quarta-feira, abril 04, 2012

Pãezinhos hot cross de maçã e canela para a Páscoa + "Soul Kitchen"

English version

Apple and cinnamon hot cross buns / Pãezinhos hot cross de maçã e canela

Uma vez alguém me disse – e que raiva não lembrar quem foi – que eu iria adorar “Soul Kitchen” porque é um filme sobre um restaurante e que envolve comida; depois de assistir ao excelente “A Onda” me interessei bastante por filmes alemães e por isso aluguei “Soul Kitchen”; sim, é um filme sobre um restaurante e que envolve comida mas é tão mais do que isso: para mim é um filme sobre relacionamentos e como eles afetam as vidas das pessoas.

* spoilers*

“Soul Kitchen” é cheio de elementos engraçados – o ringtone de Zinos é um dos meus favoritos – e ainda assim toca em assuntos mais dramáticos, com os quais alguns de nós podem se identificar: a luta de Zinos para manter o restaurante, a escolha entre estar com a namorada e ficar no lugar em que sente pertencer, o irmão que só causa problemas (viciado em jogo, ainda por cima)... Tudo isso misturado a imagens de chantilly, costeletas de cordeiro, chocolate branco e favas de baunilha – adorei o filme e acrescentei outros títulos de Fatih Akin à minha lista.

***
Estes pãezinhos chamados de hot cross buns têm uma história bem interessante – enquanto pesquisava um link encontrei esse vídeo puro amor do Heston Blumenthal; foi minha primeira vez preparando estes pãezinhos e usei uma receita da sempre linda Gourmet Traveller: eles ficaram macios, úmidos e saborosos e a compota de maçã tem um cheiro tão bom enquanto cozinha que desejei ser possível “prendê-lo” em forma de vela perfumada. :)

Pãezinhos hot cross de maçã e canela
um tiquinho adaptados da sempre maravilhosa Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Compota de maçã e limão siciliano:
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 375ml - de água
1 limão siciliano
2 maçãs do tipo Granny Smith, com a casca, sem os cabinhos e sementes e picadas em cubinhos
1 pau de canela

Massa:
5 xícaras (700g) de farinha de trigo comum + 1/3 xícara (46g) extra para fazer as cruzes sobre os pãezinhos
1 xícara (155g) de passas claras
80g de maçã desidratada, picadinha
14g - 4 ½ colheres (chá) - de fermento biológico seco
3 colheres (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
raspas das cascas de 1 laranja e de 1 limão siciliano
5 ½ colheres (sopa) - 65g - de açúcar cristal
½ colher (chá) de sal
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 375ml - de leite integral
100g de manteiga sem sal, picada
1 ovo, de preferência orgânico

Comece preparando a compota: misture o açúcar e a água em uma panela média. Junte o suco de metade do limão e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Enquanto isso, corte a metade restante do limão em fatias de 3mm de espessura. Coloque-as na panela junto com as maçãs e a canela em pau. Deixe começar a ferver, abaixe para o fogo médio e cozinhe até que o limão e a maçã estejam translúcidos (20-25 minutos). Passe por uma peneira, reservando a calda, e quando a mistura estiver morna pique bem o limão. Volte-o à mistura e reserve.

Massa: misture a farinha, as passas, a maçã desidratada, o fermento, a canela em pó, a pimenta-da-jamaica, as raspas de limão siciliano e laranja, a compota de maçã e o sal em uma tigela grande e faça um buraco no centro. Em uma panelinha, misture o leite e a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo, até que a manteiga derreta e a mistura esteja morna. Junte o ovo, misture e então despeje na tigela com os outros ingredientes. Misture até obter uma massa macia e então sove sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter uma massa elástica e homogênea (8-10 minutos) – sovei a massa na Kitchen Aid usando o batedor em formato de gancho; adicionei, aos poucos, 1/3 xícara de farinha de trigo porque a massa estava mole demais.
Transfira a massa para uma tigela grande levemente untada com manteiga. Cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho até que dobre de volume (30-40 minutos). Enquanto isso, forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar. Divida em 20 porções iguais e forme uma bolinha com cada uma delas. Arrume as bolinhas de massa na forma preparada, colocando-as lado a lado, formando um retângulo – deixe 1cm de distância entre uma e outra para que possam crescer. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe novamente em um lugar morninho até que dobrem de volume (30-40 minutos).
Pré-aqueça o forno a 220°C. Em uma tigelinha, misture o 1/3 xícara extra de farinha com ¼ xícara (60ml) de água fria. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Coloque em um saquinho de confeitar e faça uma cruz na superfície de cada pãozinho. Asse por 10 minutos, reduza a temperatura do forno para 200°C e asse até que os pãezinhos estejam dourados e tenham um som de “oco” quando você bater com os nós dos dedos neles (10-12 minutos).
Enquanto isso, junte a calda e o pau de canela numa panelinha e leve ao fogo médio, mexendo, até aquecer. Pincele os pãezinhos ainda quentes com a calda, transfira para uma gradinha e deixe esfriar.

Rend.: 20 unidades

22 comentários:

Tina Lopes disse...

Nossa, Pati, vou baixar hoje mesmo.

Fê Dayrell disse...

Delícia, a aparência é de encher os olhos.
Bjo

Sabores Autenticos disse...

Que delicia de pãezinhos!
Bjs

Letrícia disse...

Estão muito lindos, Pat. Devem ser deliciosos. Quanto ao filme, tenho vontade de vê-lo! Li sobre ele num livro do Rubens Ewald Filho.

Beijos!

Para ouvir Elvira disse...

Oi, Pat! Ainda não vi Soul Kitchen, mas A Onda realmente é ótimo! Quanto aos pãezinhos: tudo bem se eu tirar o limão siciliano da compota? Tenho medo de que ele roube o aroma/sabor da maçã, que é mais suave...
Um bjo!

Ana disse...

Estão muito bonitos!

Beijinhos

Put Some Flavour disse...

Estão lindos! Também adoro o cheiro de maçã quente, assim como o de banana derretendo em caramelo!

Adelaide Brosig disse...

Cada dia me apaixono mais pelo seu blog. Parabéns!

Elizangela disse...

Hummmmmmmm!Se pudesse comer com os olhos!!rsrs
Fiquei com água na boca!!!
Fiquei até a imaginar o cheirinho da maçã enquanto estes paezinhos assavam!!Deve ser bom demais!!!
beijos e ótima tarde para você!

Patricia Scarpin disse...

Laura, não tire o limão da compota, não! :D

erica´s cake disse...

Adoro o seu blog e as suas receitas, e de pãezinhos, com certeza eu vou fazer. Te convido também para visitar o meu blog:http://www.atelierdetartas.blogspot.com.es/
Um abraço desde Mallorca. Erica.

Para ouvir Elvira disse...

Oks haha :*

Ana Affonso disse...

Ah, sempre acompanho o blog, os brownies de cacau são feitos com uma preocupante frequência aqui em casa, mas nunca comento mas eu tive uma fase Fatih Akin há pouquíssimo tempo. Soul Kitchen é bom mas você TEM QUE VER gegen die wand (head-on) que é lindo, frustrante e tudo legal que tem no cinema e tem uma cena também de comida que meio que divide o filme. Tive que escrever. Continue com o bom trabalho.

Nay disse...

Ficaram lindos!!! :)

Cíntia Barenho disse...

Parece delicioso o bolinho,mas vim aqui pra falar do faith akin que me conquistou com seus filmes.sugiro o mesmo de an afonso que no brasil chama contra a parede.um filme acido e belo...o diretor usa um suporte da comida e da musica em seus filmes de maneira extraordinaria ao meu ver. Outro filme es sons de istambul.enfim eh meu diretor do momento...

Cíntia Barenho disse...

No cine cult da seguido,inclusive ha pouco tempo teve especial faith akim...

wair de paula disse...

Eu adorei Soul Kitchen. E adorei o vídeo do Blumenthal, sutil. E o melhor de tudo é esta receita e suas fotos. Como iniciante nos mistérios dos pães e bolos, vou deixar esta receita arquivada para um período de mais tempo e maior prática. Forte abraço e feliz páscoa, doce como suas receitas.

Anônimo disse...

Olá,

amo seu blog, mas nunca comento. Mas fiquei com muita vontade, depois que comentaste sobre soul kitchen,pois sou apaixonada por este filme :) Mas só queria mesmo dizer que adoro o seu blog e lhe desejo uma feliz Pascoa.

Luciana Betenson disse...

Também gostei de Soul Kitchen :-)

Patricia Scarpin disse...

Ana Affonso, que bom que vc comentou! Vou ver logo os outros filmes deo Akin e pode deixar que "Head On" já está na minha lista - obrigada pela dica!
Beijo!

Cínthia, vou ver o filme, pode deixar!
Beijo e obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, muito obrigada pelo comentário!
Espero que a sua Páscoa tenha sido ótima!

Tanocas disse...

que aspecto delicioso :)
vou exprimentar. Parabéns!
Beijinhos
http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/