjo

Anônimo disse...

Olá, Patrícia,

Meu nome é Mõnica e descobri seu blog por meio do "O brigadeiro de colher", da Monise Tonoli.
Tem sido um verdadeiro sofrimento, porque levo horas tentando decidir qual das receitas de bolo vou experimentar.
Já fiz duas - esta, da semente de papoula (substitui por chia, como a Akemi), e também uma outra com limão siciliano e laranja. Como sou um fracasso na cozinha, meu forno é ruim e minha batedeira uma pobreza, as massas ficaram pesadas. Mas isso não pareceu ser um problema, porque o povo comeu tudo, muito rápido, e achara uma delícia. Ou seja, as receitas são tão boas que, até quando dá errado, dá certo! Parabéns!

Abs,

Mônica

P.S. Hoje vou experimentar a
receita do bolo de noz moscada.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mônica? Tudo bem?
Ai, forno ruim é uma tristeza mesmo, mas que bom saber que os bolos foram "devorados"! Adorei saber, menina! Obrigada por vir aqui me contar.
Um beijo!

Patricia Luck disse...

Oi Patricia
Sou sua xará e fã incondicional do TK, já fiz vááárias receitas de sucesso...
Fiz esse bolo ontem e ele é absurdamente delicioso, mesmo sem a calda (que esqueci de fazer ¬¬).
Obrigada
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Paty!
Que bom que vc gostou do bolo, adorei saber!
Beijo!

Unknown disse...

Oi, xará!!! Fiz ontem esse bolo e adoramos aqui!!!! Massa perfeita! Me lembrou massa de cupcake...
Usei chia no lugar das sementes de papoula e a farinha de aveia (pesei) deu certo!!!! Obrigada por essa delícia, que com certeza ficará na parte dos bolos favoritos do meu fichário!!!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Paty! Que notícia ótima, xará! Adorei saber que a receita deu certo com as suas modificações! Obrigada a você for vir aqui me contar o resultado, adorei saber! Bjs!

Anônimo disse...

Em outra forma como redonda da certo?