segunda-feira, novembro 29, 2010

Pãezinhos recheados com geléia

English version

Jam buns / Pãezinhos recheados com geléia

Fermentófobos*, não temam: estes pãezinhos são absolutamente fáceis de fazer e ótimos para dar um fim naquele vidro de geléia abandonado na geladeira há semanas (meses, talvez?) :D

Não é justo eu levar os créditos por estes pãezinhos – quem merece os aplausos é a minha batedeira.

* termo inventado pela querida Rita e gentilmente cedido para este post

Jam buns / Pãezinhos recheados com geléia

Pãezinhos recheados com geléia
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
5 colheres (sopa) de açúcar refinado
¾ xícara (180ml) de leite integral morno
2 1/3 xícaras + 1 colher (sopa) - 337g - de farinha de trigo comum
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida
1 gema
1/3 xícara de geléia de framboesa ou o seu sabor preferido
1 gema, extra
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)

Coloque o fermento, 2 colheres (chá) do açúcar e o leite numa tigela grande e misture. Reserve em um lugar morninho, livre de correntes de ar, por 5 minutos ou até que apareçam bolhas na superfície.
Junte a farinha, a manteiga, a gema e o açúcar restante ao fermento e misture até obter uma massa macia. Sove sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos ou até que a massa fique bem macia e elástica; acrescente um tiquinho de farinha se a massa estiver grudando demais – evite acrescentar muita farinha ou a massa ficará dura. Forme uma bola com a massa, coloque numa vasilha levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e reserve num lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 1 hora ou até que dobre de volume.
Unte uma forma grande de beiradas baixas com manteiga. Divida a massa em 16 partes iguais e forme bolinhas. Achate cada bolinha até obter um círculo de aproximadamente 12cm e coloque 1 colher (chá) de geléia no centro. Feche o círculo com cuidado para que o recheio não vaze e aperte as pontinhas da massa para selar. Coloque as bolinhas (com a emenda virada para baixo) na assadeira preparada. Com o auxílio de uma faca afiada, faça um pequeno corte na superfície de cada pãozinho. Cubra com um pano de prato limpo e seco e reserve num lugar quentinho, livre de correntes de ar, por 1 hora ou até que dobre de volume.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa tigelinha, bata a gema e o creme de leite com um garfo e pincele os pãezinhos com a mistura. Asse por 15-20 minutos ou até que estejam bem dourados. Sirva morninhos ou em temperatura ambiente, polvilhados com açúcar de confeiteiro – o recheio estará extremamente quente quando os pãezinhos forem retirados do forno, por isso tome cuidado ao manuseá-los e comê-los.

Rend.: 16 unidades

33 comentários:

Anônimo disse...

Ando numa "fase geléia", faço geléia de tudo que é possível. E estava agora a pouco pensando o que fazer com tanta geléia, qdo encontro este post, então já para cozinha Dona Milene!
Obrigada por compartilhar estas delícias com a gente!

Dani Hoffmam disse...

Patricia que delicia de pãezinho
!
Em plena segunda-feira acordar e se deliciar com esses pãezinhos recheados com geléia no café da manhã não tem preço!

bjs
Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Glória P. disse...

Hmm, Patrícia, amo tudo que leva geleia... estou com um pote de geleia de frutas vermelhas pedindo para entrar nestes pãezinhos :) Obrigada por compartilhar.
Beijos!

flanzie disse...

Aiminhanossa, preciso muito de uma batedeira.

Que fome!

Carol Ferri disse...

Pat, sempre passo por aqui. Já fiz várias receitas suas, e são sempre muito gostosas.
Seu blog é um mimo...

Queria saber dessas cestinhas aí... Rsrs

Um beijão

Carol Ferri disse...

Pat, sempre passo por aqui. Já fiz várias receitas suas, e são sempre muito gostosas.
Seu blog é um mimo...

Queria saber dessas cestinhas aí... Rsrs

Um beijão

Rachel disse...

Estão muito gulosos.
Muiti bem guarnecidos com uma geleia escondida à espera da primeira dentada!!

Beijinho

Rachel disse...

Minha nossa, geléia é o que não falta aqui, faltava mesmo era essa receitinha!

Agradecida!

Bjuss!!!

dcportiz disse...

Oi Doce Pati,

Maridão fez meio quilo de geléia de cereja para um evento e o que sobrou ele vai usar nesses pães. Imagina, está nevando lá fora, tomar um chocolate quente e com esses pãezinhos. Hum, delicia. Ele já está na cozinha trabalhando nisso!!nham,nham.

Eu já disse, vc é má influência!!rsrsrsss

Beijão,

Daniella

Sabrina disse...

Nossa, lindona, ficaram muito lindos! :D

Você viu que a geléia sobre aquele pão era a sua? Aquela maravilhosa de morangos... E como combinou com tomilho-limão! Bjs

Flora. disse...

Olha!
Eu tava com vontade de fazer uns pães recheados com geléia que encontrei em outro site (http://www.thehungrymouse.com/2010/10/21/baked-jelly-doughnuts-a-k-a-soufganiyot),
mas gostei mais da sua solução de fazer círculos com a massa e fechar a geléia dentro do pão.
A apresentação fica melhor, e acho que deve aumentar o tempo de conservação também.

Beijos.

ameixa seca disse...

Framboesa é das minhas favoritas, não ficaria perdida no frigorífico por tanto tempo mas seria ainda mais apreciada nuns pães assim :)

Letrícia disse...

Nhóóin, que lindeza de pãezinhos! Foférrimos, Pat!

Beijos!

Fabiana disse...

Boa ideia, Paty.. Tem um monte de vidrinho de geleia empilhado na despensa... Quem sabe não faço estes pães? Que lindos...

Ah... O bolo xadrez voou! Farei outro com mais carinho... :-)
Um beijo!

Ana disse...

Nossa, eu nem sou fa de geleia mas esses paezinhos estao lindos!!
E por conta de nao curtir muito a compota tem realmente um vidro de geleia na minha geladeira... agora estou super considerando testar seus paezinhos...
Ana

Levi Pereira disse...

pão com geleia... muuuuuuuuuito bom!!! Ótimo para um lanchinho
bjoOO

rafaela disse...

Olá! Seu blog está no meu Favoritos! Sou estudante de gastronomia, mas minha segunda paixão é fotografia... queria investir em um modelo legal de câmera e vejo que suas fotos são PERFEITAS! você pode me informar o modelo de sua câmera? Obrigada, aguardo resposta. Parabéns pelo blog!

Rita disse...

Oi, querida. Ai, fico toda fofa de ver meu nomito no seu post. Quem quiser que me ache boba, eu fico.

Beijocas
Rita

Joice Miyuki disse...

Oi Patricia!
Embora seja frequentadora assídua do seu blog, resolvi postar somente agora. Também sou assistente executiva e encontrei seu blog por acaso, quando procurava por uma receita de cookies com gotas de chocolate. Foi ele quem me abriu as portas ao fantástico mundo de blogs de comida.
Diga-me: qual a melhor receita de bolo de limão que possui?
Aliás, ver esses pãezinhos lindos às 22h de uma segunda-feira é de matar, não?
Parabéns, adoro tudo em seu blog!
Beijos
Joice

Stella disse...

Pati, achei fotos sua num flickr
http://www.flickr.com/photos/quitutesdolcevitta/4089716038/
Uma vergonha, pois a pessoa ainda colocou a tag dela e vende o produto!

tatiane disse...

Em casa é raro ter geléias, mas por esses pãezinhos, faço até uma caseira!
beijs

Renata disse...

adoro quando você coloca pãozinho aqui! :)

JuR disse...

Que linda essa receita. Adoro essas receitinhas praticas e ainda mais um pão caseiro. Bjs

moranguita disse...

nossa que belo lanchinho davam esses paezinhos
nem precisava acrescentar mais nada
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Milene, que boa notícia! Eu é que agradeço a visita! :D

Dani, espero que vc goste da receita!
Beijo!

Glória P., olhaí! É um sinal pra vc fazer os pãezinhos. ;)
Obrigada a vc pela visita!

Flanzie, haha, eu adoro a minha. :D

Carol, que boa notícia! Adorei saber que as receitas deram certo contigo!
As cestinhas vieram dos EUA. :D
Beijo e obrigada!

Rachel, que bom que gostou, obrigada!
Beijo!

Rachel, simbora fazer pão, moça! :D
Obrigada a vc!

Dani, querida, que delícia deve ter ficado essa geléia de cereja! Gente do céu! :D
Fico super feliz de te ver por aqui.
Beijão!

Sá, querida, eu vi, fiquei super feliz! :D
Beijão!

Flora, você pode congelar os pãezinhos assados, viu?
Beijo!

Ameixa, lá em casa é difícil sobrar, te confesso. ;)
Beijo, querida!

Lê, obrigada, querida!
xx

Fá, faz, sim!
Vc tem futuro nos bolos, já sei bem. ;)
Beijão!

Ana, querida, acho que vc vai gostar, são bem macios!
Beijo!

Levi, é sim!
Obrigada, beijo!

Rafaela, obrigada pela visita! As informações sobre as fotos estão aqui:
http://tksobremim.blogspot.com/
Beijo!

Rita, querida, vc é de casa. ;)
xx

Joice, tudo bem? Que bom que vc comentou, assim pude "conhecê-la"!
O meu bolo de limão favorito é esse:
http://technicolorkitchen.blogspot.com/2010/09/bolo-de-limao-siciliano-com-casquinha.html
Você pode fazê-lo com limão verdinho e tb sem a cobertura, fica ótimo!
Beijo e obrigada pela visita!

Stella, eu deixei comentário lá com a cara de pau - obrigada por me avisar!
Beijo!

Tati, tenho certeza de que vai ficar uma delícia, querida!
Beijão!

Rê, eu preciso fazer isso mais vezes! Obrigada, sweetie!
xx

JuR, pão caseiro é mesmo uma delícia, né?
Beijo e obrigada!

Moranguita, um chá vai bem com eles! :D
Obrigada!

sissi disse...

Adorei a receita. Nem acreditei que tinha dado certo. Vou fazer novamente. Valeu!

Patricia Scarpin disse...

Sissi, adorei saber! Obrigada por vir aqui me contar!

Vivian Luiz disse...

Nossa, cheguei aqui no seu blog sem querer e estou encantada! Essa é uma das melhores receitas que vi nos últimos tempos, já estou doida para fazer! Depois que eu fizer, posso tirar fotos e postar no meu blog com os créditos daqui? Beijos e parabéns!!

Patricia Scarpin disse...

Vivian, que bom que está gostando, fico super feliz! Claro que pode publicar a receita, tomara que vc goste!
Beijo!

Raíssa Hardt disse...

Já testei a receita e amei! Os pães ficaram super fofinhos e recheamos com geleia caseira de goiaba.

Adoro seu blog. Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Raíssa, que bom que a receita deu certo, obrigada por me contar! AMO geléia de goiaba, caseira, então...
Beijo!

Dejanira Rodrigues disse...

Parabens Patricia!!!! Esta receita deste paozinho eh mto especial com este recheio de geleia. Fico feliz por compartilhar conosco estas delicias. Bjssss

Patricia Scarpin disse...

Dejanira, que bom que vc gostou da receita! Beijo!

Related Posts with Thumbnails