Havia séculos que eu não preparava cinnamon rolls e esta receita, do "Sydney Food", me pareceu fácil e rápida de fazer – e foi mesmo: vi TV a tarde toda e ainda assim terminei de assar os rolinhos antes da hora do jantar.
Tentei me conter e não devorar um dos rolinhos assim que saíram do forno, mas acabei desistindo da luta após 5 minutos: os rolinhos quentes e macios, intensamente perfumados com canela e salpicados de passas eram irresistíveis. E devo lhes contar que, por mais que os rolinhos fiquem bonitos com a cobertura, eu os prefiro sem ela, morninhos.
É o que dizem: “menos é mais” – mas tem gente que dá um sentido todo diferente à idéia... :)
Rolinhos de canela do Bill
do "Sydney Food"
- xícara medidora de 240ml
Massa:
4 ½ colheres (chá) - 14g - de fermento biológico seco
¼ xícara (60ml) de água morna
1 xícara (240ml) de leite integral
½ xícara + 1 colher (sopa) - 127g - de manteiga sem sal
4 xícaras (560g) de farinha de trigo comum + um pouquinho extra se necessário
1 pitada de sal
¼ xícara (50g) de açúcar refinado
2 ovos, levemente batidos com um garfo
2/3 xícara (104g) de passas claras
Recheio:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, derretida
¾ xícara (132g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (chá) de canela em pó
Cobertura:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) de água morna
½ colher (chá) de extrato de baunilha
Comece preparando a massa: em uma tigelinha, dissolva o fermento na água morna. Reserve.
Coloque o leite e a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo médio até a manteiga derreter. Peneire a farinha e o sal em uma tigela grande. Junte o açúcar e misture. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e coloque aí os ovos. Misture levemente, junte o leite com a manteiga da panelinha e a mistura de fermento. Misture até obter uma massa.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove por 6-8 minutos ou até que a massa fique elástica e homogênea – adicione mais farinha se necessário, mas evite colocar farinha demais ou os seus rolinhos ficarão duros. Junte as passas nos últimos 2 minutos de sova – fiz todo o processo na Kitchen Aid usando o batedor em formato de gancho; precisei adicionar 2 colheres (sopa) de farinha no total. Transfira a massa para uma tigela levemente untada com óleo, vire-a para untar ambos os lados, cubra com filme plástico e deixe descansar em um lugar morninho, livre de correntes de ar, até que dobre de volume, 40-60 minutos.
Prepare o recheio: misture o açúcar mascavo e a canela em uma tigelinha e reserve.
Dê um soquinho na massa para extrair o ar e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada. Abra com um rolo até conseguir um retângulo de 23x60cm. Pincele generosamente com uma parte da manteiga derretida e espalhe o recheio por todo o retângulo de maneira homogênea. Feche o retângulo, enrolando-o como se fosse um rocambole, começando pelo lado mais curto. Aperte a emenda para selar bem o recheio. Com a emenda voltada para baixo, corte o “rocambole” de massa em fatias de aproximadamente 2cm cada e coloque-as em uma assadeira grande, forrada com papel alumínio, deixando 5cm de distância entre uma e outra. Pincele os topos dos rolinhos com a manteiga derretida restante, cubra levemente com filme plástico e deixe crescer novamente, até dobrarem de volume, 30-40 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse os rolinhos por 20-30 minutos ou até que fiquem bem dourados. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos na forma, sobre uma gradinha, e então regue com a cobertura*.
Prepare a cobertura: misture o açúcar de confeiteiro, a água e a baunilha em uma tigela pequena até conseguir uma mistura fluida o suficiente para ser espalhada sobre os rolinhos. Adicione mais água se necessário. Espalhe a cobertura sobre os rolinhos.
* esperei os rolinhos esfriarem completamente antes de espalhar a cobertura sobre eles
Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima e consegui 8 rolinhos
quinta-feira, agosto 11, 2011
Rolinhos de canela do Bill e quando menos é mais
Marcadores:
baking,
Bill Granger,
canela,
cobertura,
fermento biológico,
pão,
passas,
rolinhos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
16 comentários:
Que delícia, eu também prefiro sem o açucar da cobertura! Preciso fazer casa, nunca tentei.
bjs
deliciaaaa!!!!!!
eu tambem sou fan de comer sem a cobertura de açucar, na verdade não gosto dela.
Beijos
Hum... esses pãezinhos são mesmo uma delícia! E olha a coincidência: ontem mesmo também postei cinnamon rolls lá no meu blog!
http://www.acozinhadehg.com.br/2011/08/finalmente-cinnamon-rolls.html
Beijos,
Heide
Cinnamon-rolls são um capítulo à parte na arte dos pães...amo!!
Os seus ficaram lindos e acho a cobertura um charme!!
Vou fazer! Depois daquele pãozinho folhado, marido quer cinnamon rolls com coberturinha branca, só faltava uma receita boua.
bjs sua linda.
Tenho uma receita assim para experimentar, estes ficaram deliciosos :)
Pat, faz um tempão que também não preparo rolinhos de canela, tão bom! Eu prefiro com cobertura, daquela de cream cheese... que gordice!
beijos
Riquisimos los rolls! Son mi pan favorito.
Felicitaciones por el blog, tiene muchas cosas deliciosas.
Abrazos,
Silvana
Que blog lindo!
Faço o recheio com maçã e coco ralados,passas e nozes,ameixa.
Sem a cobertura,mais light.
Ficam sempre deliciosos!!!
Eu amo canela e esses rolinhos estão irresistíveis!
Bjo
Eu simplesmente amo seu blog Patricia! Toda a vez que eu entro nele, é uma surpresa deliciosa para os meus olhos. Parabens e continue assim!
Danielle
Fiz uma adaptação salgada dessa delicia, recheados com queijo do reino.
Patrícia, há já uns anos que seu blog sempre me salva... estava a procura de cinnamon rolls e estes rolinhos me salvaram! Sou sua fã!
Eu compro essa coisa maravilhosa em uma padaria em Icaraí, aqui em Niterói... é viciante!
Bjs!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Olá Patricia,
Sigo seu blog há uns 2 anos e nunca postei nada. Nesta semana de pura inspiração na cozinha fiz esta receita e achei maravilhosa.
Acabei de passar no blog da Ana Elisa e deixei um comentário sobre o bolo de mirtilos e não poderia deixar de passar aqui para dizer que esta receita é deliciosa, isso sem falar do aroma que fica pela casa, né?
Achei que meus vizinhos iam tocar minha campainha...rsrs
Parabéns pelo blog
Renata
Oi, Renata! Tudo bem?
Que bom que você comentou lá e aqui (eu adoro a Ana, ela é uma super amiga). Adorei saber da receita, que bom que deu certo e você gostou! Beijo!
Postar um comentário